sexta-feira, 14 de maio de 2010

Equipe de Enfermagem do HRBA recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Santarém


 Em comemoração ao Dia do Enfermeiro, a Câmara Municipal de Santarém realizou uma solenidade na noite da última quarta-feira (12) para homenagear os Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que se destacaram no ano de 2009. A Comenda Ana Neri é um Projeto de Lei de autoria da Vereadora e Enfermeira Marcela Tolentino.
Duas profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna foram outorgadas pela Câmara com a Comenda Ana Neri, a Enfermeira e Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniella Cristina Mota Mengon e a Técnica de Enfermagem, Ada Galúcio.
“Fiquei muito feliz com essa homenagem. A Comenda que recebi representa o reconhecimento do empenho e comprometimento da Equipe de Enfermagem do Hospital Regional com a assistência de qualidade, segura e humanizada. Isso pode ser percebido no dia-a-dia do nosso hospital. Enfermagem é sinônimo de doação e cuidar é uma nobre causa!”, finaliza Enfa. Daniella.
A solenidade contou ainda com a presença de autoridades municipais, como o Prefeito em exercício de Santarém, José Antônio Rocha, Vereadores e Representantes de Instituições ligadas à área da saúde.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, esta homenagem representa o reconhecimento do esforço e dedicação de todos os profissionais que compõem a equipe de enfermagem do HRBA. “Este reconhecimento é mais que merecido. Nossa proposta é melhorar a cada dia os serviços do Hospital Regional. A Equipe de Enfermagem tem demonstrado responsabilidade e comprometimento com os nossos projetos, principalmente com a assistência qualificada, segura e humanizada. Sem uma equipe assim é impossível pensarmos em um atendimento de qualidade e a nossa Enfermagem é motivo de orgulho. Que essa homenagem seja estendida para todos os nossos profissionais!”, afirma Hebert.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hospital Regional comemora dia da Enfermagem e dois anos de Gestão Pró-Saúde


O dia 12 de maio foi muito especial para o Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna. Além do Dia da Enfermagem, também comemorou-se os dois anos de Gestão da Pró-Saúde.
Como atividades para celebrar a data festiva, a Direção de Enfermagem organizou a Semana de Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar. Participaram da mesa de abertura o Diretor Geral do HRBA - Hebert Moreschi, Diretora de Enfermagem - Daniela Mota, Diretor Técnico - Dr. João Batista e a Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Dra. Mariana Quiroga. A programação de abertura contou com a presença de aproximadamente 50 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros e técnicos, que assistiram a  vídeos sobre o exercício profissional, apresentação da Comissão de Ética de Enfermagem e palestra sobre o tema: “ Ética Profissional em Enfermagem”, proferida pela Delegada do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Adalgisa Lima.
Para a Enfermeira Silvia Somera, profissional especializada em Nefrologia e com experiência em outros centros de saúde na região sudeste do país, o Hospital Regional de Santarém proporciona excelentes condições de trabalho e capacitação para os profissionais de enfermagem exercerem suas atividades com qualidade. “Santarém tem um hospital de alta e média complexidade e de grande porte, que é muito melhor que muitos Hospitais do Sudeste, por atender com qualidade e atenção a todos os usuários. É um dos melhores hospitais do Sistema Único de Saúde. Os profissionais são diferenciados, qualificados e  humanizados”, destaca Silvia.
A Ética Profissional em Enfermagem, tema da primeira palestra foi o bastante debatido pela Enfermeira Adalgisa Lima, por ser um tema fundamental para o exercício da profissão. “Além de saber a medida certa de um medicamento prescrito pelo médico e da assistência aos pacientes, nós enfermeiros precisamos ter a melhor conduta humana e valores éticos, respeitando as escalas de valores. Temos que tratar o paciente com nós gostaríamos que fossemos tratados”, enfatiza a Delegada do COREN.
A Diretora de Enfermagem, Daniela Mota, destaca essa programação por ser a primeira Semana de Enfermagem do HRBA. “É uma conquista de toda Equipe de Enfermagem, além de ser uma oportunidade de aprendizado por envolver temas como ética, qualidade na assistência e o controle da infecção hospitalar. Estamos vivenciando um processo diário de melhoria  em nossos processos, que traz segurança e qualidade a assistência ao usuário e seus familiares”, finaliza a Diretora.
A programação continua até sexta-feira (15) com atividades culturais, vídeos e palestras sobre Qualidade em Enfermagem e Higienização das Mãos, proferidas por profissionais especializados do Hospital Regional.

Gestão
A Pró-Saúde assumiu a Gestão do Hospital Regional de Santarém no dia 12 de maio de 2008. Na oportunidade menos de 20% dos serviços planejados para o HRBA estavam em funcionamento. Com a parceria e apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA e do Governo do Estado do Pará, a Pró-Saúde proporciona hoje para a Região Oeste Paraense atendimentos de alta e média complexidade, como serviços de Hemodiálise, Oncologia, Hemodinâmica, Radiologia, Análises Clínicas, UTI’s Neonatal, Pediátrica e Adulto, além de Centro Cirúrgico bem estruturado e Ambulatório de Especialidades. Em 2008, o número de atendimentos realizados foi 160.000, evoluindo significativamente em 2009, atingindo 412.000. Em 2010 estão previstos a disponibilização de mais serviços tais como: Radioterapia, Obstetrícia de Alto Risco, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica e Cirurgia Cardíaca.
Além da assistência resolutiva, o atendimento humanizado é uma marca registrada da Gestão Pró-Saúde, que traz segurança e qualidade à saúde de toda a População do Baixo Amazonas.

Hospital Regional: Qualidade da assistência prestada pelo HRBA tem reconhecimento público



Além dos elogios e agradecimentos registrados no SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), os usuários do Hospital Regional do Baixo Amazonas, conectados à Internet,  tem deixado seus comentários a respeito da assistência dada pelos profissionais do HRBA em Blogs da Região.
Abaixo, seguem alguns registros:

Blog do Espalha Brasa

quinta-feira, 13 de maio de 2010

http://zezoferreira.blogspot.com/2010/05/zezo-nao-e-so-critica-quando-e-bom.html

Temos recebido vários pedidos para a gente elogiar diversos seguimentos da sociedade, privado e público, pessoas que foram bem recebidas, bem atendidas e que são gratas pelo tratamento nos diversos locais de Santarém, principalmente onde se tem muitas reclamações de péssimo atendimento. Bolamos o “TÁ PAI’DÉGUA”, atendendo aos pedidos dos nossos leitores e vamos começar pelos que já temos aqui. Quem quiser mandar seu elogio o espaço está aberto é só enviar pelo e-mail blogdoespalhabrasa@hotmail.com que a gente publica com o maior prazer. 
HRBA 1 - Seu José Carlos Zampietro do Belo Alter Hotel elogia o tratamento que recebeu no Hospital Regional, seu Zé nos confirma que a equipe do Regional é de primeira linha, padrão internacional. Ele fez uma cirurgia vascular e só tem a elogiar, nos pediu, por favor, que a gente enchesse a bola da turma do Hospital Regional, pois lá são só flores, quem não conhece é que fala mal. Esta aí seu Zé, dado o seu recado! 
HRBA 2 – Seu Borges, cidadão santareno que fez cirurgia da coluna, com o Médico Dr Érick Gennings. Agradece pelo tratamento recebido e pelo profissionalismo da turma do Hospital Regional do Baixo Amazonas, coisa de primeira – ao Dr Érick ele nos diz que nunca viu na sua vida um médico depois de operar o paciente ligar para a família do mesmo, foi o que aconteceu com ele, o Dr Érick passou um fio, como diz o caboclo para sua família após sua cirurgia confortando e tranqüilizando os seus, com a notícia de que tudo ocorreu bem... Esse é o médico! 
HRBA 3 – Nosso amigo Antônio Dezincourt (o Rolinha), também elogia o HRBA, Rola fez uma cirurgia em um dos dedos e foi um sucesso. Tratamento é de primeira, e acrescenta: “Quem fala mal é porque ouviu dizer, mas não conhece a verdade, o HRBA, é um exemplo de excelência e qualidade”, então está escrito e publicado. 
Temos outros, que vamos soltar nos próximos dias... Valeu!

Postado por ZEZO FERREIRA às 10:00

A SESPA, Pró-Saúde e toda Equipe de Profissionais agradecem os registros de seus usuários. O reconhecimento do trabalho realizado é resultado do empenho em melhorar continuamente os nossos serviços, trazendo qualidade, segurança e atendimento humanizado.
 O Hospital Regional também informa a População do Baixo Amazonas que, em breve, disponibilizará mais serviços que ampliarão a sua cobertura assistencial e importância no Oeste do Pará.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Programação Especial emociona “Mães do Hospital Regional”


 Na última quinta-feira (06), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna realizou uma programação especial para comemorar o Dia das Mães. O momento surpreendeu a todos com a reação emocionada de homens e mulheres, usuários e colaboradores.
Mães internadas, acompanhantes e colaboradoras do Hospital Regional receberam lembranças (lenços bordados e cartões) ao som da música “Como é Grande Meu Amor por Você” (Roberto Carlos). O coral afinado de voz e violão era composto por alunos, profissionais da ULBRA e membros do Grupo de Humanização do HRBA, coordenados pelo Pastor Maximiliano.
Para a Coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização e Psicóloga Hospitalar, Gabriela Fortes, a programação ganhou um significado mais forte com o acompanhamento musical. “A intenção da musicoterapia é fazer com que o paciente se reporte a momentos de alegria que ele vivenciou e então sair daquele momento de enfermidade para um resgate emocional dessa vivencia, e assim contribuir com uma possível melhora no estado de saúde”, explica a psicóloga.
A programação foi realizada nas Enfermarias das Clínicas Pediátrica, Médica e Cirúrgica, UTI’s, Centro Cirúrgico, Hemodiálise, Quimioterapia, Ambulatório e demais setores do HRBA para homenagear além das mães pacientes, também as mães colaboradoras. Os homens também participaram e com uma sensibilidade impressionante alguns pacientes fizeram a Direção e o GTH do Hospital Regional se emocionarem com gestos e palavras.
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi a programação do Dia das Mães foi especial. “Tivemos um dia muito especial no Hospital Regional. O momento da internação e de tratamento é sempre muito complexo, pois retira a pessoa do seu cotidiano e da proximidade de sua família. Muitas pessoas estavam com suas mães ou esposas internadas e tiveram a oportunidade de demonstrar todo o seu carinho. No Hospital Regional os usuários são percebidos como um ser humano completo que tem necessidades físicas e psicológicas, que precisam ser observadas com muita atenção. A Humanização torna o ambiente hospitalar mais acolhedor e a relação entre profissional de saúde e usuário mais próxima, contribuindo para a melhoria da assistência e resultado do tratamento. A Humanização é uma prioridade e marca forte da Gestão da Pró-Saúde”, destaca Hebert.

Hospital Regional: Parceria marca ação conjunta histórica para a saúde da mulher santarena


 “Estamos vivendo um dia histórico para a saúde da mulher santarena!” afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde.
Na última sexta e sábado, 07 e 08, uma parceria envolvendo o HRBA, Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA, Secretaria Estadual de Saúde - SESPA, Projeto Saúde e Alegria, Universidade do Estado do Pará – UEPA, Liga Acadêmica de Oncologia do Pará – LAOPA, Serviços Privados de Saúde, Laboratórios Farmacêuticos e Igrejas realizaram uma ação em comemoração ao Dia das Mães com atendimentos de saúde voltados para a prevenção de câncer oral, de mama, colo uterino e de pele.
Através da união dos projetos, o “Hora de Cuidar das Mães”, idealizado pelo Serviço de Oncologia do HRBA e “Cuidando das Mães da Cidade da Gente” promovido pela Prefeitura de Santarém, através da (SEMSA), mulheres de todas as idades tiveram a oportunidade de fazer consultas médicas, exames laboratoriais, participar de palestras educativas, ações culturais, lúdicas, religiosas e acesso à farmácia básica à bordo do Navio-Hospital Abaré, no Terminal Fluvial Turístico de Santarém.
Hebert Moreschi explica que este é um evento inédito que nasceu dentro do Serviço de Oncologia do HRBA, mas que tomou uma dimensão maior que a esperada depois que as outras entidades aceitaram a parceria. “Pela primeira vez entidades do Estado, Município, iniciativa privada e profissionais voluntários unem-se num projeto tão grandioso em prol da saúde de nossa população. Estamos abrindo as portas do Hospital Regional e levando nossos profissionais até à comunidade. Isso significa acesso rápido, resolutividade e melhoria da qualidade de vida das mulheres santarenas.
O Diretor Geral ressalta que o HRBA é uma instituição que trabalha a alta complexidade, no entanto, optar por desenvolver essas parcerias contribui de forma significativa na prevenção e, consequentemente, evita a sobrecarga no Serviço de Oncologia. “A partir do momento que a população tem acesso a esses serviços mais cedo, é possível detectar os problemas e solucioná-los com mais facilidade e agilidade para que não se chegue  a uma situação mais grave”, conclui Hebert.
A dona de casa Maria Regina Duarte da Silva, 30, está grávida de seis meses e com os atendimentos do projeto terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do bebê. “Essa iniciativa agiliza o nosso acesso ao médico. O atendimento aqui é ótimo”, finalizou.
O Médico e Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, garante que o projeto além de facilitar o acesso das mulheres aos atendimentos, ajuda a combater os casos de câncer do município e diagnosticar os já existentes. “Esses dias serão especiais para toda a Sociedade. Todas as entidades públicas de saúde e a iniciativa privada trabalham de maneira voluntária na prevenção do câncer. É um grande presente de Dia das Mães para a Comunidade, em especial para as Mães de Santarém”, conclui.
O projeto garante o acesso a atendimentos médicos, de enfermagem, exames especializados como Mamografia, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada,  Dermatoscopia, PCCU, exames laboratoriais e Acupuntura. Além do atendimento assistencial também são desenvolvidas  ações de humanização com os “Doutores da Alegria”, “Abraço Grátis”, “Dia da Beleza” (com corte de cabelo, maquiagem, pedicure e manicure) e atividades religiosas com as Igrejas.  Também são disponibilizadas atividades educativas com palestras focadas na prevenção realizadas pelos Acadêmicos do Curso de Medicina da UEPA.
Com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde, através da Central de Regulação, os usuários assistidos que tiverem patologias detectadas e que necessitarem de atendimento especializado vão ter encaminhamentos para o Hospital Regional.

Comunidades

O Diretor Geral explica que com o sucesso do Projeto, o Hospital Regional do Baixo Amazonas e a Secretaria Municipal de Saúde já programam para o final do mês de maio e início de junho ações em Alter do Chão e uma Comunidade Quilombola da Região. “O objetivo agora é ampliar, levar o Projeto a outras Comunidades e propiciar assistência especializada e de qualidade a locais com maior dificuldade de acesso” afirma Hebert.