sexta-feira, 5 de abril de 2013

Hospital Regional de Santarém e Grupamento Aéreo realizam “pouso teste” para construção de um heliponto



Com o objetivo de facilitar o resgate de pacientes oriundos de outros municípios e locais de difícil acesso, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESPA) e Grupamento Aéreo realizaram na tarde da última terça-feira, 2, um “pouso teste” da aeronave Guardião 5. O teste no heliponto atraiu a atenção de um grande público e marcou um novo tempo para a Saúde Pública da Região que poderá utilizar as dependências do HRBA para recepção de pacientes transportados por meio do serviço aeromédico.

O sargento do Corpo de Bombeiros do Pará, Cleison Martins, explicou que atualmente a equipe do resgate aéreo é composta por 16 integrantes, que por meio de revezamento, prestam um importante serviço a população. Ele explicou qual é a área de atuação do Grupamento aéreo. “O objetivo é prestar apoio a Segurança Pública como um todo, e também a Secretaria de Saúde, esse é um trabalho que já exercemos em Belém, Altamira, Marabá e agora aqui em Santarém”, explicou o sargento.

Além do militar que realiza a parte de salvamento, e resgate pelo Corpo de Bombeiros, a equipe também conta com policiais civis e militares. O Grupamento Aéreo é composto de piloto, co-piloto, mecânico, auxiliar de mecânico, dois tripulantes e apoio de solo. Em Santarém, este será o primeiro heliponto estruturado. “O heliponto ainda não está homologado. Mas, já serve como base para pouso por ser uma área segura para fazer o transbordo de material e pessoas. A Região Oeste possui municípios muito distantes e com resgate aéreo, o tempo resposta será bem menor e com o pouso no Hospital Regional será muito melhor”, enfatizou o militar.

Para a Secretária Adjunta da SESPA, Heloísa Guimarães, o apoio do Grupamento Aéreo demonstra comprometimento do Governo com a Saúde Pública do Oeste Paraense. “Nós estamos muito felizes de realizar esta iniciativa hoje, trazendo uma maneira segura e mais ágil de atendimento a População do Oeste do Pará. Essa é uma experiência vitoriosa na região metropolitana e este ano está sendo implantada aqui. Teremos não só o helicóptero. Daqui alguns meses disponibilizaremos um bimotor para atender os pacientes graves de urgência e emergência”, complementou.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou que este foi apenas um teste uma vez que, devido sua boa localização, o Hospital Regional poderá servir de base para acolhimento de pacientes vindos de outros municípios. “Nós construímos esta parceria com o Grupamento Aéreo para que tenhamos esta base aqui no Hospital Regional. Assim, o paciente que vier de outro município será resgatado, pousará aqui e encaminhado para assistência, conforme o seu perfil de atendimento. Fico muito feliz com os investimentos feitos e os avanços na Saúde Pública da nossa Região”, finalizou o Diretor.

Hospital Regional de Santarém recebe visita da Câmara de Vereadores

 A Direção Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) recebeu na tarde desta quinta-feira, 4, os Vereadores Sílvio Amorim, Ivete Bastos, Marcela Tolentino, Marcílio Cunha, Gerlande Castro, Nicolau do Povo, Geovane Aguiar, Paulo Gasolina, Chiquinho da Umes e Luiz Alberto Cruz para uma visita às instalações do HRBA que atende toda a Região Oeste do Pará. A visita foi agendada com os Vereadores no dia 26 de março, a convite do Diretor Geral, Hebert Moreschi, durante uma reunião com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santarém.
A visita teve inicio às 15h30min e os Vereadores puderam conhecer as Clínicas Médicas, Pediátrica, Oncológica, Sala de Exames da Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Radioterapia, Quimioterapia, Fisioterapia e UTI(s). O Presidente da Comissão de Saúde, Gerlande Castro falou sobre a visita.“O nosso objetivo é participar ativamente das ações de saúde no município de Santarém. Já nos reunimos com a Secretária de Saúde do município, com o Diretor Geral do Hospital Regional, e no futuro teremos uma Sessão Especial com todos os Secretários de Saúde do Oeste do Pará para debater melhorias para a qualidade da Saúde Pública”, declarou.
  A vinda dos Vereadores ao Hospital Regional possibilitou que os representantes eleitos pela população conhecem a estrutura física, equipamentos e profissionais do HRBA, além de esclarecer diversas dúvidas sobre o seu funcionamento e Sistema de Saúde da Região. “Chegam aos nossos gabinetes muitas reclamações. Mas, reclamações infundadas e o nosso papel é buscar informações, realizar os esclarecimentos e melhorar a questão da Saúde Pública que é um desafio mundial. Muitas reclamações estão relacionadas a atendimentos de baixa complexidade que deveriam ser feitos em outros hospitais e, até em outros municípios, e que estão sendo enviadas para o Hospital Regional”, disse o Presidente da Comissão de Saúde, após informar que acontecerá no próximo dia 30 de abril uma Audiência Pública com todos os municípios da Região para tratar sobre as responsabilidades de cada um em relação à Saúde Pública no Oeste do Pará.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a visita reforça a transparência na Gestão do HRBA e fortalece a parceria entre entidades importantes de nossa Sociedade. “Estou muito feliz com a visita dos nossos Vereadores. Os desafios da Saúde Pública em nosso país são muitos. A realização da Audiência Pública envolvendo todos os municípios da Região é uma ação importantíssima, pois Santarém é um município polo e recebe pacientes referenciados que poderiam ser assistidos na sua origem. Isso congestiona o atendimento nos Hospitais Municipal e Regional. A Câmara Municipal de Santarém dá um exemplo de trabalho e de união de forças para que juntos possamos trabalhar em prol de uma Saúde Pública melhor para nossa população”, concluiu Hebert.