quarta-feira, 14 de agosto de 2013

HRBA e Concessionária de Energia (CELPA) buscam soluções para problemas no fornecimento de energia elétrica


Na última segunda-feira, 12, a Direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e executivos da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Santarém estiveram reunidos para buscar soluções que possam dar fim às constantes oscilações de energia elétrica que estão causando transtornos para a prestação de serviços essenciais de saúde à População de Santarém e Oeste do Pará. O HRBA vem sofrendo já algum tempo com problemas sérios no fornecimento de energia que ocasionaram danos em diversos equipamentos, dentre eles a Ressonância Magnética, Hemodinâmica e Acelerador Linear (Radioterapia).

Durante a reunião, o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, explicou a necessidade de melhorias no fornecimento de energia elétrica e dos prejuízos causados. “Nós somos o segundo polo de tratamento oncológico de todo o Estado do Pará e também referência para outros Estados. Em hipótese alguma podemos paralisar serviços, principalmente a Radioterapia, que assiste aos nossos pacientes oncológicos. Já tivemos diversos equipamentos danificados que as peças de reposição são importadas e de alto custo. Isso faz com recursos que poderiam ser empregados, por exemplo, na aquisição de materiais, medicamentos e instrumentais cirúrgicos sejam destinados a consertos de equipamentos. E o pior, os equipamentos parados prejudicam a assistência a nossa população”, disse o Diretor Geral do HRBA.

O Diretor de Apoio do HRBA, Diego Vione, falou do estudo realizado no segundo semestre de 2012 que apontou algumas falhas no fornecimento de energia. “Foram registrados no período de uma semana 50 eventos transientes que são afundamentos ou sobretensões no meio da tarde, com nosso Centro Cirúrgico,  Ressonância Magnética e demais serviços a pleno vapor”, informou Diego Vione, explanando aos executivos os problemas antigos vivenciados pelo HRBA e que podem comprometer a assistência à saúde da população.

Estiveram presentes a reunião executivos e engenheiros da concessionária que reconheceram falhas no sistema e se propuseram a tomar medidas e buscar meios para solucionar o problema ainda nesta semana. “Nós podemos ver melhorias no sistema para minimizar o problema nesse trecho. Vamos traçar um plano de ação para a vegetação e pontos quentes com as inspeções termográficas. Assim acionaremos a linha viva e faremos a limpeza da fiação. Sabemos que as pipas e papagaios são  um grande problema. Vamos acionar o serviço de poda e a inspeção. Eu acredito que isso já irá dar uma resposta”, disse o Executivo de Manutenção, Francinei Sena.

O Executivo de Relacionamento da CELPA, Alexandro Freitas, e os demais executivos, ainda propuseram outras mudanças como a transferência da Subestação Tapajós para a Subestação Santarém que deverá ser realizada no dia 18 deste mês. Após esta mudança, os Executivos da Concessionária se comprometeram a retornar ao HRBA para fazer uma avaliação e verificar se houve melhoria na prestação do serviço. Eles também informaram que vão envolver a Supridora de Energia da Região, a Eletronorte, pois além de problemas na distribuição existem diversas dificuldades na energia que chega à Santarém para ser distribuída.
 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SESPA, HRBA, SEMSA e Instituto Ronald McDonald desenvolvem parceria para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil

Equipe SESPA, SEMSA, HRBA e Instituto Ronald McDonald
Com atuação em 12 estados, o que representa 106 municípios atendidos, o Instituto Ronald McDonald realizará em Santarém a capacitação de 514 profissionais da saúde por meio do “Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil”.  A capacitação será viabilizada pela parceria entre Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA), Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA), Instituto Ronald McDonald e HRBA, através do  Serviço de Oncologia Pediátrica
Dr. Marcos Fortes, Dr. Valdenira Cunha, Hebert Moreschi e a Dr. Alayde Vieira
De acordo com uma das Coordenadoras do Programa, a Oncologista Pediátrica do HRBA, Dra. Alayde Vieira,  este é um projeto pioneiro e único no Estado do Pará. “Nós vamos capacitar os profissionais da saúde, começando pela  Rede Básica para identificar uma criança com suspeita de câncer e, ao mesmo tempo, vamos criar uma rede de informações que viabilizará um fluxo mais rápido para essa criança chegar ao nosso polo de atendimento, que é o Hospital Regional”, informou a Dra. Alayde.
Livro de apoio ao curso de capacitação
A médica oncopediatra do HRBA também relatou que o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil ajuda a diminuir o tempo de espera entre o diagnóstico e o inicio do tratamento. Atualmente o câncer infantil é a segunda maior causa da morte em crianças e adolescentes, só perdendo para os casos de morte violenta. Em Santarém, a capacitação será direcionada para profissionais da saúde. “Inicialmente iremos capacitar 514 profissionais que formam a Rede Básica (médicos, enfermeiros, técnicos e os agentes comunitários de saúde), e depois multiplicar para todo o centro regional, que inclui os municípios próximos de Santarém”.
A Secretária de Saúde do município de Santarém, Dra. Valdenira Cunha, falou sobre a vinda deste programa. “É de uma importância enorme trazer as oncopediatras para estarem capacitando os profissionais da área da saúde, desde os agentes comunitários até o médico, a equipe da estratégia da saúde da família inteira, para identificar precocemente o câncer na criança. Com certeza teremos um melhor índice de cura”, declarou a Secretária Municipal de Saúde.
O médico Cirurgião Oncológico e Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Dr Marcos Fortes, falou sobre a evolução da assistência oncológica em Santarém. “A cada dia que passa nós estamos crescendo de uma maneira segura, madura e sólida. O Serviço de Oncologia iniciou a pouco tempo, cinco anos, é um serviço jovem que está se tornando bastante forte e intenso. Hoje somos uma referência regional, recebendo pacientes de outros Estados. Temos reconhecimento nacional e agora com o interesse do Instituto Ronaldo Mcdonald e outras entidades parceiras, podemos dizer internacional”, enfatizou Dr. Marcos
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, também manifestou seu entusiasmo com a implantação da parceria. “Estamos muito felizes com os resultados obtidos pelo HRBA nos últimos anos. É uma evolução rápida e consistente para um tempo tão curto. A implementação da Oncopediatria e a parceria com o Instituto Ronald Mcdonald com certeza são passos importantes para que possamos detectar precocemente e tratar os casos de câncer nas crianças e adolescentes de nossa região. Além do aspecto assistencial, temos que ressaltar o atendimento humanizado, pois é muito melhor para nossas crianças que elas sejam acompanhadas perto de seus familiares, e a descentralização do atendimento oncológico viabiliza isso”, concluiu Hebert.