quinta-feira, 26 de julho de 2012

Hospital Regional de Santarém recebe visita de estudantes de medicina da Universidade da Califórnia – Estados Unidos



Na manhã desta quinta-feira, 26, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, recebeu a visita de quatro estudantes do curso de medicina da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Os estudantes foram recebidos pelo Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, e pelo médico oncologista do HRBA, Dr. Carlos Hummes.
Os estudantes americanos fazem parte de um programa de intercâmbio entre a organização não-governamental Alegria, Fundação Esperança e a Universidade da Califórnia. Há uma semana na região os futuros médicos americanos tiveram a oportunidade de conhecer comunidades quilombolas na região do Rio Trombetas e hoje visitaram a estrutura de média e alta complexidade do Hospital Regional de Santarém.
Dr. Carlos Hummes
Dr. Carlos Hummes vez a apresentação de setores do HRBA, como UTI, Centro Cirúrgico, Hemodiálise, Fisioterapia, Quimioterapia e Radioterapia. Durante a visita às Unidades de internação, os americanos puderam observar a assistência humanizada que os profissionais do HRBA prestam aos pacientes. “É sempre muito satisfatório receber estudantes de outras regiões e de outros países, pois eles vêm de um grande centro de saúde e ficam surpreendidos com a qualidade do Hospital Regional de Santarém”, explica Dr. Carlos.
Cláudia Mendes, a frente.
Para a estudante Claudia Mendes, o que mais chamou sua atenção foi saber que toda essa estrutura e qualidade são gratuitas e os serviços prestados pelo SUS. “O Brasil tem um sistema de saúde que impressiona. Tudo absolutamente de graça, podendo ser oferecido a qualquer cidadão sem custos. Nos Estados Unidos a saúde é paga, e muitos não tem condições de ter uma assistência como essa dos brasileiros”, destacou a Cláudia.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, essas visitas internacionais são importantes para a troca de informações, apresentar e valorizar as experiências de sucesso do Brasil. ”O HRBA vem crescendo de forma rápida, ampliando seus serviços de Alta Complexidade e obtendo reconhecimento pelas atividades desenvolvidas. A troca de experiências com Universidades de referência de todo mundo faz com que possamos mostrar o trabalho desenvolvido aqui no Brasil e também obter informações que vão contribuir ainda mais para que possamos oferecer sempre uma assistência de qualidade e segurança para nossos usuários”, afirma Hebert.

Hospital Regional do Baixo Amazonas promove Oficina de Residência Multiprofissional em Saúde



No período de 23 a 25 deste mês foi realizada a 1ª Oficina de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará. O objetivo do evento foi a discussão e elaboração do Projeto para implantação da Residência Multiprofissional em Traumatologia e Ortopedia no HRBA para profissionais de diferentes áreas, como Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Psicologia e outros. O curso contou com a coordenação e participação de representantes da Universidade do Estado do Pará, Secretária de Estado de Saúde Pública (INTO-Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Coordenação da Implantação dos Hospitais de Ensino no Pará, Hospital Regional da Transamazônica (Altamira), diretores e profissionais do Hospital Regional de Santarém que irão atuar como monitores na Residência.
Idelson Leal, ao centro.
Para o Coordenador Estadual de Traumatologia e Ortopedia da SESPA, Enfermeiro Idelson Leal, o Hospital Regional será um Centro de Referência no Pará para atender os casos de Traumatologia e Ortopedia. “Hoje já existe a Residência Médica em Traumatologia e Ortopedia aqui no Hospital Regional, e para que o HRBA alcance a Certificação como Centro de Referência junto ao Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia é necessário preparar profissionais de outras áreas para atuar especificamente na Traumatologia e Ortopedia. Isso é um avanço na saúde de Santarém e do Pará, e mais uma grande oportunidade para os acadêmicos que estão se formando na UEPA em enfermagem e fisioterapia”, destacou Idelson Leal.
Profissionais do HRBA
A Traumatologia e Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. Já a fisioterapia Traumato-ortopédica  atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesqueletico, sejam eles crônicos ou agudos. Nesta área da ortopedia são utilizados recursos terapêuticos, como eletroterapia e crioterapia, recursos cinesioterápicos e terapia manual. A Enfermagem Traumato-Ortopédica é uma área especializada no cuidado em pacientes portadores de doenças, processos congênitos e do desenvolvimento, traumas, distúrbios metabólicos, doenças degenerativas, infecções e significativos comprometimentos que atingem o sistema músculo-esquelético, articular e o tecido conjuntivo de suporte. Seu alcance inclui prevenção, cuidado e reabilitação, envolvendo as fases da prevenção, manutenção, restauração da função e reabilitação.
Hebert Moreschi, ao centro.
Em Santarém os casos que envolvem acidentes de trânsito ocasionaram um aumento significativo nos atendimentos ambulatoriais, cirurgias de Traumatologia e Ortopedia e Reabilitação no Hospital Regional. Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, a criação da Residência Multidisciplinar será fundamental para transformar o HRBA em um Centro de Referência em Traumatologia e Ortopedia no Pará  e formará profissionais especializados na área para atuarem na região. ”O Hospital Regional de Santarém cresce e amplia os seus serviços a cada dia. Hoje, enfrentamos um gravíssimo problema que é o elevado crescimento no número de pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e motociclísticos que superlotam nossos hospitais e UTI(s). Também não dispomos de um número suficiente de profissionais especializados para assistirem a essa grande demanda. Além de dar assistência em média e alta complexidade, o HRBA será um centro para formação de profissionais especialistas em traumatologia e ortopedia, com a Residência Médica, que já está em funcionamento, e a Residência Multiprofissional que será implantada em breve, preparando esses profissionais para atuarem nos diversos serviços de saúde de nossa região, trazendo mais qualidade e segurança para nossa população”, conclui Hebert.