segunda-feira, 2 de maio de 2016

Colaboradores do HRBA são premiados por bom desempenho


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), há dois anos, premia os colaboradores dos setores ligados à área administrativa e financeira que apresentam os melhores desempenhos. Essa é uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais da unidade e garantir a continuidade dos serviços realizados pelo hospital. Os resultados mostram que a ferramenta tem sido eficiente, também, em outras áreas. Tanto que o HRBA possui a mais alta certificação nacional, a ONA3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. Inclusive, foi o primeiro hospital público da Amazônia a alcançar a marca.
Todo mês é realizada uma avaliação dos gestores de acordo com 11 critérios pré-definidos pela Diretoria  Administrativa e Financeira da unidade. E, anualmente, os dados dos 12 meses são reunidos para visualizar quais objetivos foram alcançados. A supervisora de almoxarifado, Sabrina Fonseca, recebeu a premiação máxima por ter alcançado mais de 90% de aprovação na média de todos os itens avaliados. “É um sentimento de gratidão pelo reconhecimento de todo mundo do setor, que se esforça e se motiva diariamente para garantir os melhores resultados para o hospital. É muito bom saber que todo o empenho vale a pena”.
Além do prêmio por desempenho, três outros reconhecimentos completam a ação, sendo estes feitos por meio de votação entre os pares de gestores e indicação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. A coordenadora da Farmácia, Sândrea Queiroz, recebeu dois: Inovação e Qualidade. “Não se constrói nada na figura de apenas uma pessoa, um gestor, mas em todos que colaboram com o setor. Todo muito ficou muito feliz com esse reconhecimento do hospital, por parte do trabalho desenvolvido”. O prêmio Destaque ficou com a gerente de suprimentos Jonara Frey. Ela recebeu 50% dos votos.
O diretor administrativo e financeiro do HRBA, Diego Berenstein, acredita que essa premiação é importante para reconhecer os esforços e dedicação dos colaboradores, assim como para manter os bons resultados. “Já é um processo maduro dentro da entidade. Eles sabem que os apontamentos vão diretamente para avaliação de resultados deles. Anualmente nós fazemos um balanço com todos esses resultados e demonstramos reconhecimento com um café da manhã”.
Os próximos passos agora se concentram em uma certificação internacional. Para isso, a unidade vai buscar se adequar às exigências para oferecer atendimentos e serviços nos padrões dos melhores hospitais do mundo.

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará, atendendo casos de alta e média complexidades, 100% referenciados.





Acadêmicos dos EUA visitam Hospital Regional de Santarém e se surpreendem com a qualidade


Um grupo de oito estudantes universitários da West Virginia, localizada em Morgantown, nos Estados Unidos, visitou o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), para conhecer a estrutura da unidade e os serviços oferecidos. O grupo chegou ao Brasil no dia 31/03 e fica até esta terça-feira, 26/04. O intercâmbio foi realizado em parceria com a organização não governamental (ONG) Amizade, com base nos EUA, e que trabalha em 16 diferentes locais no mundo.
Ao todo, três alunos de Enfermagem, dois de Farmácia e três de Medicina se deslocaram até Santarém para conhecer o funcionamento do sistema de saúde, nos diferentes níveis. Os estudantes visitaram postos de saúde - inclusive em comunidade quilombola - e hospitais, além de participaram de palestras e atuaram como voluntários em projetos locais.
A estudante de Farmácia, Alexandra Greco, de 24 anos, ficou impressionada com a qualidade do atendimento oferecido pelo Hospital Regional de Santarém. “Fiquei surpresa com o hospital. Na verdade, eu não esperava que tivesse um hospital desta grandeza aqui, porque nós visitamos outras unidades e achei que basicamente esse seria o estilo de atendimento que tinha em toda a cidade”, conta. Outro cuidado que a estudante aponta é a preocupação da equipe do hospital com a segurança do paciente. “Eu achei interessante porque, até na farmácia, tivemos que usar protetores, touca e sapatinhos”, revela Alexandra.
A coordenadora da ONG Amizade, em Santarém, Laís Alexander, diz que o objetivo dessa integração é oferecer experiências de aprendizado mútuo, onde tanto o projeto local, como as pessoas que participam, ganhem com isso. “Todo mundo sai ganhando. E quem é o visitante aprende muito mais, porque, quando eles interagem com outros estudantes, podem discutir e compartilhar experiências. Essa interação também serve para quebrar alguns mitos”, explica Laís.
O anfitrião da visita ao hospital foi o médico oncologista Carlos Hummes. Ele acompanhou os acadêmicos e mostrou os diversos serviços oferecidos pela unidade. “É importante que os estudantes que vêm de fora conheçam a realidade de uma instituição terciária de alta complexidade no Brasil, e como ela funciona. Geralmente a ideia da maioria das pessoas é que vai encontrar um sistema de um país subdesenvolvido e, isso, de fato acontece em boa parte do nosso Brasil, mas não é o caso aqui. É interessante encontrar no meio da selva amazônica um local onde se tem um ensino de altíssima qualidade”, contextualiza Hummes.

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará, atendendo casos de alta e média complexidades, 100% referenciados. O hospital vem, nos últimos anos, recebendo diversos reconhecimentos nacionais. O último aconteceu no final de março, em uma publicação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que apontou o HRBA como o único hospital público da região Norte a atingir os mais altos padrões de qualidade.





Profissionais do HRBA participam do Congresso Médico Amazônico

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é apoiadora do 18º Congresso Médico Amazônico que acontece até o dia 27/04 no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). De acordo com a organização do evento, três mil profissionais e estudantes estão inscritos. Dentre esses milhares, estão vários profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que participam de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.
O coordenador da Oncologia do HRBA, cirurgião Marcos Fortes, preside a conferência sobre A Comunicação Estratégica de Risco na Saúde, nesta segunda-feira 25/04. Para o médico, essa inclusão de Santarém no contexto regional e nacional é um avanço muito grande. “Isso não era uma realidade. Nós estávamos fora do contexto nacional e, hoje, nós estamos completamente inseridos, inclusive participando de aulas, palestras e conferências”, conta.
Ao longo do evento, diferentes temas serão abordados para a atualização dos profissionais da saúde. Somente os profissionais do HRBA vão apresentar 12 trabalhos científicos no congresso. “A participação de alunos e médicos do binômio Uepa/HRBA é de fundamental importância para a troca de conhecimentos científicos e experiências pessoais, contribuindo para o melhoramento profissional de todos e ainda buscando soluções para os problemas de saúde da nossa população”, explica a cancerologista Kalysta Borges.
O oncologista Carlos Hummes será um dos palestrastes do evento. Ele vai falar sobre Os Avanços em Imuno-Oncologia, no dia 27. “Esse é o ramo da oncologia que provavelmente vai ser o nosso futuro. Eu acredito que em breve, talvez nos próximos 10 a 20 anos, vamos ouvir falar muito menos de quimioterapia e ouvir só basicamente de tratamentos imunológicos. É uma revolução fantástica e por isso escolhi esse tema”, diz.
Para o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, participar de uma forma tão abrangente do Congresso Médico Amazônico 2016 mostra o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelo hospital no Oeste do Pará, em que os resultados se tornam referência para toda a região Norte do país. “Na parte médica, vamos apresentar os trabalhos desenvolvidos e os resultados obtidos na unidade. Vamos participar, também, compartilhando as experiências do HRBA que podem ser utilizadas em outros hospitais, como uma referência de gestão e de atingimento de bons resultados, que trouxeram para nossa população uma assistência de qualidade, segura e cada dia mais resolutiva”, finaliza Moreschi.

Gestão Pró-Saúde
A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade administradora de nove hospitais no estado do Pará, é uma das apoiadoras do evento. Nesta segunda-feira, 25, está sendo realizado o  I Simpósio do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, que foi aberto com a palestra Gestão Hospitalar por Organização Social em Saúde (OSS), ministrada pelo diretor de operações da entidade, Jocelmo Pablo Mews. Participaram do evento, o coordenador do Grupo Técnico dos Hospitais Regionais da SESPA, Fernando Escudeiro; o diretor operacional da entidade no Pará, Paulo Czrnhak, o diretor gera do Hospital Metropolitano, Rogério Kuntz; o diretor geral do Hospital Público Estadual Galileu, Saulo Mengarda e a diretora geral do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Alba Lucia de Menezes Sá Muniz.
O HRBA é uma unidade pública de saúde, pertencente ao Governo do Pará, que atende uma população superior a 1,1 milhão pessoas localizadas em 20 cidades do Oeste do estado. O hospital vem, nos últimos anos, recebendo diversos reconhecimentos nacionais. O último aconteceu no final de março, em uma publicação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que apontou o HRBA como o único hospital público da região Norte a atingir os mais altos padrões de qualidade.