sexta-feira, 10 de maio de 2013

Prefeitura de Santarém manifesta solidariedade aos familiares e amigos do médico Edson Filho

NOTA DE SOLIDARIEDADE 



A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público manifestar solidariedade aos familiares e amigos do médico Edson Ferreira Filho, baleado, ontem, quinta-feira, 09/05, enquanto trabalhava no Hospital Regional do Baixo Amazonas - Dr. Waldemar Pena.  O profissional faz parte do quadro clínico daquela unidade de saúde e atende no ambulatório de neuropsiquiatria mantido pela SEMSA. 
O Executivo, em nome do prefeito Alexandre Von, agradece a todas as manifestações de solidariedade, vindas principalmente de pacientes que procuram a Secretaria e o ambulatório municipal que médico trabalha. A Prefeitura e a SEMSA reiteram os votos de recuperação.



CCOM/PREFEITURA DE SANTARÉM

Nota informativa sobre o incidente registrado no Hospital Regional do Baixo Amazonas

A Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar lamenta profundamente a fatalidade ocorrida na manhã da última quinta-feira, 09, em um dos consultórios no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, Pará. Um paciente psiquiátrico disparou arma de fogo contra o médico neuropsiquiatra Edson Alves Ferreira Filho, que possui uma longa história junto ao HRBA, tendo sido Diretor Clínico e Diretor Técnico.


O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings, Diretor Clínico, Dr Manoel Alvarenga, Secretaria de Estado de Saúde do Pará, representada pelo Dr. Arthur Lobo e a competente equipe médica e multidisciplinar do HRBA estão prestando todo o atendimento necessário ao Dr. Edson Filho, a sua família e também aos colaboradores abalados pelo infeliz incidente, com o suporte de profissionais de psicologia e assistência social.


Aos que reagiram prontamente e atuam para superar esse trauma, nosso agradecimento. Graças à união da equipe e aos esforços imediatos dos profissionais foi possível garantir a segurança de todos e prestar os primeiros socorros ao Dr. Edson Filho, atingido por cinco balas. A Pró-Saúde também agradece a ação rápida das autoridades de segurança e continua colaborando com os demais setores do Estado do Pará que apuram o incidente.


Hoje, dia 10, o HRBA retoma suas atividades ambulatoriais paralisadas em função do ocorrido e volta a atuar dentro dos princípios e valores cristãos e filantrópicos da Pró-Saúde. Temos convicção de que a equipe do hospital, que é referência em média e alta complexidade no oeste paraense, terá condições de superar essa adversidade para desempenhar a nossa missão em Santarém: atender aos nossos usuários de todo Oeste do Pará com qualidade, resolutividade e humanização.


Estaremos sempre ao lado do Dr. Edson Ferreira Filho e sua família trabalhando e rezando pelo seu rápido reestabelecimento.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Colaboradores do HRBA participam da II Edição do “Café com Diretor”


Com um café da manhã agradável, bem humorado e cercado de muita conversa a Direção Geral e a Gestão de Recursos Humanos do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, deram prosseguimento ao projeto “Café da Manhã com o Diretor”, uma ação adotada como forma de promover a Gestão Integrada e Participativa, além de fortalecer os laços de Humanização entre os profissionais dos diversos Serviços do Hospital Regional de Santarém. O objetivo da ação é promover a aproximação, troca de informações, identificar oportunidades de melhoria e ideias para o aperfeiçoamento contínuo dos processos e da qualidade assistencial do HRBA.

Nesta segunda edição foram convidados a participar do café os colaboradores Deusimara Teixeira, SAU, Silvia Bezerra do Monte, Psico-Social, Sabrina Couto, Farmácia, Wilde Nelison Mota, SESMT, Alane Freire, Diretoria Clínica, Lilian Blair, CIHDOTT, Waldeci Pereira, Engenharia Hospitalar e Ilamar Leite, SHL, além da Coordenadora de Recursos Humanos (RH), Jeovânia Cruz. Todos os participantes contaram um pouco das suas experiencias, anseios e sugestões para tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.

Sabrina Couto - Fármacia
Entre as muitas histórias está a da jovem Sabrina Couto, de 25 anos, que saiu de Óbidos, no Oeste Paraense, para buscar novas oportunidades profissionais. “Em Óbidos não tem faculdades. Então, eu vim para Santarém para continuar meus estudos e aqui fiz um curso de atendente de farmácia. O SENAC encaminhou uma carta de recomendação e eu vim trabalhar aqui em 2007. Este é o meu primeiro emprego. O HRBA me deu oportunidades e hoje eu curso o último semestre de farmácia e estou feliz em estar trabalhando no que eu gosto”, declarou a jovem.

Ilamar Leite - SHL
Assim como a história de Sabrina também conhecemos um pouco da história da Sra. Ilamar Leite, 35 anos, casada, mãe de quatro filhos que atua desde 2007 no Serviço de Higienização e Limpeza do HRBA. Ela está fazendo o curso técnico em Radiologia e espera no futuro ter novas oportunidades. “Eu trabalho na Higienização desde 2007 e foi graças a esse serviço que eu consegui fazer meu curso técnico. Não pretendo ficar na Higienização, quero crescer dentro do HRBA. Mas, gosto do que eu faço. Foi aqui que eu recebi o incentivo e aqui eu via todo mundo correndo, estudando trabalhando e isso me fez querer evoluir. Uma vez a enfermeira Mirna chegou comigo e disse: “Vai estudar que quem fica parado é poste!” e essa frase mexeu comigo e com a minha cabeça. Eu ainda pretendo fazer faculdade”, falou sorrindo Ilamar, que é natural do Maranhão.

Além do diálogo descontraído e das diferentes histórias de vida, o café da manhã também promoveu um diálogo aberto sobre sugestões para diversas oportunidades de melhoria, uma vez que o projeto “Café com o Diretor” também é uma estratégia para tornar a assistência prestada pelo HRBA cada dia mais segura e humanizada. Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o projeto é um verdadeiro sucesso. “Estou muito feliz com o “Café com o Diretor”. Os resultados são excelentes. É mais um espaço para que possamos conversar com nossos profissionais, buscar soluções e compartilhar ideias para que o HRBA se fortaleça a cada dia. Temos uma equipe muito talentosa e estamos investindo cada vez mais na sua formação. Com a qualidade de nossos profissionais, caminhamos a passos largos para tornar o HRBA uma referência de assistência de qualidade, segura e humana para todo o Brasil”, afirma Hebert.


Deusimar Teixeira - SAU

Wilde Nélison Mota - SESMT

Alane Freire - Diretoria Clínica

Waldeci Pereira - Engenharia Hospitalar

Lilian Blair - CIHDOTT

Silvia Bezerra do Monte - Psico-social

segunda-feira, 6 de maio de 2013

HRBA: Serviço de Higienização e Limpeza elege os seus “Colaboradores Destaques do Mês”


Aniversariantes receberam parabéns de toda a equipe da SHL


No último dia 30 de abril os colaboradores do Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participaram de mais uma edição do programa de valorização e reconhecimento profissional instituído a partir do projeto “Colaborador Destaque e Aniversariantes do Mês”. Nesta segunda edição receberam as felicitações de toda a equipe do SHL os colaboradores Fabiele Aguiar, Francinei Oliveira, Claudênia Viana Pereira, Rosângela Cunha Rodriguês, Tereza Fernandes da Silva, Valeska Paiva Sousa e Márcia Repolho. E, contempladas como colaboradoras destaques, pelo critério de assiduidade e pontualidade, Tereza Fernandes da Silva e Lucélia Sousa da Silva.


Segundo o Diretor de Apoio, Diego Vione, a programação acontecerá a cada quinzena, com a participação de todos os colaboradores na análise de alguns indicadores do SHL e, mensalmente com a premiação dos Colaboradores Destaques e Aniversariantes do Mês. “Nós vamos manter a programação com critérios pré-definidos, e nesses dois primeiros meses foram contemplados aqueles que tiveram melhor assiduidade e pontualidade, através dos registros do relógio ponto, sendo que já observamos resultados bem interessantes nesse quesito. Para o mês de maio, a escolha será baseada no critério de satisfação dos clientes internos”, explicou o Diretor ao citar a mudança dos critérios adotados para a premiação.


A reunião, que aconteceu nos turnos manhã e noite, também serviu para parabenizar os colaboradores pela atuação no processo de Acreditação. “Os colaboradores foram parabenizados pela dedicação e comprometimento deles para que nós conseguíssemos atender na avaliação para manutenção do nível 1 da ONA 100% dos pré-requisitos para a obtenção do nível 2. Por isso, pedi uma salva de palmas para eles que foram os principais responsáveis por tal resultado”, disse Diego.


O Diretor de Apoio falou ainda sobre a importância do programa no SHL. “Hoje, com a implantação do programa, temos uma equipe de trabalho muito motivada. Pois é enaltecida a importância de suas atividades no funcionamento de todo hospital. Ele percebe que está participando do processo de tomada de decisão do serviço onde atua, propondo melhorias e relatando suas dificuldades para obtenção de resultados positivos”, finalizou Diego ao destacar que o programa também fortalece a relação entre o colaborador, equipe gerencial e instituição.
Lucélia recebe trófeu das mãos de Jacirene, destaque de março.

Diego, Diretor de Apoio; Lucélia e Mari Angela
Tereza recebe o trófeu do destaque de março Mauricio

Colaboradora posa para foto na companhia do Diretor de Apoio, Diego Vione.




Mestrado em Gestão em Saúde em Santarém



O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), disponibilizou aos profissionais da área da saúde, e comunidade interessada, uma pesquisa de opinião pública para saber se há em Santarém pessoas interessadas em cursar um MESTRADO EM GESTÃO EM SAÚDE. O curso será realizado em Santarém em parceria com Instituições de Ensino Superior à ser definida após pesquisa, tendo o apoio da Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A pesquisa de opinião está disponível por todo este mês de maio no site: www.pesquisahrba.com.br

O Diretor Geral do HRBA, fala sobre a importância de trazer mais esse curso de formação específica em Saúde para a Região Oeste do Pará. “A Região Oeste do Pará vem crescendo de forma rápida. Mas, esse crescimento tem reflexos em todas as áreas e com a Saúde não é diferente. Para que os serviços de nossa região atendam as expectativas de nossa população, a profissionalização é fundamental. A Pró-Saúde e o HRBA estão fazendo essa pesquisa para definir se temos público em número suficiente para trazermos o Mestrado em Gestão em Saúde. As pessoas interessadas devem acessar ao site e responder ao questionário disponibilizado”, afirmou Hebert.

HRBA encerra campanha “Homem com H se Cuida” com desfile temático “Maturidade Inteligente”



No final do mês de abril o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou em suas dependências o encerramento da Campanha “Homem com H se Cuida” iniciada na primeira semana de abril e que realizou uma vasta programação de orientação e prevenção ao Câncer, com ênfase na prevenção do Câncer de Próstata. Além da campanha interna, o HRBA também realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Conselho Municipal de Saúde (CMS) as ações “Caravana da Esperança” e “Força Masculina” que integraram a programação da campanha “Homem com H se Cuida”. O encerramento de toda a programação foi iniciada com um culto ecumênico e em seguida, um desfile temático movimentou a rampa central do HRBA, chamando a atenção de profissionais e usuários para a prevenção a Saúde.


Na passarela, os colaboradores, além de muito estilo, também vivenciaram um dia na função de alguns profissionais que integram o Hospital Regional. O Diretor Técnico do HRBA, Dr. Erik Jennings, entrou disposto a servir um cafezinho, como profissional do Serviço de Nutrição e Dietética, enquanto que o colaborador da manutenção, Sr. José Pedro, se transformou no Diretor Geral do Hospital Regional. Tudo com um único objetivo: chamar a atenção do homens acima de 40 anos para a prevenção do câncer de próstata. O desfile foi um momento de descontração e comemoração pelo sucesso da campanha e entre os novos “modelos” do HRBA, houve até a presença de juradas e premiação. No 3º lugar ficou o Sr. Júlio César, que ganhou um ferro elétrico. O 2º lugar foi para o Sr. Mercês, que levou para casa um liquidificador, e o primeiríssimo lugar ficou com o Sr. José Pedro, que ganhou um vídeo-game, que proporcionará lazer nos seus momentos de descanso.


Uma das idealizadoras do projeto, Karine Niess, falou sobre a importância dessas ações realizadas pelo HRBA. “A campanha “Homem com H se Cuida” surgiu à partir da ideia de levarmos mais cuidado e prevenção a nossa população, estendendo nossos atendimentos além dos muros do hospital. A campanha também teve fins educativos para os usuários e colaboradores do HRBA, afinal cuidar de quem cuida é fundamental para um atendimento de excelência. Com o intuito de romper paradigmas de masculinidade e inserir nos usuários e colaboradores o conceito de que todo “HOMEM COM H SE CUIDA” , o HRBA realizou o desfile “Maturidade Inteligente”, em que homens acima de 40 anos e de diversos segmentos profissionais puderam mostrar a todos os convidados que, independente do meio social, religioso ou profissional, a saúde é um direito de todos e um bem comum à humanidade”, afirmou Karine.


Nós somos um hospital de média e alta complexidade. Mas, o investimento na prevenção e educação em saúde é sempre o melhor caminho. Nossa equipe do Serviço de Oncologia está de parabéns pelo sucesso da campanha “Homem com H se cuida”. Conseguimos levar aos nossos profissionais, usuários e comunidade em geral o conceito de que o preconceito não pode ser uma barreira para que o câncer de próstata possa ser diagnosticado e tratado de forma precoce. Também quero elogiar os participantes que abrilhantaram o desfile “Maturidade Inteligente”. Eles deram um verdadeiro exemplo de que, realmente, o homem que é inteligente elimina o preconceito e se cuida”, concluiu o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.