sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Hospital Regional comemora 1° ano da “Rádio HRBA” e faz homenagem aos destaques da Comunicação

Na última quarta-feira,19, no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, aconteceu uma programação especial em comemoração ao 1° Aniversário da Rádio interna do Hospital Regional a “Rádio HRBA”.
Hebert Moreschi e Miguel Barbosa
Além da comemoração do sucesso do projeto que tem total aceitação por parte de usuários e profissionais do HRBA, o evento também fez uma homenagem aos destaques da Comunicação no Oeste do Pará. Representando o Sistema Tapajós de Comunicação estavam Vera Pereira, Diretora Executiva e Suelen Reis, Gerente de Jornalismo. Pelo Sistema Guarany de Comunicação esteve presente o Diretor Executivo, Paulo Serique. O repórter Anderson Pessoa representou a Rádio Rural de Santarém e a também repórter, Cristiane Sales, representou a TV Amazônia. O Diretor Geral da Rádio e TV RBA Santarém, Miguel Barbosa, parabenizou o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, pelo projeto inovador e manifestou sua satisfação em participar do evento.
Aguinaldo Porto Correa
Também prestigiou o evento o Sr. Aguinaldo Porto Correa, Diretor Operacional da Pró-Saúde, que falou sobre a importância da Rádio HRBA. “ A equipe do Hospital Regional de Santarém está de parabéns pelo sucesso da Rádio HRBA. Eu conheço muitos hospitais por quase todo o Brasil e nunca vi nenhum projeto com esse formato funcionando dentro de um hospital. Realmente é algo inovador, que faz a diferença para os pacientes e que merece o nosso reconhecimento”, diz o Sr. Aguinaldo.
Professor Ormano Souza
A programação contou com a palestra do Professor e Conferencista, Ormano Souza, com o tema : Como falar em público. Em seguida, os convidados assistiram à 2ª Edição do HRBA News, Jornal Humorístico Interno, produzido pelos locutores da Rádio HRBA. Após o momento de descontração, a Fonoaudióloga do HRBA, Edilúcia Irinéia, deu dicas de “Como cuidar da voz”.
Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA
Finalizando a programação, Hebert Moreschi fez a entrega dos Certificados para os profissionais do Hospital Regional que participaram do Curso de Locução em Rádio, promovido pela Assessoria de Comunicação do HRBA, e falou da sucesso do projeto. “ A Rádio HRBA é um projeto inovador e de grande aceitação entre profissionais e usuários. É uma idéia trazida pelo Jota Silva, da nossa Assessoria de Comunicação, e que leva entretenimento, música, informações gerais e orientações de saúde aos nossos usuários. Também é um fator motivacional para nossos profissionais, pois são eles que produzem e apresentam os programas da Rádio. E o mais importante, é que torna o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor. Isso tem reflexos importantes na relação entre o hospital e o usuário, influenciando de forma muito positiva na recuperação de nossos pacientes. Parabenizo a nossa talentosa equipe pelo sucesso da Rádio HRBA e agradeço aos parceiros da área de Comunicação de nossa região por apoiarem esse importante projeto ”, conclui Hebert.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza 3ª Captação de Órgãos para Transplantes

Na última terça-feira, 18, aconteceu no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, a 3ª Captação de Órgãos para Transplantes. O doador, do sexo masculino, tinha 21 anos e faleceu vítima de acidente de trânsito.
Segundo o pai do paciente, a decisão de doar os órgãos do filho foi tomada em virtude do desejo de perpetuar a vida do jovem ajudando a outras pessoas que aguardam na fila para transplantes. "Quando surgiu a possibilidade de manter nosso filho vivo, mesmo que fosse em outras pessoas, não houve dúvidas, toda família concordou com a doação, pois era nosso único filho. Ele estará sempre guardado em nossos pensamentos. Mas, com a doação, de certa forma, seu corpo também permanecerá vivo. Não tinhamos conhecimento nenhum sobre a doação. Quando fomos acolhidos aqui no hospital e informados que nosso filho poderia ajudar a tantas pessoas que aguardam na fila de espera por um transplante, nosso desejo de mantê-lo vivo se renovou, pois sabemos que de alguma maneira ele continuará entre nós", contou José Antônio, pai do doador.
Para o Dr. Emanuel Espósito, a realização da 3ª Captação de Órgãos no Hospital Regional é um momento de grande felicidade para toda a equipe envolvida no processo e ressalta a parceria do Instituto Médico Legal para a agilização da processo.
" Começamos esse ano fazendo a captação, com uma equipe relativamente nova, e nosso trabalho tem sido bastante proveitoso. Essa é nossa terceira captação, o que nos deixa muito contentes. Estamos nos estruturando e evoluindo, por que cada captação tem um detalhe novo e algo a aprender. Eu quero ressaltar a parceria com o Instituto Médico Legal. É previsto na legislação que o hospital pode fazer o processo em conjunto com o Instituto Médico Legal, para que o especialista do Instituto possa vir até o Hospital e realizar a necropsia aqui mesmo, para assim, minimizar o tempo de espera pela liberação do corpo do paciente. Então, desta vez, firmamos essa parceria e esperamos que se mantenha, até para que sirva de exemplo para todo o Brasil, porque na maior parte dos lugares existem dificuldades para isso acontecer. Quero agradecer a todos os envolvidos no processo, desde a transferência do paciente do Hospital Municipal de Santarém para a UTI do nosso hospital, a equipe da UTI, aos profissionais da CIHDOTT, Diretoria Técnica e equipe médica que não mediram esforços para que a captação acontecesse. Nossa expectativa é que 8 pacientes terão a oportunidade de sair da fila de espera por um transplante de rim, fígado, válvula cardíaca e córneas. E tudo isso só aconteceu porque houve a comoção da família, que nesse momento que todos sabemos é muito difícil, de perda e luto teve a sensibilidade para praticar esse ato de amor, de compaixão para com outras pessoas, e autorizar a doação", concluiu o Coordenador.
Para o Diretor Técnico do HRBA, Dr. Érik Jennings, essa parceira do Instituto Médico Legal com o HRBA para a captação de órgãos é muito importante. Quando alguém tem morte encefálica por acidente ou qualquer outra morte violenta e a família decide doar os órgãos, após a captação destes órgãos, o paciente tem que ser levado ao IML para ser examinado e ser dado o laudo da causa da morte. Porém, isso inclui mais tempo e transporte da pessoa que faleceu. Então, com os profissionais do IML vindo ao Hospital,o procedimento é feito por inteiro no hospital e todo o processo é agilizado. Isso ameniza muito o sofrimento da família, que já perdeu um ente querido e decide doar os órgãos.
Dr. Manoel Fernandes, médico perito legista do Instituto Médico Legal, fala da parceria. " A idéia de vir aqui para fazer a necropsia não é uma prática comum. Na verdade, o procedimento normal é o deslocamento até o IML, onde seriam feitos todos os procedimentos. Mas, visando o conforto da família, que passa por um momento tão difícil, nós fizemos esta parceria com o objetivo de diminuir o tempo para todo o processo de liberação e seu deslocamento ao local de origem da família. Dessa forma, valorizamos a importância de se permitir a doação de órgãos. Pois, apesar da perda ser um momento difícil para os familiares da vitima, existem outras pessoas que aguardam na fila de espera por um transplante, e que tem chances de se recuperar e ter uma melhor qualidade de vida. Muitas pessoas podem ser salvas através dessa doação. Doar é um ato de amor que deve ser valorizado e difundido. Assim poderemos ajudar muitas outras pessoas", afirma Dr. Manoel Fernandes.
Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA, explica a importância do momento vivido pelo Hospital Regional de Santarém. “O HRBA passa por um momento importantíssimo de sua história. Os serviços de Alta Complexidade estão sendo expandidos e podemos ofertar a cada dia mais resolutividade a nossa população. A realização da nossa 3ª. Captação de Órgãos mostra que o trabalho de sensibilização de nossa população em relação a importância da doação vem surtindo efeito. O relato do pai do paciente doador é de nos deixar emocionados. Ele consegui retratar exatamente o que representa o ato de doar. Quero enaltecer o trabalho de nossa equipe, a parceria e comprometimento do Instituto Médico Legal. Mas, agradecer à família pela decisão de doar, que representa vida para muitas pessoas”, conclui Hebert.
 
 
 
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Hospital Regional de Santarém promove Campanha de Conscientização para Doação de Órgãos no Sairé 2012

Na última quinta-feira, 13, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional do Baixo Amazonas, realizou na vila de Alter do Chão uma Campanha para Conscientização sobre a importância de ser um Doador de Órgãos e Tecidos.
No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Em razão desta data, a equipe da CIHDOTT foi até a vila de Alter do Chão, onde acontece neste período a Festa do Sairé, importante e tradicional festival folclórico da região, que traz a Santarém todos anos um número significativo de espectadores, vindos de diversos lugares do país e do mundo. O objetivo da Campanha é de esclarecer as principais dúvidas sobre a Doação de Órgãos e Tecidos, tais como: Como ser doador; O procedimento após identificação do doador em potencial; Como funciona o Sistema de captação de órgãos; Quem pode ser doador de órgãos em vida; Quem pode se beneficiar com um transplante.
Izabel Moura
Para a comerciante Izabel Moura, que reside em Belém, a Doação de Órgãos é um ato de grande importância que permite salvar vidas. " Meu compadre Ricardo Teles, estava na fila de espera para doação de rim, fazia tratamento de hemodiálise, vivia debilitado, ficava internado com frequência e sentia muitas dores. Porém, há dez anos, foi transplantado no Hospital Ophir Loyola, em Belém, e hoje faz acompanhamento clínico, para administração da medicação e leva uma vida perfeitamente normal", contou Izabel.
Sr. Arinos, comerciante Belenense
Para o Sr. Arinos, que veio a Santarém para assistir ao espetáculo do Sairé, a iniciativa do HRBA em promover esta campanha é notável, pois nunca viu uma atividade como essa em outros centros durante um período festivo. "Eu viajo por muitos lugares, grandes centros, e nunca vi antes uma campanha como essa. O Hospital Regional de Santarém está de parabéns pela iniciativa, pois a melhor maneira de deixar este legado de vida é através da conscientização. Quanto mais informações forem disseminadas mais pessoas a espera de um transplante podem ser salvas. Acho também que a mobilização deveria ser estendida a nível nacional, pois existe uma necessidade muito grande de se conscientizar sobre a importância de se permitir a Doação de Órgãos", afirmou o comerciante.
Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA, parabeniza a iniciativa da CIHDOTT e fala que a realização de transplantes é algo que ocorrerá em breve. “ Nossa equipe da CIHDOTT está de parabéns pelo belo trabalho de conscientização realizado durante a nossa maior festa regional, o Sairé. Para que possamos retirar milhares de pessoas da fila de transplantes e oferecê-las uma melhor qualidade de vida, o gesto da doação é fundamental. Além disso, já estamos nos preparando para que, após o término da ampliação dos leitos de UTI do HRBA, seja implantado o Serviço de Transplantes. Esse será um passo fundamental para a assistência em Saúde de Alta Complexidade em nossa região”, conclui Hebert.
 
 
 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Hospital Regional de Santarém: Investimento na Segurança de Profissionais e Usuários

         Na primeira semana de setembro, aconteceu na área externa do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, a Simulação de Combate a Incêndio e Resgate para avaliar o desempenho prático dos profissionais que formaram a 4ª Turma da Brigada de Incêndio do HRBA. Durante a simulação os brigadistas puseram em prática todo o conhecimento adquirido nos 10 dias de treinamento, em que foram repassadas instruções de Resgate, Primeiros Socorros, Transporte de vítimas com fraturas e Combate a Incêndio, pelo Sgto. Uilcivaldo e Subtenente do Corpo de Bombeiros, Luiz Wanderley Ferreira dos Santos.
O objetivo do treinamento é condicionar as equipes para, na hora de uma emergência, saber qual o posicionamento adequado, a sequencia das ações a serem desenvolvidas e também trabalhar a prevenção, uma vez que o fogo vem com características químicas e físicas. Uma atitude inadequada pode significar um acidente para a própria equipe e dificultar ainda mais as ações de socorro. Então, é primordial trabalhar nessa lógica da prevenção já com a situação de emergência instalada”, informou o Subtenente Wanderley.
Foram estudados os mecanismos de prevenção existentes no prédio. Em seguida, dadas orientações para o manuseio dos dispositivos móveis e dispositivos fixos, a utilização adequada dos aparelhos extintores, a mangueira de combate e a sequencia de atuação no caso de emergência, envolvendo as Brigadas de Evacuação, Combate e Primeiros Socorros.
Também como parte do treinamento, foi realizada uma Simulação de Resgate e Evacuação no interior do prédio, atividade inédita durante a atualização dos Brigadistas. Nessa etapa foram repassadas instruções de utilização dos equipamentos de segurança necessários para essa atuação.
O que repassamos aos brigadistas do HRBA foi o conhecimento adquirido durante todo o nosso tempo de serviço. Procuramos demonstrar nos treinamentos para civis a necessidade do trabalho em conjunto. A metodologia foi a prática em ambientes com muita fumaça, baixa visibilidade, respiração restrita e uso adequado dos Aparelhos de Respiração Autônoma, para que em situação real os Brigadistas estejam preparados para que tudo ocorra bem. E que a nossa prioridade, que é a salvar vidas, seja atendida”, afirmou Marcelo Augusto Lopes Magalhães, do Corpo de Bombeiros.
Finalizando o treinamento, os Brigadistas foram levados à prática de Combate a Incêndio em local confinado, abandono de área e evacuação com vítimas. Nessa fase, houve a participação de todos os componentes da Brigada do HRBA, e não apenas a nova turma. O objetivo foi de avaliar as condições físicas dos componentes e o tempo de execução do resgate. Toda a ação foi coordenada pelo Enfermeiro Teysson Luiz, do Corpo de Bombeiros.
Além do HRBA prestar serviços em saúde de média e alta complexidade, temos a responsabilidade de zelar pela integridade física de nossos profissionais e usuários. Recentemente, vimos em locais diferentes do país, incêndios ocorridos em hospitais. A melhor solução é sempre a prevenção. Mas, no caso de algo ocorrer precisamos estar preparados para lidar com a situação. Por isso, esse investimento na qualificação de nossos profissionais como brigadistas é fundamental para garantirmos a segurança de todas as pessoas que utilizam os serviços do Hospital Regional de Santarém diariamente”, afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.