segunda-feira, 8 de abril de 2013

Hospital Regional de Santarém: Acadêmicos voluntários recebem treinamento para atuarem no “Cantinho da Alegria”



Na última semana, o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou uma atividade de integração com 25 acadêmicos da Universidade Estadual do Pará (UEPA), que irão atuar diretamente com os pacientes das Clínicas Pediátrica e Oncológica em um espaço denominado “Cantinho da Alegria”. A atividade iniciou às 14 horas no auditório e teve como principal objetivo repassar aos acadêmicos as normas e rotinas de funcionamento do Hospital para que todos possam iniciar o trabalho de motivação, entretenimento e lazer com segurança, o que contribuirá para a rápida recuperação dos pacientes.

O “Cantinho da Alegria” já existe há dois anos, mais desde 2009, projetos de motivação já acontecem em parceria com a Universidade Estadual do Pará como informou a Coordenadora do Projeto Edna Galvão. “Nestes quase quatro anos à frente do projeto, nós tivemos vários projetos de pesquisa, e uma dissertação de mestrado foi desenvolvida a partir de um trabalho nosso aqui no “Cantinho da Alegria” Estes trabalhos provaram que houve uma maior adesão da criança a partir dessa experiência de brincar no hospital e a gente viu junto aos pais das crianças um aumento na autoestima. Eles se sentem valorizados, tanto pelo hospital quanto pela participação da Universidade. São mais pessoas dando carinho”, falou Edna Galvão.

Segundo a Pedagoga do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), Celiane Garcia Paz, o “Cantinho da Alegria” é um complemento ao tratamento médico que contribui no desenvolvimento psicossocial e psicomotor das crianças das Clínicas Pediátrica e Oncológica. “O hospital oferece este espaço para que a criança se desenvolva e se recupere de forma mais rápida. Aqui eles não estão só brincando, estão aprendendo e desenvolvendo atividades psicomotoras Esse trabalho é acompanhado por toda a equipe do HRBA e nós recebemos muitos elogios dos pais”, disse Celiane Garcia

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, ressalta que as atividades desenvolvidas no “Cantinho da Alegria” demonstram o compromisso do HRBA com a Humanização do atendimento.” Aqui no HRBA percebemos o ser humano em todos os seus aspectos: físico, psicológico e social. Comprovadamente, projetos como o “Cantinho da Alegria” contribuem de forma significativa para transformar o HRBA num ambiente mais acolhedor, agradável e, principalmente, humano. Por consequência, é estabelecida uma relação de confiança entre nossos profissionais e pacientes, o que melhora o resultado do tratamento proposto”, finalizou Hebert.

Hospital Regional de Santarém implanta o Comitê de Humanização

*Luiz Gustavo, Gabriela Fortes, Gustavo Oliveira, Meredith Barcelos, Wagner Caldeira e Igor Leonard
Alinhado às diretrizes da Politica Nacional de Humanização (PNH), o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, nomeou na última semana, os membros do Comitê de Humanização do HRBA. A iniciativa surgiu a partir dos debates realizados no I Seminário Macrorregional do Norte, realizado nos dias 20 e 21 de março, em Manaus (AM). 
 
No evento discutiu-se sobre a importância de inserir a Sociedade no processo de melhoria contínua dos Serviços de Saúde Pública no Brasil. A Presidente do Comitê de Humanização, a Diretora Administrativo-Financeira do HRBA, Meredith Barcelos, falou que a sua participação e da Coordenadora do Grupo de Humanização, Gabriela Fortes, no Seminário foi determinante para a implantação do Comitê. “Nós temos diversas atividades relacionadas à Humanização dentro do HRBA. Mas, eram atividades que não estavam organizadas dentro de um Planejamento Institucional único. A PNH preconiza isso. A partir deste Seminário, nós decidimos mudar a estratégia de trabalho para que todos os requisitos da PNH fossem contemplados. Dessa forma, o HRBA se torna pioneiro na aplicação integral da PNH em nossa região”, falou a Presidente.

Gabriela Fortes e Meredith Barcelos
O seminário contou com a participação de todas as cidades do norte e um dos pontos base da discussão foi o envolvimento de toda a Sociedade. “Nós discutimos a participação da Sociedade, do Usuário do Trabalhador, do Gestor, a formação dos profissionais, a integralidade do serviço, a interdisciplinaridade, a transversalidade e tudo o que a PNH preconiza. Fizemos várias reuniões, rodas de conversas e dentro dessas rodas cada um foi expondo a sua forma de trabalhar a PNH”, enfatizou Meredith.

No total, 15 pessoas, ligadas aos mais diversos serviços do HRBA, usuários e convidados passam a integrar o Comitê. Segundo o Diretor Geral do HRBA, a implantação do Comitê de Humanização traz benefícios diretos aos usuários, profissionais e acompanhantes. ''É impossível pensarmos numa assistência à saúde com qualidade e segurança sem que a Humanização seja um requisito fundamental. E é importante lembrar que a Humanização deve estar presente em todas as relações, sejam elas entre profissionais e usuários, o hospital e seus profissionais e, também, entre os próprios profissionais. O Comitê, alinhado à Política Nacional de Humanização, determinará as diretrizes dos trabalhos dentro do HRBA. Com certeza essa ação contribuirá para a melhoria contínua dos serviços do Hospital, e os maiores beneficiados são os nossos usuários'', concluiu Hebert.

O Comitê de Humanização é composto por representantes do Serviço de Fisioterapia, Psicologia, Recursos Humanos, Enfermagem, Serviço Social, Serviço de Atendimento ao Usuário, Recepção e Atendimento, Educação Permanente, Hotelaria, Comunicação, Qualidade, Corpo Docente, Clínica Médica, Usuários e SESPA.

*Seminário em Manaus, na foto da esquerda para direita: Luiz Guilherme Martins (Coord. de PNH do Pará); Gabriela Fortes (Coord. GTH do HRBA); Gustavo Nunes de Oliveira (Presidente Nacional de PNH); Meredith Barcelos (Presidente CH do HRBA); Wagner Caldeira (SESPA/Marabá); Igor Leonard Cruz (Coord. GTH – HR Breves).