terça-feira, 24 de abril de 2012

Hospital Regional comemora o Dia Mundial da Voz em grande estilo



Uma programação especial foi montada pela equipe de Fonoaudiologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará para atender aos profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho na cidade de Santarém e para a equipe do HRBA.
Profissionais de imprensa local e outros interessados estiveram presentes no primeiro dia da programação, que aconteceu no dia 16 de abril, Dia Mundial da Voz. As palestras ministradas pelas fonoaudiólogas do Hospital Regional, Edlúcia Irinéia e Maria do Carmo Costa Neta, abordaram o tema “Saúde e Higiene Vocal: Conheça sua voz. Seja amigo da sua voz!” No segundo dia foi a vez da do HRBA serem beneficiados com as importantes informações sobre saúde vocal e noções de anatomia e fisiologia com o trato vocal. Orientações de higiene e exercícios vocais adequados que preparam para o uso da voz no dia-a-dia evitando alterações decorrente do mau uso e abuso vocal. Mais de 100 profissionais do Hospital Regional e de Imprensa participaram do evento.
Para a fonoaudióloga Edlúcia Irinéia, o objetivo de conscientizar os profissionais quanto ao uso da voz e a população em geral sobre a importância da saúde vocal foi alcançada. “A avaliação é positiva, pois começamos a perceber que os profissionais já estão se preocupando com o uso correto da voz e com os cuidados básicos para manter sempre a voz em boas condições. Queremos agora fazer com que essas informações alcancem os professores, pois sabemos do uso excessivo da voz no dia-a-dia”, enfatizou a fonoaudióloga do HRBA.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a iniciativa do Serviço de Fonoaudiologia foi brilhante e de fundamental importância para todos os profissionais de dependem da voz para exercerem suas atividades. “A ideia de convidar os profissionais que utilizam a voz como seu instrumento de trabalho, como por exemplo, os comunicadores da imprensa local e os educadores, foi maravilhosa. Afinal esses profissionais são fundamentais para a nossa sociedade, para informar-nos sobre o que acontece no mundo e também para educar nossas crianças, jovens e adultos. Tenho certeza de que todos saíram com informações importantes sobre os hábitos saudáveis e os cuidados necessários com a voz. Nossa equipe do Serviço de Fonoaudiologia está de parabéns pelo excelente evento”, conclui Hebert.