sexta-feira, 25 de abril de 2014

Serviço de Nutrição e Dietética do HRBA incentiva a prática de hábitos alimentares saudáveis




Trabalhar a elaboração de um cardápio diferenciado obedecendo a dieta pré-estabelecida pelo corpo clínico de um dos maiores hospitais públicos do Pará. Está é a principal missão do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Regional do Baixo Amazonas, que além de trabalhar com a dieta dos pacientes também serve refeições para colaboradores e acompanhantes. Com uma equipe especializada formada por seis nutricionistas, o SND também realiza o trabalho de sensibilização sobre a importância dos hábitos saudáveis de alimentação para melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com a nutricionista de produção, Samille Tapajós, o cardápio é elaborado com frutas regionais, suco de frutas e carnes. No total são servidas até 1400 refeições (almoço e jantar) além de lanches, café da manhã e ceia para os pacientes internados. Todos os produtos utilizados para a confecção dos cardápios tem que apresentar obrigatoriamente a comprovação de origem e qualidade. Mas, produtos similares podem ser facilmente encontrados nas feiras e mercados da cidade a preços acessíveis. “Em média são servidas diariamente 700 refeições para os nossos colaboradores e acompanhantes e 700 para os pacientes. Utilizamos produtos que podem ser encontrados nas feiras e mercados da cidade. É uma forma de se educar e estimular a busca por uma alimentação mais sadia”, declarou Samille após citar que em média o HRBA fornece 42.000 refeições mensais.



No total 37 profissionais, em sistema de revezamento, contribuem para a funcionalidade da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).  As refeições são servidas para os colaboradores, acompanhantes e pacientes internados nas clínicas oncológica, pediátrica, médica, cirúrgica e outros serviços assistenciais do HRBA. “O cardápio dos colaboradores e acompanhantes é elaborado mensalmente, ou seja, a cada semana há um cardápio para cada dia e como temos pacientes internados há bastante tempo nós também buscamos diferenciá-lo”, complementou a nutricionista.

Além do trabalho realizado na elaboração do cardápio servido no HRBA, o SND também realiza ações de sensibilização sobre a importância de hábitos saudáveis. São campanhas externas compostas de palestras, teste de Índice de Massa Corpórea e orientações alimentares. Entre as campanhas destacamos o Projeto de Aleitamento Materno (Secretaria Municipal de Saúde), O Viva a Vida (Sistema Tapajós de Comunicação), Comando Saúde nas Estradas (PRF), HRBA na Terceira Idade, entre outras solicitadas pela Direção do HRBA.

Corpo de Nutricionistas do HRBA
A Coordenadora do SND, nutricionista Edilssa Carla, explicou como acontecem as campanhas externas. “Nós trabalhamos tanto com as campanhas solicitadas, por meio de parcerias, como as elaboradas pelo SND como a Campanha “HRBA na Terceira Idade. Nutrição é Vida”, em que realizamos, além da avaliação a orientação nutricional, oficinas que ensinam como é simples elaborar um cardápio saudável”, explicou a coordenadora após citar que este trabalho contribui para a prevenção de doenças relacionadas à alimentação.

Acompanhe oito dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação: 
* Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
*  Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
*  Reduza o sal e o açúcar das refeições;
*  Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
*  Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
*  Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
*  Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico;
*  Durma pelo menos 8h num período de 24h.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

HRBA realiza programação especial de Páscoa para seus profissionais e usuários


Deste a última terça-feira, 15, colaboradores, usuários, pacientes e acompanhantes do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participam das programações alusivas à Páscoa. Oficina de Produção de Chocolate, Culto Ecumênico, apresentação do Circus Mirage distribuição de chocolates, apresentação de um vídeo sobre o significado da Páscoa, além da apresentação do Coral de Música do Serviço de Nutrição e Dietética do HRBA e visita do Bispo Dom Flávio Giovenale aos pacientes internados nas clinicas pediátricas, oncológica, cirúrgica, hemodiálise e quimioterapia foram algumas das muitas atividades elaboradas pelas equipes de Humanização. 

Na terça-feira, mais de 20 mães de crianças em tratamento no Hospital Regional participaram da oficina de produção de chocolate, projeto inovador que visa oportunizar uma nova vivência às mães dos pacientes e também poderá estimular um fomento para a economia, como explicou a Terapeuta Ocupacional do HRBA, Tereza Feijão. “O objetivo principal é a humanização do tratamento, dar uma atenção especial e também ser fonte de renda. Esta é uma programação bem especial para todas as crianças, acompanhantes e até mesmo, para nossos colaboradores”, enfatizou a Terapeuta Ocupacional.

A artesã Francisca Coelho, especialista em doces, falou sobre a experiência de ensinar mulheres que diariamente tem a difícil missão de enfrentar a dor de um tratamento oncológico pediátrico, muitas longe de casa e do aconchego da família.  “Pra mim é um prazer compartilhar com estas guerreiras um pouquinho do que eu também aprendi com alguém. Fazer chocolate é fácil. Basta seguir algumas dicas como a prática da higienização, temperatura e a utilizar a forma correta. Aqui nós optamos por formas menores para fazer o recheio e o objetivo maior é que elas possam produzir os chocolates da Páscoa para seus filhos e também no futuro ter uma renda extra”.

Para a mãe de uma das crianças em tratamento, Raquel Dias, a oficina foi muito mais que um aprendizado. Segundo ela, foi à oportunidade de unir ainda mais mulheres com histórias tão diferentes. “Nós estamos aprendendo hoje e futuramente será muito importante pra gente fazer em casa. É muito fácil de fazer e eu gostei bastante. Aqui somos todas amigas, parceiras de hospital, e além de aprender ficamos mais próximas, e, vamos projetar quem sabe no futuro, vender os ovos e ter uma renda a mais”, declarou a mãe do pequeno Danilo de três anos que há cinco meses faz tratamento oncológico no HRBA.

Na manhã da quinta-feira, no auditório do HRBA, o Bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale e a Pastora Rizia Amazonas, da Igreja Internacional da Restauração, fizeram um Culto Ecumênico sobre a Páscoa para os colaboradores, acompanhantes e pacientes do HRBA. “Pra mim é um privilégio estar aqui próximo de pessoas tão carentes da palavra de Deus. A Páscoa representa a ressurreição e o verdadeiro sentido da Semana Santa é a Vida”, falou a Pastora que juntamente a Dom Flavio visitou cada paciente internado no HRBA. 

Em meio às atividades da Semana Santa o Bispo da Diocese de Santarém participou da programação, conversou com pacientes, acolheu crianças e falou sobre seu sentimento em fazer parte deste projeto de humanização. “O hospital é um lugar onde se vive a expectativa da Semana Santa e do Domingo de Páscoa, no sentido do sofrimento, da cura e às vezes se vivência a morte na fé da ressurreição. Este é um lugar que vive a Esperança, a Morte e a Vida, pra mim este é um momento único”, declarou o Bispo.

À tarde, finalizando a programação, os artistas do Circus Mirage realizaram uma apresentação especial para as crianças do HRBA. O artista circense, Fábio Mirage, falou sobre a expectativa de realização desta apresentação. “Não adianta a gente querer lutar por raça, religião, time porque no final tudo vai nos levar a um único lugar e ninguém é diferente. Hoje enquanto eu jogo os malabares essas crianças estão em uma cama observando e de alguma forma elas estão ali dançando, sorrindo e isso, sem dúvida, não tem dinheiro que pague. O lado social pra gente é muito gratificante. O circo é sensacional, mais isso daqui é inesquecível”, falou emocionado

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância de realizar a Páscoa dentro de um hospital como o HRBA. “Muitas pessoas passam a Páscoa conosco e não tem oportunidade de estar com a suas famílias. Por isso, nós resolvemos fazer este ano uma programação especial e a Páscoa veio até o Hospital. Isso representa muito para as pessoas que estão internadas, e tornar o hospital um lugar mais agradável é muito importante e contribui para que as pessoas estejam mais abertas ao tratamento, trazendo só coisas boas. Parabéns a toda Família HRBA que realizou uma programação de Páscoa maravilhosa, e acima de tudo, humana”, finalizou Hebert.