sexta-feira, 9 de agosto de 2013

HRBA é parceiro do Sistema Tapajós de Comunicação na 11ª Edição do Projeto “Viva a Vida”

Disponibilizar serviços de saúde para a população menos assistida por meio de ações independentes ou de parceria, este é um dos muitos objetivos do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela Pró-Saúde. Repetindo a parceria de alguns anos, o HRBA está presente na 11ª Edição do Projeto do Sistema Tapajós de Comunicação (STC), “Viva a Vida” levando atendimentos médicos, assistência nutricional, realização de exames e palestras. Este ano, segundo o cronograma de atividades do projeto, pelo menos 18 bairros serão atendidos gratuitamente com ações de cidadania, assistência jurídica, cuidados com o corpo e cabelo, entretenimento, humanização e saúde.

A abertura do projeto aconteceu no dia 1º. de agosto, na Vila de Alter do Chão, com atendimentos na Escola Antônio de Sousa Pedroso, e se estenderão até o dia 30 de agosto. Entre os bairros e localidades atendidas estão: Alter do Chão, Santarenzinho, São Cristovão, Novo Horizonte, Alvorada, Conquista e Amparo, Jutai e Urumari, Tabocal, Jacamim, Perema, Boa Esperança, Área Verde, São José Operário, Liberdade, Mapiri e Laguinho.
O HRBA participará ofertando serviços médicos e multidisciplinares em mastologia, urologia, fonoaudiologia, orientação nutricional, exames de ultrassonografia e palestras sobre a importância da doação de órgãos. "Participar do Viva Vida é ter a oportunidade de compartilhar com cada pessoa a alegria de ajudar. Quando você se arrisca e amplia sua zona de conforto, amplia também seu repertório, ilumina os outros, desperta inteligências próprias e alheias e se torna um exemplo a ser seguido", disse Karine Niess.

O médico do HRBA, Dr. Luiz Neves, falou sobre a importância da ação para melhoria da qualidade de vida da população. “O Sistema Tapajós de Comunicação está de parabéns por realizar este evento, porque realmente a sociedade periférica precisa destes atendimentos, e nós parceiros temos o maior prazer em colaborar com o grupo no sentido de prestar assistência e minimizar o problema que as pessoas tem, principalmente nos bairros de maior dificuldade de acesso”, afirmou Dr. Luiz Neves.


A Gerente de Marketing do Sistema Tapajós de Comunicação, Marlen de Castro, falou do sucesso do projeto ao longo dos 11 anos de realização.“Nós atendemos um número aproximado de 65 mil pessoas em todas as edições e sempre procuramos ir até comunidades carentes e distantes. Com a ajuda dos parceiros é que nós conseguimos levar informação, lazer, atendimentos de saúde, e também, melhorar a autoestima das comunidades, principalmente para as pessoas de baixa renda que tem dificuldades de acesso a estes serviços”, diz Marlen.

Entre as inúmeras mulheres beneficiadas com a realização do exame de ultrassonografia está a jovem Maria Dinora Sá Lages, 19 anos, gravida de 9 meses, que ficou sabendo durante o exame como está a saúde e também o sexo do bebê. “Essa é uma ideia muito boa e a gente só tem é que agradecer, porque não é fácil conseguir realizar exames como esse. Eu não tive como fazer a ultrassonografia porque só iria ter vaga pra setembro e particular custava muito caro. Aqui eu consegui bem rapidinho e de graça. Agora eu estou mais tranquila. Muito obrigado!”, disse a jovem.

O HRBA também disponibilizou consultas relacionadas à saúde da mulher, uma oportunidade para mulheres como a dona de casa Sônia Márcia de Jesus que aos 43 anos nunca tinha realizado exame ginecológico e de mastologia. “O Bairro do Urumari é muito carente de ações básicas de saúde. Aqui não tem posto e quando a gente vai buscar atendimento demora muito. A gente sabe que precisa fazer, mas tem esperar”, disse a dona de casa que ainda neste mês de agosto realizará sua primeira mamografia, exame para detecção precoce do câncer de mama, disponibilizado pelo HRBA.

Além de atendimentos de saúde, a prevenção e conscientização também são marcas da equipe multiprofissional do HRBA que durante o projeto está realizando palestras voltadas para a importância da doação de múltiplos órgãos, através da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Orgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Trabalho que começa a colher frutos positivos junto à Sociedade. “Eu acredito que quando estamos doando um órgão pra uma pessoa, a gente está ajudando a manter vivo alguém que nós amamos e que partiu. E por acreditar nisso é que eu apoio e incentivo a doação de órgãos, não apenas como um ato de generosidade. Mas, como um ato de amor ao próximo que está necessitando e também àquela pessoa que não está mais entre nós”, disse a moradora da Vila de Alter do Chão, Maria de Lourdes. 
 
Na área de orientação nutricional, muitas pessoas buscaram informações sobre alimentação saudável e entre elas estava o aposentado Antônio Acácio Lima de 88 anos. Dona Rússia Lima, filha do aposentado, buscou saber quais os alimentos mais indicados para a alimentação do pai. “Com a idade, a gente percebe que a pessoa fica mais fraca e essa orientação vai valer muito para nós cuidarmos da alimentação dele. Todo mundo sabe que com a idade ficamos mais teimosos e com ele não é diferente. Então ele não gosta de comer certos alimentos e outros ele já prefere comer todo dia. Com a orientação da nutricionista vamos tentar melhorar”, disse a filha do Sr. Antônio Acácio.

 
O “Viva a Vida” é um projeto social realizado na área urbana e em comunidades periféricas que visa, principalmente, levar cidadania a população carente. Dentro desta visão o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi falou da importância de participar do projeto. “ O Viva a Vida já faz parte do nosso calendário. O HRBA tem uma enorme satisfação de ser parceiro do Sistema Tapajós de Comunicação nesse projeto que, acima de qualquer coisa, resgata a cidadania de muitas comunidades que têm dificuldades de acesso a muitos serviços. Levar cidadania é sinônimo de inclusão na Sociedade. Onde existe cidadania, a possibilidade das drogas, da violência e do desrespeito à vida dominarem são muito menores”, conclui Hebert.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia aprova mais vagas para Residência Médica no Hospital Regional de Santarém


Considerado uma referência para formação de profissionais de saúde, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela Pró-Saúde, recebeu no final de julho a aprovação por unanimidade pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para abertura de novas vagas de residencia médica em ortopedia e traumatologia. A Comissão de Ensino e Treinamento (CET), que nos dias 19 e 20 de julho realizou vistoria nas dependências do HRBA, informou que foram homologadas mais duas vagas para R1 em 2014, duas vagas para R2 em 2015, e em 2016, mais duas vagas para R3.

Representanmtes da CET com equipe médica e direção do HRBA
Atualmente, o Hospital Regional, por meio da sua Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), realiza a qualificação de profissionais da saúde (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, dentre outros ) por meio dos estágios realizados em parceria com as instituições de ensino superior de Santarém, públicas e particulares, e também com a implantação da residência médica e multidisciplinar. Mas, os avanços na saúde pública não param por ai. “O Hospital Regional é polo para formação de profissionais de saúde. Já estamos com 20 médicos residentes fazendo a sua especialização em diversas áreas como Clínica Médica, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Saúde da Família. Contamos também com a Residência Multidisciplinar. A tendência para os próximos anos é ampliação de mais especialidades e vagas ofertadas”, disse o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.


Representando a SBOT vieram o Dr. André Pedrinelli e Dr. Osvaldo Pires que vistoriaram as instalações, conheceram os protocolos adotados e estrutura de ensino e formação para os futuros especialistas. “Essa é uma excelente notícia. Hoje nós temos profissionais formados pela UEPA que fizeram estágio no Hospital Regional e na Rede Municipal de Saúde atuando em cidades vizinhas, descentralizando a assistência e tornando os municípios distantes mais resolutivos. Com o tempo, isso será importante para desafogar os serviços de saúde de Santarém”, finalizou o Diretor Geral que comemorou a aprovação das novas vagas pela SBOT.