quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Campanha de doação de órgãos cresce em Santarém



O Dia do Doador de Órgãos, que transcorrerá no dia 27, já está sendo celebrado pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sediado em Santarém. Desde o início do mês, a Organização de Procura de Órgãos (OPO), que opera os procedimentos do HRBA para a captação, vem promovendo ações de incentivo à doação de órgãos no município.
O hospital ainda não realiza transplantes, mas está habilitado a captar válvulas do coração, fígado, rins e córneas. Desde 2012, quando esse serviço foi implantado, já foram captados 45 órgãos e tecidos, encaminhados para outros hospitais do país que fazem transplantes. Muito embora se perceba uma mudança de comportamento da população, o crescimento do número de doadores é lento em função das barreiras, que passam pela falta de informação, preconceito e temor.
COMUNIDADE ENVOLVIDA
Em parceria com os alunos do curso de psicologia do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), de Santarém, o hospital promove em Alter do Chão, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), a difusão dos procedimentos sobre doação; a ação ocorre em plena Festa do Sairé, que atrai, neste mês, milhares de turistas à vila balneária localizada cerca de 40 km do centro de Santarém. O festival segue até o dia 21.
“São importantes as parcerias públicas e privadas com o intuito de envolver a comunidade para desmistificar a doação e esclarecer dúvidas que ainda impedem a autorização da captação”, diz o enfermeiro da OPO Tapajós, Renê Pimentel.
Durante este mês, a iluminação da fachada do hospital administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), tem a cor verde, em alusão ao mês do doador.  A estratégia é envolver toda a comunidade na campanha. Gradualmente, setores da população de Santarém estão se envolvendo com as ações do HRBA, absorvendo conceitos, procedimentos e o sentido humanitário da doação de órgãos. Durante a Semana da Pátria, por exemplo, os alunos do Colégio Dom Amando e da Escola Municipal Frei Fabiano desfilaram ostentando faixas com mensagens de incentivo aos doadores.
O encerramento da campanha ocorrerá com um workshop, nos dias 24 e 25, na Universidade do Estado do Pará (Uepa). Durante o evento, vão ser abordadas questões técnicas sobre transplantes. O assunto ganha dimensão no Regional de Santarém porque a campanha se insere nos objetivos de preparar o hospital para, no futuro, fazer transplantes.
“As captações de órgãos realizadas no HRBA possibilitaram dezenas de pessoas, que estão na fila de espera por um transplante, obter essa nova oportunidade, que representa em muitos casos, a continuidade da própria vida”, diz o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.
Desde a sua constituição em 2012, a OPO do Hospital Regional do Baixo Amazonas já identificou e notificou mais de 56 pacientes em morte encefálica, com a possibilidade de se captar órgãos e tecidos de 50% dos pacientes para fins de transplante. No entanto, apenas oito famílias concordaram e autorizaram as doações.
As principais causas das negativas estão relacionadas ao desconhecimento familiar sobre o desejo de doação do falecido, ao fato de os familiares desejarem manter a integridade do corpo e o receio de haver demora na liberação do corpo.
“É impossível termos transplantes sem que haja a doação. A doação é um ato de amor e que salva vidas. Esse é um trabalho preparatório para que no futuro tenhamos também transplantes sendo realizados em nosso hospital, beneficiando toda a população do oeste e de outras regiões do Pará”, afirma Moreschi.


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Com programação especial, Rádio HRBA comemora 4 anos



J. Silva, locutor oficial da Rádio HRBA

A Rádio HRBA completou, na terça-feira (15), quatro anos de fundação. Para comemorar a data, uma programação especial foi realizada durante todo o dia. Sete locutores consagrados em Santarém comandaram a programação da Rádio, levando muita música, informação, reflexão e humor aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.
Geisa de Oliveira, da Guarany FM, abriu a programação, com muita música e interatividade com os ouvintes. Em seguida, Nataly Santiago, da 94 FM, assumiu o microfone e deu sequência na mesma batida. Nelson Mota, também da 94 FM, veio em seguida, trazendo mensagens reflexivas e grandes sucessos da música nacional. Maricota e Sibiê, da Princesa FM, deram um show de humor. Acivan Monteiro, da Guarany FM, e Raik Pereira, da Rádio Rural de Santarém, fecharam o dia festivo da Rádio.
A programação também contou com sorteio de brindes, garantindo a interação dos ouvintes internos do HRBA – hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).
RÁDIO HRBA
A Rádio HRBA, fundada em 15 de setembro de 2011, é considerada a primeira rádio do Brasil, dentro de um hospital, a desenvolver uma programação interativa diária voltada para usuários, acompanhantes e colaboradores.
“É com muita satisfação e excelentes resultados que comemoramos o quarto aniversário da Rádio HRBA, que é um projeto de muito sucesso. Ela faz parte das ações voltadas à humanização da assistência, que tornam o ambiente hospitalar mais receptivo e agradável e influencia diretamente na adesão do paciente ao tratamento proposto”, afirma o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Geisa de Oliveira

Nataly Santiago
Nelson Mota
Maricota, ganhadora do sorteio e Sibiê

Acivan Monteiro e Raik Pereira