quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hospital Regional: Informações e Humanização com a Inauguração da Rádio HRBA




Na tarde da última quinta-feira, 15, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, inaugurou a Rádio HRBA. Na cerimônia de inauguração estiveram presentes, o Gerente da Rádio 94 FM e Representante do Sistema Tapajós de Comunicação, Nelson Mota, Padre Edilberto Sena, Diretor da Rádio Rural de Santarém, Paulo Serique, Diretor Executivo do Sistema Guarany de Comunicação, o jornalista Clenildo Vasconcelos, representando a Rádio e TV Santarém e o Apresentador e Repórter Anilton César, representando a Rádio e TV Ponta Negra, além do Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, do Assessor de Comunicação, Amarildo Sena, demais diretores, coordenadores e profissionais do Hospital Regional.
A Rádio HRBA é uma idealização da Assessoria de Comunicação, através do Coordenador do Projeto, José Ronildo, que utilizou e aprimorou o sistema de som interno já instalado desde a construção do hospital. Com essa adaptação e inovação, o Hospital Regional de Santarém ganha mais uma ferramenta de comunicação interna e, principalmente, de humanização.
Os representantes dos veículos de comunicação se colocaram à disposição para contribuir com a programação da Rádio HRBA. “É uma iniciativa muito ousada e louvável ter uma rádio interna em um hospital, por isso nós do Sistema Tapajós de Comunicação nos colocamos à disposição para ajudar desde o primeiro momento em que fomos informados da idéia. Estamos muito felizes em poder participar desse momento tão importante. Parabéns à Direção do Hospital Regional!”, destacou Nelson Mota.
A Rádio HRBA vai veicular músicas regionais, sucessos da MPB e outros estilos musicais que sejam adequados ao ambiente hospitalar, além de mensagens aos usuários e programas de entrevistas levando informações sobre os hábitos saudáveis de saúde e prevenção à doenças. Também dará orientações sobre o funcionamento dos diversos serviços aos Usuários do HRBA. A inauguração contou com a benção do Padre Edilberto Sena. “Parabenizamos a iniciativa da Direção do Hospital em levar um pouco mais de atenção aos pacientes que se encontram em recuperação e aos seus familiares. Através da música e de mensagens motivadoras o paciente internado tem mais apoio, além dos médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais, a Rádio HRBA trará ajuda ao bem estar de todos”, ressalta o padre.
Todos os dias os profissionais e usuários poderão ouvir os noticiários locais através de um link com as emissoras de rádio, onde serão transmitidos os programas jornalísticos. Além dos noticiários, a Rádio HRBA vai divulgar as programações internas de treinamentos, reuniões,  aniversariantes, campanhas de interesse público, como por exemplo, estímulo à doação de sangue, e outras atividades.

Para o Diretor Geral, a Rádio HRBA representa um grande avanço para as ações do Hospital Regional. “Hoje foi um dia importantíssimo para Profissionais e Usuários do Hospital Regional. A inauguração da Rádio HRBA representa a fusão de vários fatores importantíssimos para nossa atuação, que são: processo de comunicação eficaz e a humanização da assistência, que são premissas da parceria entre o Governo do Estado do Pará, através da SESPA, e Pró-Saúde. Quando alguém é internado e precisa permanecer por um período no hospital, acaba se distanciando de suas atividades normais e isso acaba trazendo angústia. A Rádio HRBA levará informações e entretenimento aos nossos Usuários tornando o ambiente hospitalar mais alegre e acolhedor, e com certeza isso influenciará na adesão ao tratamento e recuperação de nossos pacientes”, afirma Hebert Moreschi.