sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Acompanhe as Obras para Ampliação das UTI(s) do Hospital Regional de Santarém

As Obras de Ampliação das UTI(s) foram iniciadas na segunda quinzena do mês de agosto, com a abertura do acesso para entrada de equipamentos e matéria-prima necessária para a fundação. O investimento feito pelo Governo do Estado do Pará na obra será de R$ 2.719.942,30. A fundação da obra e lage de cintamento já estão concluídas para iniciar o levantamento das paredes de vedação e lage de cobertura em tempo hábil, conforme estabelecido no cronograma da obra. No total serão 540 m² de ampliação total da área das UTI(s). O prazo total de execução da obra completa é de 150 dias, conforme informou Jaciclei Antônio Aguiar, Engenheiro responsável.
Para o Coordenador da UTI Adulto no HRBA, Dr. Antônio Carlos Alves, é uma obra de extrema importância, pois promoverá a expansão nos atendimentos de alta complexidade e, consequentemente, maior qualidade e resolutividade nos serviços prestados pelo hospital. “Com a ampliação dos leitos de UTI, a população de Santarém e toda Região Oeste só tem a ganhar. Hoje, temos uma certa limitação por conta do número de vagas, pois quase todos os nossos pacientes necessitam de UTI. Esta ampliação será extremamente importante, pois permitirá, além de uma melhor prestação de serviços, a possibilidade de expandir os procedimentos cirúrgicos da alta complexidade”,concluiu Dr. Antônio Carlos.
Com a ampliação das UTI(s), o Hospital Regional do Baixo Amazonas passará dos atuais 24 para 49 leitos. Hoje, o hospital dispõe de 07 leitos de UTI Adulto, 07 de UTI Pediátrica, 07 de UTI Neonatal e 03 leitos de Cuidados Intermediários (UCI). Após a conclusão da obra estarão disponíveis 20 leitos de UTI Adulto, 10 de Neonatal, 10 Pediátricos e 09 de UCI. 

 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém promove a “III Campanha para Prevenção de Acidentes no Ambiente Hospitalar”

Na última semana, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, realizou a “III Campanha de Prevenção de Acidentes com Materiais Pérfuro-cortantes e Fluídos Biológicos do HRBA”. A campanha deste ano teve como Tema: "A melhor prevenção é não se acidentar". A programação foi montada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - S.C.I.H, representado pela enfermeira Sheila Oliveira, em parceria com o Serviço Especializado em Saúde em Medicina do Trabalho – SESMT, representado pelo enfermeiro do trabalho Nelison Mota.
Para a enfermeira Sheila Oliveira, a campanha teve uma resposta bastante positiva. " O objetivo dessas campanhas é orientar os profissionais quanto as medidas preventivas de acidentes no ambiente de trabalho. O resultado da campanha foi bastante positiva, já que todos os profissionais dos setores onde foram realizados os trabalhos interagiram com o grupo, participaram das atividades propostas e responderam corretamente as questões. Também recebemos vários elogios sobre o método utilizado para repassar as informações que conseguiu prender a atenção de quem assistia, fazendo com que realmente entendessem as orientações", afirmou a enfermeira coordenadora do SCIH.
O evento iniciou na quarta-feira, 26, com a com divulgação da vinheta de vacinação na rádio interna do HRBA, a “Rádio HRBA”. A campanha de imunização beneficiou mais de 100 profissionais que tinham pendências na carteira de vacinação. Nos dias 27 e 28, o grupo visitou as UTI(s), Unidades de Internação, Centro Cirúrgico, Radioterapia, Quimioterapia, Hemodiálise, Acolhimento, Imagem, Ambulatório, Métodos Gráficos e Serviço de Higienização e Limpeza do Hospital Regional, onde foram repassadas orientações através de atividades lúdicas, como a apresentação da peça tetral "A dança das agulhas", dramatizando situações do cotidiano dos profissionais que podem gerar acidentes, e em seguida repassando as orientações de como proceder nesses casos. Também foi realizada a dinâmica da "Roleta das Perguntas", onde um profissional representando o setor que assistiu a apresentação girava uma roleta com perguntas sobre o tema e os procedimentos em caso de acidentes. Caso a resposta estivesse correta, o profissional recebia uma premiação.
“ Apesar de ser um tema constantemente debatido em todos os hospitais, os acidentes com pérfuro-cortantes continuam sendo um grande problema para a segurança dos profissionais de saúde. Para caminharmos em busca do acidente zero várias ações são necessárias como o estabelecimento de protocolos e rotinas. Mas, o aspecto fundamental para atingirmos essa meta é uma conduta profissional comprometida com a segurança. E para que isso seja um padrão para todos os nossos profissionais, o investimento na conscientização e treinamento é fundamental”, afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza Blitz na “I Campanha de Conscientização para Doação de Órgãos”

Na última quinta-feira, 27, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (C.I.H.D.O.T.T) do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, realizou uma Blitz na “I Campanha de Conscientização para Doação de Órgãos” na Orla da Cidade, onde foram distribuídos folders educativos e adesivos com o tema da campanha. O evento contou com o apoio de membros do Corpo Clínico do Hospital Regional: Dr. Evandro Aguiar, Cirurgião Torácico; Dr. Emanuel Espósito, Nefrologista e Dr. Antônio Carlos Alves, Cardiologista e Coordenador da CIHDOTT. Também participaram Acadêmicos da UEPA e FIT, Grupo Conviver, Compartilhar e Aprender (CCA), formado por membros da Associação dos Renais Crônicos. Além de Diretores, Coordenadores e profissionais de diversas áreas do HRBA.
Dr.Carlos Coordenador da CIHDOTT
"É muito importante promover essas campanhas, pois ainda existe muito preconceito quando se fala em Doação de Órgãos. Muitas barreiras que só serão quebradas através da disseminação da informação. Nosso objetivo com as campanhas é conscientizar a sociedade da necessidade de se praticar este ato. não somente de solidariedade, mas, principalmente de amor. Para alguém que espera na fila por uma doação, cada dia que passa é um desafio maior. O trabalho da CIHDOTT é aumentar estas posibilidades, através da divulgação da importância de ser um doador de órgãos e de se informar a família sobre este desejo", afirmou Dr. Antônio Carlos Alves, Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do HRBA.
A campanha que teve início no dia 09 de agosto, na Rádio HRBA, para a escolha do tema. A frase escolhida pela coordenação da campanha foi "Deixe um pouco de quem você ama viver em alguém. Doe órgãos!", elaborada por um profissional do Hospital e recebeu um prêmio no dia 20 de agosto no estúdio da Rádio HRBA.
CIHDOTT no Sairé 2012
No dia 13 de setembro, durante o tradicional festival folclórico da região em Alter do Chão, o Sairé,  que traz a Santarém todos anos um número significativo de espectadores vindos de diversos lugares do país e do mundo, a equipe da CIHDOTT promoveu atividades de conscientização sobre a importância de ser um Doador de Órgãos e Tecidos. O objetivo foi o de esclarecer as principais dúvidas sobre a Doação de Órgãos e Tecidos, tais como: Como ser doador; O procedimento após identificação do doador em potencial; Como funciona o Sistema de Captação de Órgãos; Quem pode ser Doador de Órgãos em Vida e Quem pode se beneficiar com um Transplante.
Dr. Emanuel com equipe da CIHDOTT
"Essa é a segunda campanha feita fora dos muros do Hospital. Tivemos a divulgação no Sairé e agora realizamos essa Blitz, no Dia do Doador de Órgãos. Nosso objetivo é promover mais campanhas nesse sentido, durante o ano, para conscientizar a sociedade da importância desse ato, levantar a discussão sobre o assunto e assim despertar o interesse em responder às questões levantadas. Enfatizamos bastante durante a campanha que a melhor maneira de realizar o ato da Doação é comunicar a família sobre este desejo. Só no Pará mais de 1.400 pacientes esperam por um transplante renal. Em Santarém são mais de 100 pessoas na fila de espera. Nossa expectativa é que, com a ampliação das UTI(s) no Hospital Regional e a implantação dos Transplantes, nós consigamos diminuir esse número cada vez mais. Com maior estrutura, a identificação de potenciais doadores será facilitada, o que contribui para o aumento dos diagnósticos e captação, além da possibilidade de se realizar transplantes intervivos", concluiu Dr. Emanuel Espósito, nefrologista do HRBA.
Dr. Evandro Aguiar participou da Blitz
"Infelizmente, muitas pessoas aguardam na lista de espera por um órgão. Algumas delas não suportam e morrem antes de terem a chance de um transplante. Outras pessoas têm muito medo de doar seus órgãos, às vezes por mero desconhecimento do que esse ato pode representar na vida de milhares de pessoas. É muito importante lembrar que a doação de órgãos não precisa ser feita somente após a morte encefálica, ela também pode ser feita em vida. Para que isso ocorra é fundamental que sejam feitos diversos exames, principalmente o de compatibilidade sanguínea. Pessoas em vida doam órgãos como um dos rins, parte do fígado, pâncreas ou pulmão, ou algum tecido (como a medula óssea). A doação consiste num ato de amor ao próximo", afirma Dr. Evandro Aguiar Azevedo, Cirurgião Torácico e Broncoscopia do HRBA.
Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, também prestigiou o evento e disse o quanto a doação de órgãos é importante. “Hoje no Brasil temos, aproximadamente, 70.000 pessoas na lista de espera para transplantes. Pelo número de transplantes realizados no primeiro semestre, atingiremos cerca de 6.000 transplantes realizados no final de 2012. A diferença entre esses números é muito grande. Claro que temos o fator estrutural que contribui para isso. Mas, sem dúvida, o principal motivo para que o número de transplantes não seja maior é o preconceito e a desinformação quanto à doação de órgãos. Não existem transplantes se a doação não for feita. Estamos trabalhando intensamente para que o Serviço de Transplantes esteja em pleno funcionamento no HRBA, no primeiro trimestre de 2013. Mas, já começamos a disseminar junto a nossa população as informações necessárias para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e tenhamos mais doações. Doar é um ato humano e que salva vidas!”, conclui Hebert.