sexta-feira, 15 de julho de 2011

Hospital Regional do Baixo Amazonas recebe Certificado de Excelência em Processos de Esterilização

Equipe CME do Hospital Regional de Santarém
Momento da entrega do Certificado

Na última semana, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, recebeu a Certificação Ouro concedida pela empresa 3M por desenvolver as melhores práticas no Monitoramento do Processo de Esterilização a Vapor. Estiveram presentes na cerimônia a representante da 3M, Sra. Elaine Carvalho, o Diretor Geral do Hospital Regional, Sr. Hebert Moreschi, Diretora de Enfermagem, Enfª Daniela Mengon, a responsável pela Central de Material e Esterilização (CME), Enfª Conceição Jennings, outros Diretores do HRBA, Equipe da Central de Material e Esterilização, médicos, profissionais do HRBA e representantes da imprensa local.
Diretores do HRBA prestigiando o evento
A 3M lançou em 2005 o Programa de Certificação em Monitorização da Esterilização (PCME). Um Programa de reconhecimento aos Hospitais e profissionais responsáveis pelos Serviços de Central de Material e Esterilização, através das práticas desenvolvidas no controle do monitoramento do Processo de Esterilização a Vapor, apoiadas em Recomendações e Normas Nacionais e Internacionais.
Representante da 3M entregando
Certificado à colaboradora do HR
Além da Certificação entregue ao Hospital, cada profissional da CME recebeu um certificado atestando sua importante contribuição no desenvolvimento das melhores práticas de esterilização. Para a enfermeira responsável pela CME, o momento é de reconhecimento e alegria pela dedicação de todos. “O desafio de trabalhar na Central de Material e Esterilização é enorme, pois esse serviço é responsável por garantir a qualidade de todos os itens utilizados nos procedimentos realizados pelo HRBA”, destaca Conceição Jennings.
Hebert Moreschi em seu pronunciamento
A Central de Material e Esterilização é fundamental para o funcionamento de todo o Hospital, pois lá os materiais, instrumentais e insumos  que serão utilizados em procedimentos e intervenções cirúrgicas passam pelo processo de preparação e esterilização. O Diretor Geral do HRBA diz que a CME ganhou a Certificação Ouro por estar com todos os processos de esterilização em conformidade com as melhores práticas existentes. “A 3M vem acompanhando nossos processos de esterilização durante muito tempo e a Certificação Ouro só foi possível porque houve investimentos em treinamento, estabelecimento de processos e controles rigorosos e o mais importante: o compromisso de toda nossa equipe com a segurança da assistência ao nosso usuário. Com certeza, a maior beneficiária é a População do Oeste do Pará, que conta com uma assistência de qualidade, humanizada e segura”, afirma Hebert.
Representante da 3M parabenizando
o HRBA pela conquista
Para Elaine Carvalho, representante da 3M, o Hospital Regional de Santarém possui segurança e qualidade na Central de Material e Esterilização encontrada em poucos lugares do Brasil. “O HRBA possui uma estrutura fantástica. O Selo Ouro só foi possível porque ele possui uma gestão profissional e uma equipe preparada e comprometida com a segurança do paciente. Vocês estão de parabéns!”, diz Elaine.
O Diretor Geral do HRBA destaca que esse é mais um dos prêmios, reconhecimentos e certificações que o Hospital receberá neste ano. “A parceria do Governo do Estado, SESPA, Pró-Saúde, Profissionais do HRBA e População do Oeste do Pará é de muito sucesso! Esse ano já conquistamos o título de UNACON e o Selo Ouro em Processos de Esterilização. No segundo semestre diversos serviços de Alta Complexidade serão implantados. Nossa meta principal é fechar o ano com o título de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação! Agradeço imensamente ao Grupo Técnico de Controle dos Hospitais Regionais e Metropolitano, Coordenado pelo Dr. Arthur Lobo, ao Secretário de Saúde, Dr. Hélio Franco e ao Governador Simão Jatene pela parceira e apoio. Sem isso, nenhuma das conquistas que obtivemos seria possível”, conclui Hebert.