quinta-feira, 27 de junho de 2013

HRBA realiza premiação aos “Colaboradores Destaques” e comemora os Aniversariantes do Serviço Higienização e Limpeza

Como parte integrante da programação mensal do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), neste mês de junho o Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) realizou a premiação dos “Colaboradores Destaque” e Aniversariantes dos meses de maio e junho. A programação foi realizada nos dias 5 e 25 de junho, no auditório do HRBA pela manhã e noite, como forma de abranger todos os mais de 80 profissionais do serviço que intercalam atividades nos turnos manhã, tarde e noite. Nesta edição foram premiadas as colaboradoras Alessandra da Silva e Maria Luzenira Paula Alves, destaques de maio, Deize Tatielly Lubacheweski Freitag e Silvia Maria da Silva e Silva, destaques de junho.
 
Durante os eventos foram parabenizados os aniversariantes Karla Almeida de Sousa Sena, Nilzete Maria Gualberto da Silva, Benilson Amaral, Neurielem Ferreira de Carvalho, Raquel Sousa do Carmo, Elielma de Sousa Cunha e Jacilene Sousa Soares. Dentro do programa de valorização profissional, a programação “Colaborador Destaque e Aniversariantes do Mês” chegou a sua terceira edição com um novo formato que possibilitou medir o grau de satisfação pelo serviço prestado segundo os clientes internos, para escolha dos homenageados.

 “Conforme tínhamos definido no último mês, a partir de agora, nas reuniões mensais de premiação, o critério de avaliação será o grau de satisfação do cliente interno. Então, o gestor de cada área que utiliza os serviços do SHL preenche uma pesquisa de satisfação da higiene e limpeza realizadas, classificando-as em ótimo, bom, regular e ruim. O registro é validado pelo Líder do SHL e os profissionais que tiverem o melhor resultado serão premiados”, informou Diego Vione, Diretor de Apoio do HRBA. “A mudança estimula tanto o colaborador a desempenhar um bom serviço, como também de ser valorizado e motivado através do reconhecimento dos seus clientes internos”, enfatizou.

O resultado da mudança dos critérios de avaliação para conceder a premiação de “Colaborador Destaque” alcançou o resultado esperado pela Direção do HRBA. O primeiro foi a assiduidade e pontualidade nos meses de março e abril, que resultou na redução do nosso índice de absenteísmo e maior pontualidade da equipe. Agora já conseguimos avaliar o desempenho do trabalho prestado por eles, que a cada dia melhora. Toda a equipe do SHL tem evoluído significativamente, concluiu Diego.






quarta-feira, 26 de junho de 2013

Hospital Regional de Santarém: Saúde e Sustentabilidade!


Com o objetivo de sensibilizar profissionais, usuários e a comunidade sobre a importância do correto gerenciamento de resíduos sólidos, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), por meio da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRAP), realizou na última semana uma vasta programação alusiva a “IV Campanha de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Prevenção de Acidentes com Pérfurocortantes”. A programação contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e organizações voltadas às causas sociais e ambientais, tais como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), Centro de Referência e Saúde do trabalhador (CEREST) e o Instituto Gestor de Pesquisas na Amazônia (IGPA). 

A abertura do evento aconteceu no auditório do HRBA e teve a participação de profissionais e usuários que assistiram a apresentação do Coral Infantil Municipal de Santarém, além da palestra do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos e a importância da reciclagem. “Os avanços que vão acontecer em nossa cidade devem partir da gestão integrada e o Hospital Regional, pelo seu tamanho e complexidade, hoje é a instituição de saúde que gera mais resíduos hospitalares. O HRBA tem a preocupação e já trabalha o gerenciamento destes resíduos, e as práticas que são executadas aqui precisam servir de base e referencial para outros empreendimentos ligados ao setor de saúde”, falou o Secretário após informar que em Santarém a Coordenadoria Municipal de Saneamento (CESAN) atua junto a SEMMA na destinação correta dos resíduos sólidos e que, futuramente, o município implantará a coleta seletiva.

Além da palestra ministrada pelo Secretário, os participantes também receberam informações sobre preservação ambiental e sustentabilidade, prevenção de acidentes com pérfurocortantes e controle de pragas no meio ambiente. “Estamos com atividades e ações dentro da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos visando orientar não só os nossos profissionais,  e sim toda a comunidade sobre a importância de realizar o descarte corretamente dos resíduos sempre seguindo a classificação de cada um deles, de forma que após o termino do seu tempo de vida útil ele não venha  contaminar o meio ambiente”, explicou a Coordenadora da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do HRBA, Enfermeira Sheila Oliveira. 

A programação contou ainda com atividades lúdicas, exposição de produtos confeccionados a partir de material reciclável, plantio de mudas típicas da Amazônia e que estão em extinção como o “Pau Rosa”, do qual se extrai um óleo perfumado que serve de matéria-prima para perfumes de marcas internacionais conhecidas, e a “Preciosa”, árvore da qual as populações tradicionais e a indústria farmacêutica utiliza a casca, folhas e sementes para produção de um chá com propriedades fitoterápicas podendo ser utilizado como analgésico, anticonvulsivo, antidepressivo, antimicrobial, anti-séptico e bactericida.

O fechamento da programação foi marcado por um desfile temático com roupas confeccionadas a partir de resíduos hospitalares recicláveis. Cada serviço do HRBA apresentou sua candidata ao título de  “Miss Reciclagem 2013”. Após avaliação de uma banca de jurados e da plateia o primeiro lugar ficou  com Francivane de Oliveira Almada, representante da farmácia. O segundo lugar foi para Compras com a colaboradora Fernanda de Oliveira Almada e o terceiro ficou com a Central de Material Esterilizado, representado pela colaboradora Cristiane Picanço. 

Para o Diretor Geral, Hebert Moreschi, o evento serviu para reforçar o compromisso do HRBA, SESPA, Pró-Saúde e todos os profissionais com o desenvolvimento da assistência à saúde sustentável.” Tivemos uma semana muito especial no HRBA. É impossível pensarmos em qualidade de vida e saúde sem que a questão ambiental esteja inteiramente envolvida. O ser humano faz parte do meio ambiente. Influencia, modifica e também é influenciado e modificado por ele. Por isso, a preocupação de que nossos processos estejam em plena conformidade com o meio ambiente. Mas,  nosso maior objetivo é termos pessoas que além de ser excelentes profissionais, também sejam cidadãos exemplares e levem para suas famílias e comunidade as informações recebidas aqui no HRBA. Dessa forma, estamos tomando medidas práticas para garantir o futuro de nossas próximas gerações”, concluiu Hebert.