quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas recebe mais uma premiação nacional pela sua Gestão e Auditoria de Prontuários

Comissão Organizadora e Hospitais Premiados no XII AudHosp

Com a apresentação de dois projetos durante o XII Congresso Nacional de Auditoria em Serviços de Saúde e Gestão da Qualidade na Assistência, realizado no período de 10 a 13 de setembro, na cidade de Águas de Lindóia, São Paulo, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela parceria entre Governo do Estado do Pará e Pró-Saúde, obteve mais uma premiação nacional com a apresentação do projeto “Meu Prontuário é Ouro” elaborado pela Auditoria de Enfermagem. O projeto, de responsabilidade da Enfermeira Manuela Cunha, foi o único da região norte a ser apresentado durante o Congresso, fato que demonstrou para os hospitais do sul e sudeste as boas práticas de Gestão e Auditoria de Prontuários realizadas no maior hospital do Oeste Paraense, que hoje serve de referência para o tratamento de casos de média e alta complexidade nos Estados do Pará, como também para Amapá e Roraima na especialidade de Oncologia. 

De acordo com a enfermeira Manuela Cunha, auditora de prontuários de enfermagem, no total dois projetos foram apresentados durante o XII Congresso, que é realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais do Estado de São Paulo. “Foram apresentados dois resumos: 'A Importância da Implantação da auditoria Interna nas Evoluções de Enfermagem de um Hospital no Município de Santarém', que era um estudo analítico descritivo das evoluções dentro dos nossos prontuários nos últimos sete meses e fizemos uma avaliação de 1771 prontuários e chegamos a um excelente resultado e o outro é o projeto 'Prontuário Ouro' que existe há uma ano dentro do hospital e que de acordo com os parâmetros, que são quesitos, recebe o registro de prontuário ouro, prata ou bronze naquele mês e o Centro Cirúrgico por ser diferente e ter menos indicadores recebe a premiação em estrelas 1,2,3”, explicou a enfermeira ao citar os projetos trabalhos no HRBA e expostos no Congresso Nacional.

A participação deste evento, segundo a enfermeira, surgiu a partir da busca pela melhoria nos serviços, como uma espécie de capacitação. “Tudo começou com a busca por congressos e eventos relacionados a melhoria nos nossos serviços e ai encontrei o XII Congresso Nacional de Auditória em Serviços de Saúde e Gestão da Qualidade na Assistência que é promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais do Estado de São Paulo, este é um congresso de renome nacional, que tem uma grande credibilidade. O nosso trabalho além de representar Santarém, o Oeste Paraense, nós representamos a região norte e recebemos o primeiro lugar com meu “Prontuário é Ouro”, enfatizou a auditora após citar que o stande do HRBA recebeu inúmeras visitações e que o trabalho desenvolvido pelo Hospital Regional em Santarém chamou a atenção de hospitais do sul e sudeste do país.

O trabalho realizado pela Auditoria de Enfermagem no HRBA incentiva não apenas a desburocratização do prontuário, como também o estímulo do colaborador a finalizar a assistência multiprofissional, pratica que recebeu elogios pela coordenação do XII Congresso Nacional. Reconhecimento que deixa toda a equipe multiprofissional do HRBA de parabéns pelo empenho na prestação dos serviços. “Como muito bem foi dito pela presidente da Federação é muito gratificante para a Federação ver que um trabalho fora do eixo Sudeste, Sul do país, um projeto do Norte do país, do interior de estado, em um Hospital de alta e média complexidade foi muito bem desenvolvido, e sendo referenciado para todo o restante do país”, complementou Manuela após inteirar que durante a avaliação ocorre uma disputa saudável entre os diversos setores de assistência para conquistar o título “Meu Prontuário é Ouro”.


Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a conquista de mais esse reconhecimento nacional demonstra a maturidade dos processos assistenciais implantados e a qualidade dos profissionais de Santarém e Oeste Paraense. “ Disponibilizar assistência de média e alta complexidade fora dos grandes centros é um enorme desafio. Por isso, estamos muito orgulhosos de recebermos mais esse reconhecimento nacional. Fica muito claro que os processos implantados no HRBA estão alinhamos às melhores práticas existentes no mercado da saúde e hoje servem de modelo para todo o País. Além disso, demonstra a qualidade dos nossos profissionais e que todo investimento na formação tem trazido grandes resultados. Parabéns à Enfermeira Manuela Cunha, por liderar o processo de Auditoria de Enfermagem, e principalmente, a toda “Família HRBA” pela competência, qualidade, segurança e humanização que leva a todos os nossos usuários”, concluiu Hebert.