quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Para fechar o ano, setor de Hemodiálise realiza confraternização com pacientes do HRBA



 O paciente José de Mendonça, de 59 anos, submete-se a sessões de diálise três vezes por semana, há quatro anos, no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA). Ele é natural do Rio Grande do Norte, atualmente enfrenta essa rotina com tranquilidade, mas nem sempre foi assim.

 “No início foi bem difícil, mas eu vi que não adiantava esquentar a cabeça. Antigamente eu ficava muito estressado, mas agora está tudo bem. Todo mundo me trata muito bem aqui”, conta Mendonça. Para ele, a forma como a equipe do hospital sempre o tratou foi essencial para encarar a hemodiálise sem receios. “Eu já andei em outros hospitais pelo Brasil e aqui ganha em primeiro lugar, por isso quero que meu transplante ocorra aqui. Estou na fila de espera, mas não sei quando vai sair”.

Como forma de criar laços mais próximos com os pacientes, assim como aconteceu com José de Mendonça, a equipe da Hemodiálise realizou, ao longo da semana natalina, alguns eventos de confraternização com aqueles que realizam sessões no hospital.  “É um momento de confraternizar o que nós passamos o ano todo, de lembrar o verdadeiro significado do Natal. Hoje em dia se fala muito em presentes, mas o importante é estarmos unidos. Nós somos uma família que temos um bem comum: oferecer uma assistência de qualidade aos usuários”, diz a supervisora da Hemodiálise, enfermeira Sílvia Sonera.

A programação contou com apresentações musicais e uma mensagem especial proferida pelo pastor Rui Bentes. Além disso, foi servido um lanche aos pacientes. “Momentos como esse são motivo de muita alegria. Todos nós precisamos de tratamento médico, mas, acima de tudo, precisamos do tratamento da fé. É importante nos alegrarmos e entender que nós precisamos unir forças”, reflete Bentes.