sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Hospital Regional de Santarém: Investindo em Qualidade, Tecnologia e Segurança em Análises Clínicas





A equipe de profissionais composta por Biomédicos, Bioquímicos e Técnicos que trabalham no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr Waldemar Pena participaram do Seminário de Atualização de Conhecimentos sobre a Utilização do Equipamento de Gasometria.
O investimento em treinamento dos profissionais veio complementar a implantação do novo Gasômetro do laboratório. O aparelho é de grande porte, de última geração e único na região. O novo equipamento é capaz de realizar simultaneamente análises de gases sanguíneos e eletrólitos que são fundamentais para suporte médico no tratamento de pacientes internados, principalmente os de maior gravidade nas Unidades de Tratamento Intensivo e Centro Cirúrgico. Foi adquirido e instalado pela Global Lab Medicina Diagnóstica, empresa parceria da Pró-Saúde e responsável pela gestão do Laboratório de Análises Clínicas do HRBA.
Para garantir o seu pleno funcionamento, foi definido um rigoroso cronograma de manutenções preventivas. Nessa semana o Hospital Regional recebeu a Engenheira Antonieta Feio, que além de realizar a assistência técnica do Gasômetro, também ministrou o treinamento para a equipe técnica do laboratório.


         Com os investimentos em tecnologia e formação de profissionais a parceira entre Pró-Saúde e Global Lab garantem a confiabilidade dos resultados nos exames laboratoriais, e por consequência, qualidade e segurança na assistência a toda a população do Baixo Amazonas.

 
 

Novas técnicas para procedimentos dialíticos

por Saúde Business Web


A partir de agora os hospitais deverão disponibilizar água tratada no preparo do dialisato (banho de hemodiálise). Essa é umas novas técnicas para procedimentos dialíticos anunciada pela Anvisa. O objetivo da agência é orientar a execução de procedimentos pelos serviços móveis de diálise, também chamados "diálises de leito hospitalar ".
Segundo a Anvisa, esses serviços ainda não possuem regra específica e, por suas peculiaridades, não se encaixam na RDC 154/04, que regulamenta os serviços tradicionais de diálise.
As técnicas foram publicadas em um nota que, entre outros fatores, destaca a necessidade de acompanhamento integral do procedimento por uma equipe composta de médico, enfermeiro e técnico em enfermagem. Além disso, a Anvisa alerta sobre a proibição do reuso de agulhas, linhas, isoladores de pressão e demais materiais descartáveis, além de estabelecer as medidas de prevenção e controle de infecção.
Veja a nota na íntegra divulgado no portal da Anvisa.


NOTA TÉCNICA Nº 006/2009-GGTES/ANVISA

Objetivo:
Estabelecer parâmetros para execução de procedimentos dialíticos em ambiente hospitalar fora dos serviços de diálise abrangidos pela RDC/Anvisa n. 154, de 15 de  junho de 2004.

Abrangência:
Serviços de hemodiálise móveis destinados ao atendimento em ambiente intra-hospitalar por curto período, limitados à recuperação de função renal ou alta hospitalar e imediata transferência para programa de assistência crônica em Serviço de Diálise alcançável pela RDC/Anvisa n. 154, de 15 de junho de 2004 (versão republicada em 31/05/2006).
Não aplicável ao tratamento dialítico domiciliar em qualquer uma de suas modalidades.

Pertinência: 
Considerando:
1. a necessidade premente de atender a várias demandas, entre as quais as dos órgãos estaduais e municipais de Vigilância Sanitária referentes aos parâmetros operacionais para serviços móveis de tratamento dialítico;
2.  a introdução na prática assistencial de diferentes técnicas dialíticas e o hiato regulatório sobre as mesmas;
3. a necessidade de atendimento às recomendações de práticas aceitáveis para tratamento dialítico;
4. o aumento da incidência e prevalência da insuficiência renal aguda bem como a expansão de oferta de hemodiálise móvel;
5. a necessidade de minimizar os riscos inerentes ao tratamento de pacientes graves bem como aqueles associados à peculiaridade logística para disponibilizar o suporte nefrológico à beira do leito, evitando o transporte e remoção do paciente.
  
A Gerência Geral de Tecnologia Serviços de Saúde – GGTES/Anvisa – adota as  seguintes
recomendações:
                 
1.  O hospital deve disponibilizar água tratada em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 518 de 25 de março de 2004;
2.  A água utilizada no preparo do dialisato (banho  de  hemodiálise) deve receber tratamento por sistema de osmose reversa;
3.  Caso o sistema de osmose reversa seja portátil, o equipamento deve ter registro na Anvisa;
4.  O procedimento hemodialítico deve ser supervisionado integralmente por um médico e um enfermeiro e acompanhado por um técnico de enfermagem exclusivo para a execução do mesmo;
5.  Métodos alternativos à hemodiálise convencional, como os métodos híbridos e contínuos, devem ser realizados em Unidades de Terapia Intensiva ou semi-intensiva, sob supervisão de um nefrologista, tendo, como habilitação mínima, registro do título de especialista no Conselho Federal de Medicina;
6.  Não se admite reuso de agulhas, dialisadores, linhas, isoladores de pressão e demais materiais descartáveis bem como sobras de medicamentos, concentrado polieletrolítico (CPHD) e dialisato;
7. As medidas de prevenção e controle de infecção relacionadas ao procedimento hemodialítico devem estar previamente aprovadas pela CCIH do hospital;
8. O registro de todo o procedimento desde a indicação até a alta do mesmo deve abranger tanto o prontuário de internação quanto as anotações específicas do serviço de hemodiálise incluindo equipamentos e produtos;
9.  O transporte e manutenção das máquinas e equipamentos devem atender às exigências e recomendações dos respectivos fabricantes;
10. Esta Nota Técnica tem validade limitada à publicação de RDC da Anvisa que contemple o tema.
  
Brasília, 21 de dezembro de 2009.
  

João Batista Teixeira Pinto
Gerente de Projetos
  
Andressa Honorato Amorim
Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária


Maria Dolores da Purificação Nogueira
Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária
  

De acordo,

Heder Murari Borba
Gerente Geral

Hospital Regional de Santarém participa de Seminário promovido pelo Governo do Estado do Pará






O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Integração Regional (SIER) – Assessoria de Integração Territorial do Baixo Amazonas, convidou a Direção Geral do Hospital Regional de Santarém para participar de um  Seminário na tarde desta quarta-feira (13), no auditório do Banco da Amazônia, para junto a outras entidades estaduais apresentarem as principais ações desenvolvidas, as conquistas e melhorias implementadas no biênio 2008/2009. Além disso, montarem um Plano de Ação com as prioridades para o ano de 2010.
Participaram autoridades do Estado e do Município como a Secretária de Estado de Pesca e Aquicultura, Socorro Pena, a prefeita Maria do Carmo Martins e a representante do SIER em Santarém, Odete Costa.
 O Diretor Geral do Hospital Regional, Sr. Hebert Moreschi, apresentou a evolução no número de atendimentos realizados. Em 2008, o total de atendimentos, incluindo exames, consultas, internações, cirurgias e procedimentos, esteve próximo aos 160.000 e em 2009 quase ultrapassou a marca de 400.000. Hebert também ressaltou a importância que o Hospital Regional de Santarém tem para toda a região, evitando que os pacientes tivessem que se deslocar para Belém e contribuindo de forma significativa para a melhoria na qualidade vida da população de todos os municípios assistidos.
Para 2010 a prioridade é colocar em funcionamento os demais serviços de Alta Complexidade que são: Radioterapia, Cirurgia Cardíaca e Obstetrícia de Alto Risco. A indicação das prioridades do HRBA teve o apoio da 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA.
Dessa forma o Hospital Regional estará com toda a sua capacidade instalada em funcionamento, ampliando a sua contribuição para toda a população do Baixo Amazonas.

 
 
 


Médicos já podem tentar revalidar diploma estrangeiro

por Saúde Business Web
14/01/2010

Inscrições estarão abertas a partir do próximo dia 18 até 12 de fevereiro. Cerca de 25 faculdades vão participar do projeto-piloto.
O projeto-piloto de revalidação dos certificados de medicina adquiridos no exterior terá início ainda no primeiro semestre deste ano. Os candidatos nesta situação poderão se inscrever entre os dias 18 de janeiro até 12 de fevereiro nas faculdades* inscritas no programa.
O objetivo do projeto é garantir uma avaliação mais justa e efetiva dos candidatos, já que o método atual exigia que o profissional enfrentasse distintos procedimentos de análise de documentos ou avaliação. As novas regras podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde.
*Lista das universidades para inscrição:
1. Universidade Estadual do Amazonas (UEA)
2. Universidade Federal do Acre (UFAC)
3. Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
4. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
5. Universidade Federal do Ceará (UFC)
6 Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
7. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
8. Universidade Federal de Goiás (UFG)
9. Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)
10. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
11. Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
12. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
13. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
14. Universidade Federal do Piauí (UFPI)
15. Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
16. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
17. Universidade Federal de Roraima (UFRR)
18. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
19. Universidade Federal de Sergipe (UFS)
20. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
21. Universidade de Brasília (UnB)
22. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
23. Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
24. Universidade federal de Campina Grande (UFCG)
25. Universidade de São Paulo (USP)

Retorno as atividades do Blog em 2010


A Assessoria de Comunicação (ASCOM) do HRBA volta a partir de hoje às atividades normais de divulgação das ações do Hospital. E trás como novidades para 2010 a publicação de notícias nacionais da área da saúde.