sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Hospital Regional de Santarém comemora um ano da reestruturação do Serviço de Fisioterapia



No final do mês de julho foi comemorado o aniversário do primeiro ano de funcionamento do Serviço de Fisioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde. Reestruturado e inaugurado pelo Governador do Estado Simão Jatene, no dia 20 de junho do 2011, o Serviço de Fisioterapia do HRBA conta com uma estrutura completa, totalmente equipada com modernos aparelhos e composta por profissionais capacitados para reabilitação de pacientes. Hoje, o Serviço é motivo de orgulho para toda a equipe, pois tem sido considerado um serviço de referência e de qualidade por usuários e médicos.
A dona de casa, Márcia Dezincourt (48), utiliza o Serviço de Fisioterapia há dois meses no Hospital Regional de Santarém, no complemento de um tratamento oncológico. Seus objetivos são: aumentar a força muscular, melhorar a sensibilidade e diminuir a dor no braço direito. Os trabalhos consistem em fortalecimento do membro através de exercícios Cinesioterápicos, uso de faixas elásticas, exercícios resistidos para melhorar a sensibilidade e eletroterapia para o alívio das dores. “O tratamento oferecido no HRBA é excelente.  Já tive melhora significativa desde que iniciei a fisioterapia. Os profissionais estão de parabéns por toda paciência,  dedicação e pelo caráter motivador da equipe de fisioterapeutas responsáveis pelo meu tratamento”, destaca Márcia.
Para a Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniella Mengon, a importância da comemoração é compartilhar com profissionais e pacientes a grande satisfação  do Hospital Regional em ter um Serviço reconhecido pela sua excelência. “Ganhamos em muito na qualidade da assistência, pois a fisioterapia dá suporte ao tratamento dos pacientes ambulatoriais, aos pacientes internados nas UTI(s) e nas Unidades de Internação, possibilitando maior rapidez ao processo de recuperação”, ressalta Daniela.
O Coordenador do Serviço de Fisioterapia, Antônio Jonas Rocha da Silva, destaca a importância da data para os profissionais. “Completamos um ano de plena atividade aqui no Hospital Regional. Isso marca a carreira dos fisioterapeutas, pois estamos trabalhando em um hospital que visa a excelência na assistência e é referência no Estado do Pará”, disse Jonas.
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o Serviço de Fisioterapia é imprescindível para a assistência prestada pelo Hospital Regional. “A reestruturação do Serviço de Fisioterapia foi uma etapa importante no desenvolvimento dos serviços de alta complexidade para a nossa região. Ele é fundamental no processo de recuperação de diversas especialidades, tais como a Neurocirurgia, Oncologia, Traumatologia e Ortopedia. Além disso, estamos caminhando a passos largos para tornar o HRBA um Centro de Referência em Traumatologia e Ortopedia reconhecido pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), e Ministério da Saúde. Para atingirmos esse objetivo, um excelente Serviço de Fisioterapia é fundamental, e isso nós já temos”, conclui Hebert.