sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Hospital Regional leva Ações de Saúde e Cidadania. HRBA recebe da TV Tapajós, afiliada da Rede Globo, Certificado de Instituição Socialmente Responsável.

Equipe de Enfermagem do HRBA
no bairro Santíssimo Sacramento
A iniciativa que levou saúde e cidadania aos santarenos, durante o período de 03 a 31 de agosto, realizou mais de 600 atendimentos. Os beneficiados receberam serviços ofertados pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, por meio do Projeto “Viva a Vida”.
No dia 16 de agosto foi a vez dos moradores do Bairro Santíssimo Sacramento receberem os profissionais do Hospital Regional. Durante a ação foram realizadas consultas com profissionais de nutrição. Para a grande maioria das pessoas atendidas foi a primeira vez que elas tinham acesso a esse tipo de atendimento. Além da consulta, as nutricionistas fizeram a orientação da comunidade sobre a importância do comportamento saudável e dos bons hábitos alimentares.
Equipe de Nutrição do Hospital Regional
no bairro Santíssimo Sacramento
A Equipe de Enfermagem realizou diversas avaliações e orientações sobre a prevenção de doenças renais crônicas, verificação de pressão arterial e glicemia. A garotada do bairro ainda se divertiu com os voluntários do Grupo de Humanização. Nas atividades, crianças e adolescentes participaram de exercícios lúdicos com a pintura de desenhos infantis.
Grupo de Humanização do HRBA
Dentre as comunidades contempladas com as ações de saúde e cidadania do HRBA também está o Bairro Santarenzinho, onde os trabalhos ocorreram no dia 18 de agosto, na Escola Profª Eilah Gentil. Geovana Damasceno, professora, esclarece que as orientações nutricionais prestadas pelos profissionais do HRBA são importantes, pois facilitam o acesso às informações quanto aos cuidados com a saúde. 
Professora Geovana Damasceno
 recebendo orientações de
 profissional do Hospital Regional
A educadora disse que a consulta trouxe mais esclarecimentos sobre como se alimentar melhor, os cuidados com os horários da alimentação e até a forma mais indicada de preparar os alimentos. “As profissionais também indicaram receitas que vão nos ajudar a preparar melhor a alimentação e os cuidados com a saúde como um todo”, destacou a professora.
Diretor Geral no Programa
 Mesa Redonda (94 FM)
Para uma avaliação dos resultados alcançados no Projeto Viva a Vida, o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a convite do Sistema Tapajós de Comunicação (STC), participou de debate no Programa “Mesa Redonda” (Rádio 94 FM).
No programa de rádio Hebert Moreschi destacou que o “Viva a Vida” é uma excelente oportunidade para integrar cada vez mais as entidades parceiras do projeto às comunidades. “Hoje o conceito de saúde se expandiu, e não se deve simplesmente enxergar o paciente como alguém que não interage. O Projeto Viva a Vida faz um trabalho completo, percebendo a pessoa em sua totalidade, tratando-a com respeito e incentivando à mudança de hábitos, além de trabalhar a prevenção de um problema grave que impacta em nossa sociedade, que são as drogas”, afirmou Hebert.
Diretor Geral do HRBA no recebimento
 do Certificado de Instituição Socialmente
 Responsável
No dia 9 de setembro ocorreu a cerimônia de conclusão do Projeto, no auditório do STC quando foi oferecido um coquetel de agradecimento aos parceiros do “Viva a Vida”. Na ocasião ainda ocorreu a entregue ao Diretor Geral do HRBA, do Certificado de Instituição Socialmente Responsável.

Fonte: ASCOM HRBA