quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cirurgia de redução de estômago passa a ser indicada para obeso leve com diabetes



A Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) divulgou documento recomendando a inclusão da cirurgia bariátrica entre as alternativas de tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade leve, ou seja, com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 30 e 35. Hoje, a intervenção cirúrgica só é realizada em diabéticos com IMC 35 ou mais.
No Brasil, continua valendo uma resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), segundo a qual a cirurgia bariátrica só pode ser feita em obesos com IMC acima de 40 - ou de 35, se houver complicações como diabetes, hipertensão ou doença cardiovascular. A entidade afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai analisar o posicionamento da IDF e pode rever a regra brasileira.
O anúncio da IDF foi feito anteontem, durante o 2.º Congresso de Intervenção para Terapia do Diabete Tipo 2, nos Estados Unidos. O documento, assinado por 20 especialistas no tema, recomenda também a inclusão da cirurgia no protocolo primário do tratamento de pacientes com IMC acima de 35. Isso significa que a intervenção cirúrgica passaria a ser uma das primeiras opções dos médicos nesses casos.
Segundo Ricardo Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica, a tendência mundial é que o IMC deixe de ser o fator mais importante para indicação da operação e passe a ser a avaliação clínica do paciente e a gravidade de comorbidades como hipertensão e apneia do sono.
- Novos estudos têm mostrado que a mortalidade não aumenta à medida que aumenta o IMC. Essa não deve ser a única ferramenta para determinar o tratamento.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Hospital Regional leva informações sobre Oncologia à Comunidade em parceira com o Projeto Ação Saúde e Cidadania


No último dia 27 de março, o Bairro da Matinha, em Santarém (PA), foi escolhido para mais uma edição do Projeto Ação Saúde e Cidadania, desenvolvido por profissionais de diversas áreas que voluntariamente organizam e mobilizam órgãos e instituições ligadas à saúde, cidadania, beleza, diversão e informação.
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará participou ativamente do Projeto com orientações sobre Prevenção ao Câncer e Consultas de Enfermagem. Os profissionais do HRBA distribuíram panfletos com informações sobre os tratamentos de Quimioterapia e Radioterapia para a Comunidade. As orientações sobre o Serviço de Oncologia abordaram o conceito de cada tratamento, seus benefícios e possíveis efeitos, importância da descoberta da doença ainda no início e o acesso da comunidade aos serviços prestados pelo Hospital Regional.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, participar de atividades solidárias junto à Comunidade é investir na prevenção e mostrar o compromisso social que a Pró-Saúde e HRBA têm com a sociedade. “O Hospital Regional tem como objetivo principal levar assistência de média e alta complexidade a toda População do Oeste do Pará. Mas, a Pró-Saúde tem como grande valor institucional e acredita que a informação adequada sobre hábitos saudáveis é uma das melhores formas de se investir em Saúde. Uma Comunidade bem informada com certeza será uma Comunidade mais saudável”, afirma Hebert.
Os moradores da Matinha e bairros vizinhos também receberam dicas de Prevenção à Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, Testes de Glicemia e Verificação de Pressão Arterial, Dia da Beleza (atividades de manicure, pedicure, corte de cabelo, etc.), Emissão de Documentos e outras atividades. De acordo com a Coordenadora do Projeto Ação Saúde e Cidadania, Haila Ibanez, o principal objetivo é fazer com que a População conheça e tenha pleno acesso aos Programas de Saúde e passem a agir de forma preventiva. "Hoje estamos aqui com várias instituições ligadas à saúde em nosso município para que a População do Bairro da Matinha possa conhecer as atividades que cada órgão desenvolve, e principalmente, que essas ações sirvam de mecanismo de prevenção à diversas doenças. Além disso, que possam ter facilidades com a emissão de documentos.”
O Projeto Ação Saúde e Cidadania irá realizar outras atividades nos próximos meses em vários bairros de Santarém, levando informação e aproximando à população mais carente das instituições de saúde e cidadania.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cientistas apontam novo alvo para a vacina contra a Aids


Uma pesquisa norte-americana publicada pela revista científica “PLoS One” sugere um novo alvo para a vacina contra a Aids. Segundo cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber, um filamento do HIV chamado em inglês de V3 loop pode ser o alvo ideal para a vacina.
Os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico que atacam esse filamento conseguem oferecer proteção contra vários subtipos do vírus. Esse é considerado um pré-requisito para qualquer vacina contra Aids, uma vez que os vírus passam por mutações muito rapidamente. Há hoje milhões de diferentes estirpes agrupadas em diversos subtipos genéticos, ou “clados”.
Os cientistas fizeram um anticorpo monoclonal – um preparado de milhões de anticorpos idênticos, retirados de um ser humano positivo para um clado específico do HIV. Em seguida, injetaram os anticorpos em macacos expostos a um clado diferente do vírus. Os pesquisadores já sabiam que os anticorpos se agarrariam a uma porção do V3 loop dos vírus, mas não tinham certeza se isso protegeria os macacos da infecção – o que aconteceu.
“Estudos anteriores mostraram que tais anticorpos conseguem proteger macacos da infecção dentro de um clado; mas à medida que mais clados do vírus da Aids evoluem, não estava claro se tais anticorpos poderiam atravessar para diferentes clados e evitar a infecção. Agora temos uma resposta”, afirmou a Dra. Ruth Ruprecht, autora da pesquisa.
Para transformar a descoberta numa vacina, os cientistas terão de encontrar uma maneira de focar as respostas do sistema imunológico na pequena parte do V3 loop que é compartilhado por vírus de diferentes clados. Assim, o próprio organismo conseguiria gerar os anticorpos contra o vírus.

Fonte: G1, em São Paulo 

domingo, 3 de abril de 2011

Hospital Regional: Certificação Nacional em Análises Clínicas




O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, através da empresa parceira Global Lab – Medicina Diagnóstica, responsável pela Gestão e Operacionalização do Serviço, recebeu o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais conferido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
Durante o ano de 2010, o Laboratório do HRBA foi acompanhado pela Control Lab, empresa especializada em Certificação de Qualidade e Confiabilidade de Laudos de Análises, para cumprir todos os Ensaios de Proficiência.

Conceito
O Ensaio de Proficiência é uma ferramenta eficaz para determinar o desempenho da fase analítica do laboratório. Aliado ao controle interno e a uma gestão comprometida com a qualidade. Promove um profundo conhecimento dos processos de análise e garante a confiabilidade dos seus resultados. Também conhecido como controle externo, é uma sistemática contínua e periódica, constituída por avaliações de resultados obtidos pelo laboratório na análise de materiais desconhecidos que simulam pacientes.

Benefícios
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a Certificação de Qualidade do Laboratório é o reconhecimento do empenho e comprometimento da parceira Global Lab para a melhoria contínua dos serviços. “A Certificação de Qualidade e Confiabilidade do Laboratório de Análises Clinicas é uma excelente notícia. Um resultado adequado de um exame realizado é fundamental para direcionar o médico para determinar qual o melhor tratamento a ser proposto ao paciente. Além disso, demonstra o comprometimento da Global Lab com a qualidade e segurança da assistência prestada pelo Hospital Regional de Santarém, e a maior beneficiada é a População do Oeste do Pará”, afirma Hebert.