quinta-feira, 1 de julho de 2010

Hospital Regional de Santarém: Rumo à Acreditação



O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, Santarém (PA), administrado pela Pró-Saúde, vive um momento de preparação para receber a certificação de Acreditação Hospitalar, pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. No próximo dia 04 de julho, o HRBA contará com uma equipe de auditores da Sede da Pró-Saúde que avaliar os andamentos dos trabalhos e o estágio em que cada área se encontra para que todos os requisitos da Acreditação estejam cumpridos. E em outubro, os auditores da ONA farão a vistoria das instalações e dos processos de assistência e gestão do Hospital Regional, verificando a conformidade na documentação das instruções de trabalho e outros requisitos do Manual de Acreditação.
Acreditação é um processo que as organizações de saúde utilizam para avaliar a qualidade dos serviços prestados, estimulando a identificação antecipada dos riscos possíveis durante o atendimento de um paciente e incentivando a melhoria contínua dos processos internos, com o objetivo de evitar que esses riscos se tornem realidade. A Acreditação se traduz em práticas de Gestão e de Assistência mais transparentes e seguras, já que envolvem a verificação diária de atividades e serviços em comparação a padrões de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, através da ONA.
O Certificado de Acreditação - ONA é conferido por uma agência independente e idônea que avaliará o HRBA com base em um Manual de Acreditação que vale para todos os hospitais do Brasil. Apesar do nosso país possuir mais de 6.000 hospitais, ainda são poucos que detém essa certificação e a conclusão é de apenas os melhores optam pela Acreditação como ferramenta importante para o atendimento aos pacientes e a segurança dos trabalhadores da área de saúde.
Para fazer parte desta seleta lista de “Hospitais Acreditados”, o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, em parceria com a Assessoria da Qualidade, está realizando auditorias internas nos setores, a fim de auxiliar no desenvolvimento das ações e buscar oportunidades de melhoria. “O Hospital Regional do Baixo Amazonas já possui o reconhecimento de seus usuários em relação à qualidade e segurança de sua assistência. Mas, obtermos o título de Hospital Acreditado será uma grande honra para a nossa instituição e motivo de orgulho para toda Região Oeste do Pará, e para tanto, o comprometimento de toda nossa equipe será fundamental”, afirma Hebert.

Governo do Estado entrega máquinas de Hemodiálise ao Hospital Municipal de Santarém


 No último dia 21 de junho, O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), fez a entrega de cinco novas máquinas de Hemodiálise para a Prefeitura de Santarém complementar os atendimentos no Hospital Municipal. A Prefeita Maria do Carmo Martins Lima, acompanhada do Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rocha, do Coordenador do setor de Hemodiálise do HMS, Dr. Rodrigo Rodrigues, do Diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa e do Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, Hebert Moreschi, visitaram os pacientes e verificaram o perfeito funcionamento das máquinas.
Para a Prefeita Maria do Carmo, a parceria com o Governo do Estado só tem a beneficiar muito mais a população da região. “A chegada desses novos equipamentos, fruto da grande parceria que Santarém tem com o Governo Estado, significa a modernização e a normalização dos atendimentos. Nós percebemos que estas cinco máquinas são de tecnologia inovadora e isso trás mais conforto e segurança para os nossos pacientes”, destaca a prefeita.
O Hospital Municipal de Santarém atende hoje 51 pacientes na hemodiálise. Dr. Rodrigo Rodrigues explica que antes da chagada das novas máquinas o HMS estava tendo dificuldades para a realização dos atendimentos. “Com a chegada das novas máquinas estaremos com nosso funcionamento normalizado e podendo dar uma assistência de qualidade aos nossos pacientes”, enfatiza o médico.

Ampliação
Com a chegada dos equipamentos de Hemodiálise e a normalização dos atendimentos no HMS, o Diretor Geral do Hospital Regional diz que não será mais necessária a inclusão do quarto turno de Hemodiálise no HRBA, como estava previsto antes da chegada das máquinas. “A parceira entre Governo do Estado, Município de Santarém, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, Representantes dos Renais Crônicos e Hospital Regional foi fundamental para uma ação imediata. Agora estamos trabalhando numa segunda etapa para melhorar o atendimento aos renais crônicos, que é a ampliação deste serviço no Hospital Regional. O projeto já está em andamento e em breve teremos condições de resolver definitivamente o problema de Hemodiálise na Região”, destaca Hebert.
A Prefeita Maria do Carmo diz que todos os esforços agora serão para que em médio prazo o Hospital Regional possa começar a realizar transplantes renais. “Uma das soluções para reduzir a fila de pacientes renais é a ativação do serviço de transplantes no HRBA. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Santarém vão dar todo apoio ao Hospital Regional para que possamos obter mais essa conquista para nossa população”, afirma Maria.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Hospital Regional recebe mais uma homenagem dos Vereadores de Santarém


A Câmara de Vereadores de Santarém homenageou a Direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna e a Liga Acadêmica em Oncologia do Pará (LAOPA) com uma Moção de Aplausos pela importante iniciativa em realizar o II Simpósio de Oncologia do Oeste do Pará, no período de 31 de maio a 04 de junho, na Universidade do Estado do Pará (UEPA).
A Moção foi registrada com o número 140/2010 e é de autoria do Vereador Nélio Aguiar. Segundo o parlamentar, a homenagem é um reconhecimento aos alunos do Curso de Medicina e aos Profissionais Especialistas em Oncologia do Hospital Regional por proporcionarem a sociedade da região uma semana de discussões e de conhecimento sobre os tipos de câncer mais comuns que a população local apresenta e dos tratamentos que estão sendo realizados no HRBA, como por exemplo, o Câncer de Pele, Colo do Útero, Gástrico e Tumores Líquidos.
Além de ser uma referência na assistência médico-hospitalar, o Hospital Regional do Baixo Amazonas caminha a passos rápidos para se tornar um pólo formador de profissionais da saúde.
Veja abaixo a Moção: