quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Humanização é fundamental para um tratamento de qualidade

Nesta quarta-feira (5), comemora-se o Dia Nacional da Saúde. E, trabalhar nessa área, é ter a responsabilidade de zelar pelo bem maior das pessoas: a vida. Proporcionar um atendimento completo e de qualidade deve ser a missão de cada profissional e de cada instituição de saúde. Mas, para isso, faz-se necessário, além de tratar a doença, oferecer apoio social e psicológico para compreender os medos e anseios dos pacientes.
“A principal ‘alma’ do tratamento humanizado é o respeito. É lembrarmos que, sempre no processo assistencial, nós temos pessoas cuidando de pessoas. Do outro lado do consultório, na mesa de cirurgia, no leito do hospital, nós temos uma pessoa, que tem anseios físicos, em função da patologia, mas tem também anseios sociais e emocionais”, explica o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hebert Moreschi.
O atendimento humanizado faz parte do planejamento estratégico e da política de integração profissional do Hospital Regional do Baixo Amazonas - administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).
A equipe médica deve se comunicar com o paciente, esclarecendo as dúvidas e mostrando como será o tratamento. Ao sentir o ambiente acolhedor, o paciente consegue estabelecer uma relação de confiança com os profissionais e, assim, segue corretamente o tratamento, que se torna mais rápido e efetivo.
Para o paciente, o tratamento humanizado significa uma recuperação mais rápida e satisfatória. Para o hospital, uma maior rotatividade de leitos, já que os usuários ficam menos tempo. Mas, para funcionar, todos os profissionais devem estar conscientes dessa importância para o resultado do tratamento.
“Atende-se holisticamente e igualmente o paciente, avaliando individualmente cada necessidade. A humanização não é só o tratamento cordial, é, também, um tratamento efetivo. Ele vai sair curado e satisfeito”, contextualiza a Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniella Mengon.
O Hospital Regional do Baixo Amazonas tem várias ações permanentes de humanização. A Rádio HRBA, fundada em 2011, por exemplo, busca tornar o ambiente hospitalar mais receptivo, para que usuários e acompanhantes possam ter momentos de descontração, entretenimento e informação. Tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor faz parte do tratamento humanizado.
Outro exemplo é o projeto ‘ABC Brincando no HRBA’, que proporciona um processo educacional dentro do ambiente hospitalar, como forma de incluir e permitir que as crianças em tratamento de longa permanência possam ter atividades condizentes com suas necessidades. O projeto - implantado em 2013, em parceria com o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) - atende em média até seis crianças por dia. Todos os dias têm atividades práticas.
Sediado em Santarém, o hospital atende a população de 20 municípios da Região do Baixo Amazonas. É o único centro de saúde especializado em oncologia do interior da Amazônia; possui a certificação nível três da ONA – Organização Nacional de Acreditação, o que atesta sua gestão de excelência e alta resolutividade médica. A taxa de satisfação dos pacientes internados – média entre janeiro a junho deste ano - é de 85,89%. A dos pacientes externos é de 84,58%. Além disso, o HRBA é um hospital de ensino, abrigando acadêmicos em um programa de Residência Médica.
É importante que a instituição de saúde ofereça estrutura adequada e condições de trabalho satisfatórias para o desenvolvimento profissional. “Quando o profissional se sente seguro, tem a possibilidade de fazer o melhor. E isso tudo contribui para o atendimento humanizado”, diz Hebert Moreschi.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Crianças recebem educação regular no HRBA

Luan está sempre atento aos ensinamentos da professora

Nesta segunda-feira (3), começaram as aulas da rede municipal de ensino de Santarém. Ao todo, 59.840 alunos estão matriculados nas escolas espalhadas pela cidade e zona rural do município. No meio desses milhares de estudantes, estão Luan Gabriel da Silva, de 5 anos, e Élida Keila de Sousa, de 7 anos. Só que, ao invés de irem até a escola, é a escola que vem até eles.
Os dois estão em tratamento de longa permanência no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) – administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) – e desenvolvem atividades pedagógicas adaptadas às suas necessidades, nos próprios leitos.
Élida enche de orgulho a sua mãe
“É gratificante vê-la aprendendo, porque isso é muito bom para o desenvolvimento dela. Ela saber as letras como se fosse uma criança que estivesse lá fora, para mim, é muito gratificante”, diz Eda Pereira, mãe da Élida.
A menina está no HRBA desde os seis meses de vida. Ela tem neuropatia congênita, que acarreta problemas no funcionamento dos nervos. Luan, que está no HRBA desde os 10 meses de idade, enfrenta o mesmo problema que Élida. Mas isso não é motivo para deixar de estudar.
“Depois que começou, demonstrou um interesse muito grande em querer aprender sempre mais. Ele é muito curioso e isso faz bem para ele”, conta a mãe de Luan, Eliana da Silva.
A professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Silvânia de Sousa, é uma das responsáveis por repassar os conteúdos aos dois, por meio de atividades lúdicas e práticas de leitura e de escrita. “Eu procuro facilitar a aprendizagem deles, principalmente através do lúdico. Eles gostam e aprendem bastante”, diz.
As duas crianças são matriculadas na rede municipal de ensino de Santarém e recebem, no HRBA, conteúdo equivalente ao repassado nas escolas. As atividades fazem parte do projeto educacional ‘Escolarização Hospitalar’.
Eliana se emociona com o desenvolvimento do filho
O projeto iniciou em março de 2014 e possibilita que as crianças não tenham prejuízo educacional enquanto estão em tratamento, recebendo atendimento tanto da professora do ensino especial, como também da professora do ensino regular. Os encontros são realizados de segunda a quinta-feira, de 14h às 16h30 (dependendo da disponibilidade das crianças).
A iniciativa partiu das mães das crianças, que foram até a escola realizar a matrícula e solicitar à Secretaria Municipal de Educação (Semed) atendimento especializado. A partir disso, a Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA passou a acompanhar todo o processo de ensino e aprendizagem.
“É extremamente gratificante ver o desenvolvimento cognitivo do Luan e da Élida depois que começaram a estudar. Este é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, corroborado pela Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/96, e o HRBA apoia e fomenta a Escolarização Hospitalar”, afirma a coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão.

Élida se dedica às atividades  

HRBA participa de mais uma edição do Projeto Viva a Vida levando atendimentos médicos, fisioterápicos e nutricionais à comunidade

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) - administrado pela Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) – mais uma vez será parceiro do Sistema Tapajós de Comunicação na realização do projeto Viva a Vida. O HRBA vai prestar serviços médicos, fisioterápicos e nutricionais.
No dia 6 de agosto, a equipe do HRBA vai até o bairro São Francisco para oferecer atendimentos nutricionais e fisioterápicos. A população do bairro Jutaí (dia 17 de agosto) e do bairro Santana (dia 21 de agosto) também vai receber esses atendimentos. Aos moradores do bairro Vigia, no dia 27 de agosto, serão oferecidos atendimentos médicos, além da assistência de fisioterapia e nutrição.
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, ser parceiro do projeto é importante por levar cidadania e proporcionar uma melhor qualidade de vida às comunidades que têm maior dificuldade de acesso a diversos serviços. “É com grande alegria que mais uma vez participamos do projeto Viva a Vida, pois ele é uma grande oportunidade de levarmos importantes serviços a diversas comunidades”.
Este ano, o HRBA vai investir na divulgação de informações quanto à importância de uma alimentação equilibrada para a prevenção de doenças e uma vida saudável. “Temos plena consciência de que, quando a sociedade se mobiliza, o resultado é excelente. Onde existe cidadania, com certeza as drogas e a violência têm maior dificuldade de disseminação”, afirma Moreschi.

VIVA A VIDA
O projeto Viva a Vida, realizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação, já atendeu mais de 85 mil pessoas em 13 anos. Por meio do projeto, são oferecidas diversas ações de cidadania, educação e saúde à população de Santarém. As atividades deste ano começaram na segunda-feira (3) e vão até o dia 29 de agosto. A comunidade de Perema e os bairros São Francisco, Diamantino, Santo André, Jutaí, Uruará, Santana, Pérola do Maicá e Vigia serão beneficiados.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Dom Cláudio Hummes visita HRBA, abençoa pacientes e elogia qualidade dos serviços

O pequeno Gabriel recebe a benção de Dom Cláudio

O cardeal Dom Cláudio Hummes esteve no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, na tarde de sábado (1º), onde  percorreu várias alas da instituição para abençoar a vida de pacientes e acompanhantes, sempre dando uma palavra de força e esperança. Ele também  conheceu o trabalho realizado pelos colaboradores do hospital, que é referência no interior da Amazônia.
“É fundamental encorajar as pessoas que estão sofrendo e demonstrar que são amadas, queridas e que todo mundo está torcendo. O tratamento não se faz apenas profissionalmente, mesmo com toda a tecnologia, o paciente precisa sentir isso. Esse encorajamento é fundamental”, afirma o cardeal.
Ele visitou diversos setores e abençoou dezenas de vidas. O paciente Francisco dos Santos ficou muito feliz com a visita do cardeal. “É muito significante receber a presença de um homem de Deus no momento em que mais precisamos. A fé é fundamental para enfrentar nossas doenças e superar nossos problemas”, diz Francisco, que vai passar por uma cirurgia no estômago.
Dom Cláudio é presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB e ficou impressionado com estrutura e os serviços oferecidos pelo HRBA – administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). “Foi um boa surpresa encontrar um hospital de tamanho porte com estrutura de qualidade e excelência em trabalho. Eu visito toda essa Amazônia e sempre encontro bastante precariedade, o que é preocupante, e encontrar um ponto como este aqui é uma boa notícia”, elogia Hummes.
O Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, ressaltou a importância da visita do religioso como parte da humanização do tratamento. “É uma honra muito grande. Nós enxergamos os pacientes em todos os aspectos, e isso faz parte da humanização, levando conforto e encorajamento em todas as áreas. Ele é uma pessoa que faz um trabalho importantísimo no Brasil e até fora, levando a palavra de Deus”, conta. 
Dom Cláudio Hummes havia planejado uma visita mais longa à região, este mês, mas foi chamado com urgência pelo Papa Francisco para ir a Roma participar de um encontro com prefeitos de grandes cidades do mundo. Após o encontro, ele chegou a Santarém no dia 23 de julho. Durante esses dias, esteve, também, em Óbidos e Itaituba. Ele retornou para São Paulo no domingo (2).
Mensagem do Arcebispo Emérico de Juíz de Fora, Dom Eurico Veloso, presidente da Pró-Saúde, a Dom Cláudio Hummes