sexta-feira, 27 de março de 2015

Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza integrações acadêmicas para 2015

Interação com acadêmicos da UEPA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), pertencente ao Governo do Estado do Pará e administrado pela Pró-Saúde, realizou, neste mês de março, a  1ª. Integração Acadêmica 2015.  O evento abre as portas para os acadêmicos que pretendem realizar estágio curricular através da parceria entre o HRBA e as instituições de ensino superior, públicas e privadas. Este ano, a integração acadêmica alcançou 931 participantes entre acadêmicos, professores, coordenadores de cursos e pessoas que pretendem desenvolver atividades de extensão nas dependências do Hospital.
O Hospital Regional de Santarém tem se firmado na região norte do Brasil como referência em diversos serviços de média e alta complexidade, e vem se consolidando ao longo dos últimos dois anos também como referência em ensino e pesquisa, recebendo, em média, 300 acadêmicos por mês das cinco maiores universidades de Santarém.
Segundo a coordenadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), Claudiléia Pereira Galvão, o processo de integração acadêmica é requisito obrigatório para a realização das atividades de ensino. “É o momento em que o HRBA disponibiliza informações sobre as normas, diretrizes e rotinas. São precauções importantes para o controle de infecção hospitalar, orientações sobre segurança no trabalho, identificação para acesso ao hospital, utilização do prontuário do paciente e como evoluir de forma correta”, declarou Claudiléia.
O HRBA, por meio da DEP, recepciona todos os acadêmicos dos cursos de fisioterapia, enfermagem, psicologia, radiologia, medicina, farmácia, serviço social, educação física, pedagogia e administração das instituições de ensino superior, dentre estas o Hospital Regional possui parceira com as Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).  Dentre todos os participantes dos vários cursos e projetos, destacamos o Curso de Medicina da UEPA, os quais aderiram a esta formação compreendendo a importância das informações multiplicadas para a melhoria da qualidade das atividades práticas de ensino no HRBA.
Atualmente, o maior quantitativo de alunos no HRBA é do curso de medicina, o qual se divide entre internato e habilidades clínicas, onde os estudantes passam o maior tempo de suas atividades desenvolvendo práticas de ensino em serviço no hospital.
Para que seja realizado o estágio curricular no Hospital Regional, os acadêmicos passam por uma formação, na qual conhecem normas e rotinas do HRBA que são fundamentais para que as atividades de ensino sejam desenvolvidas de forma que preserve a segurança do acadêmico e especialmente dos usuários dos serviços.
Segundo o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, essa apresentação é essencial para o desenvolvimento dos futuros profissionais. “ Hoje, além de ser uma referência assistencial em média e alta complexidade, o HRBA também se destaca na Região Norte do País como um hospital formador de profissionais em saúde. Isso vai de encontro há um dos requisitos da nossa missão, que é formar profissionais para atuarem nos municípios do Oeste do Pará, que são extremamente carentes de profissionais e por isso possuem baixa resolutividade. Com esse trabalho, estamos construindo um futuro muito melhor para a Saúde da nossa Região”, concluiu Hebert.




terça-feira, 24 de março de 2015

Hospital Regional de Santarém promove cuidados com a tuberculose

                 

                  A tuberculose é a doença infecto-contagiosa que mais mata no Brasil e o bacilo de Kock, popularmente conhecido como tuberculose, é transmitido facilmente através das gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse do paciente infectado que esteja com outras pessoas em ambientes fechados e pouco ventilados.
                O Hospital Regional de Santarém, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, registrou nos últimos seis anos 38 pacientes com a doença, todos provenientes de complicações graves que a doença desenvolveu durante o tratamento domiciliar. Os pacientes em Santarém são, em sua totalidade, atendidos pela rede municipal de saúde, através dos serviços prestados nos postos de saúde. Apesar da baixa quantidade de notificações registradas no HRBA, a realidade mundial é preocupante, pois estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença.
                De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado; e rouquidão. Para evitar o contagio, o Hospital Regional recomenda a vacinação obrigatória da vacina BCG para crianças menores de um ano, fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

A doença
                A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença. A tuberculose pode ser causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. caprae. Entretanto, do ponto de vista sanitário, a espécie mais importante é a M. tuberculosis.

 O Dia
                No dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
             Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo. O Brasil está entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Fonte: Portal da Saúde e SCIH-HRBA.

segunda-feira, 23 de março de 2015

HRBA promove campanha de orientação preventiva sobre cuidados com os rins


Com uma programação especial organizada pelo setor de nefrologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, a população de Santarém (PA) pode comemorar o Dia Mundial do Rim com exames básicos e orientações de saúde, disponibilizadas gratuitamente no Parque da Cidade, no último dia 12.  O evento foi uma parceria entre o HRBA e a empresa Life Care, responsável pelo setor.
Para os praticantes de caminhada, corrida, esportistas amadores, e para as famílias que passavam pelo Parque da Cidade o fim de tarde foi diferente. Com uma estrutura de sonorização e iluminação montada para dar o clima de festa e chamar atenção, a equipe multiprofissional da nefrologia do HRBA colocou à disposição exames de glicemia, aferição de pressão arterial, controle do IMC e orientações nutricionais e médicas. Aproximadamente 150 atendimentos foram realizados em pouco mais de duas horas de serviços.
A preocupação com o crescente aumento de pacientes renais motiva a realização de campanhas preventivas durante todo o ano. Hoje, apenas no Hospital Regional de Santarém, 146 pacientes estão em tratamento de hemodiálise e outros 40 aguardam na fila por uma vaga, segundo informações da Central Regulação do município de Santarém. "O HRBA é um hospital de média e alta complexidade. Mas, temos a certeza de que a promoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e atividade física regular, é o melhor caminho para uma melhor qualidade de vida", conclui o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.