quinta-feira, 2 de junho de 2011

Médicos do Hospital Sírio Libanês e Hospital Universitário Federal da Paraíba visitam Hospital Regional de Santarém


Médicos do Hospital Sírio Libanês e acadêmicos de medicina da UEPA

Na última semana, em virtude da programação do 1° Curso de Cirurgia Laparoscópica, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, recebeu os médicos Dr. Paulo Araújo, Dr. Paulo Corrêa e Dr. Marcelo Averbach, cirurgiões gerais e proctologistas, especialistas em cirurgias laparoscópicas do Hospital Sírio Libanês e do Hospital Universitário Federal da Paraíba.
Profissionais do HRBA no Centro Cirúrgico
Acompanhados do Dr. Fábio Tozzi - Coordenador do Curso, os médicos conheceram a estrutura, instalações e interagiram com as equipes médicas do Hospital Regional. Durante as visitas, fizeram destaque aos modernos equipamentos disponíveis no Centro Cirúrgico, à qualidade técnica dos profissionais e à complexidade dos procedimentos que são realizados no HRBA.
Dr. Marcelo Averbach enfatizou que a realização das vídeo-aulas de Cirurgia Laparoscópica só foi viável devido a estrutura existente e o comprometimento de toda equipe com a educação em saúde. “Gostei muito da estrutura, equipe e organização do HRBA. A tecnologia e recursos que o Hospital possui e disponibiliza à População da Região, proporciona uma excelente qualidade de atendimento e tratamento”, destacou Dr. Marcelo.
Acadêmicos de Medicina no HRBA 
Para o Hospital Regional, o reconhecimento feito pelos conceituados médicos mostra o compromisso do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA, e da Gestão da Pró-Saúde com a Região Oeste do Estado. “ Além de levar assistência em saúde de média e alta complexidade, o Governo do Estado do Pará e a Pró-Saúde tem o compromisso de investir no desenvolvimento e formação de novos profissionais de saúde para nossa região. Sabemos da dificuldade de interiorização médica, então a melhor alternativa é formarmos profissionais aqui e o HRBA tem toda condição para isso. Estamos na fase final de celebrarmos o convênio com a UEPA para implantação da residência médica em nosso hospital e a parceria com esses profissionais de referência nacional e internacional só trará mais qualidade aos novos profissionais médicos, e por consequência, saúde resolutiva e de segurança à População do Oeste do Pará”, afirma Meredith Barcelos, Diretora Administrativa e Financeira do HRBA, representando a Direção Geral.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Hospital Regional investe no desenvolvimento e formação de profissionais médicos com o 1° Curso de Cirurgia Laparoscópica


Acadêmicos e Médicos no 1° Curso de Cirurgia Laparoscópica do HRBA

Corpo docente do curso
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, promoveu gratuitamente nos dia 26 e 27 de maio, o 1° Curso de Cirurgia Laparoscópica para médicos e acadêmicos de medicina do Oeste do Pará. O corpo docente altamente especializado formado pelos médicos, Dr. Paulo Araújo, Dr. Paulo Corrêa e Dr. Marcelo Averbach, utilizou uma metodologia teórica e prática através vídeo-aulas de cirurgias feitas com tecnologia laparoscópica.
Os procedimentos cirúrgicos foram realizados e comentados ao vivo do Centro Cirúrgico do HRBA com transmissão para o Auditório, onde médicos e acadêmicos observaram detalhes de cada intervenção cirúrgica, como por exemplo, Colecistectomia com Colangiografia, Doença de Refluxo, Retossigmoidectomia, Colectomia Direta, Promonto Fixação e Herniorrafia Inguinal.
Além dos procedimentos ao vivo, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a parte teórica do tema, como a História e a Base da Laparoscopia Cirúrgica, Anestesia em Cirurgia Laparoscópica, Laparoscopia em Oncologia e muito mais.
Dr. Marcelo comentando procedimento ao vivo
Para o Dr. Marcelo Averbach, a participação dos acadêmicos mostrou que eles possuem compromisso com o ensino e que estão buscando estar atualizados com as novas tecnologias. “Foi impressionante a presença do público jovem e participativo. Também gostei muito da organização do HRBA, com a alta tecnologia que o Hospital possui, principalmente no Centro Cirúrgico, e que oferece à População da Região uma excelente qualidade de atendimento e tratamento”, destacou Dr. Marcelo.
Dr. Fábio Tossi - Coordenação
A iniciativa para realização do Curso foi dos médicos, Dr. Fábio Tossi, Dr. Marcos Fortes, Dr. Alberto Tolentino, Dr. Sélvio Fernando e Dr. Ronaldo Guimarães, com total apoio da Pró-Saúde, uma entidade que tem responsabilidade sócio-ambiental e compromisso com a educação e desenvolvimento profissional em todos os Hospitais que administra. Para o Dr. Fabio Tozzi, um dos Coordenadores do Evento, apoiar esse tipo de iniciativa é fundamental para estimular os futuros médicos a fixarem residência na região e para que em breve o HRBA venha a ser reconhecido como um Hospital Universitário. "A SESPA, Pró-Saúde e Hospital Regional do Baixo Amazonas têm como missão levar assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade à População Oeste do Pará. Mas, algo tão importante quanto isso é o compromisso que a nossa parceria tem de trazer formação e desenvolvimento profisional para nossa Região. Trouxemos profissionais reconhecidos nacionalmente para a realização desse grande evento e o resultado não poderia ser outro, que não fosse sucesso total!", conclui Dr. Fábio, que é médico Cirurgião Geral do HRBA e Coordenador do Curso de Medicina da UEPA.