sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Hospital Regional recebe agradecimento especial


Marcos com equipe do HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, recebeu um agradecimento especial de um de seus pacientes que precisou de atendimento em Santarém. Marcos Alencar foi atendido pela equipe do Dr. Erik Jennings para tratamento de uma lesão medula, depois de alguns dias de internação, seguiu para São Paulo para dar continuidade ao seu tratamento próximo a sua família. Abaixo o texto de agradecimento ao Hospital Regional, ao Dr. Érik Jennings e toda equipe de multiprofissional da assistência do HRBA, que foi publicado em seu blog (http://blogdomarcosalencar.blogspot.com/).

UM SINCERO AGRADECIMENTO
A notícia de que Marcos estava internado no Pará, conveniado pelo SUS, pode despertar na cabeça de quem está longe aquele falso imaginário popular que diz que a Amazônia é só floresta e que os hospitais públicos são todos uma calamidade. Mas não é o caso do Hospital Regional do Baixo Amazonas.
Localizado em Santarém, a segunda maior cidade do Pará e uma das maiores da região Norte do país, o Hospital Regional é um centro de referência no Estado, que reúne boas condições para atender ocorrências variadas, de média e alta complexidade. O neurocirurgião Erik Jennings, responsável pelo caso do Marcos, é também o diretor técnico do HRBA. Consultados pela família Alencar em São Paulo, vários médicos e especialistas foram unânimes em reconhecer a qualidade do Hospital e a competência e experiência do Dr. Jennings no que se refere ao tratamento de lesões medulares.
Bastante novo, o Hospital inaugurado há 6 anos vem crescendo e se modernizando rapidamente, mas ainda tem suas limitações, é claro. Limitações que são reconhecidas pelo próprio Dr. Jennings, mas que progressivamente vão sendo trabalhadas. Nas nossas conversas, Jennings destacava uma coisa que nos tocou: dizia-nos que Marcos é um paciente diferenciado, que participa ativamente do tratamento, fazendo críticas, opinando e dando idéias e sugestões para melhorar certos procedimentos clínicos. Segundo ele, com essa postura atenta e cooperativa, incomum entre a maioria dos pacientes, Marcos deixava bons aprendizados para toda a equipe, e podemos dizer, criava laços, num momento bastante importante para o Hospital: depois de um criterioso processo de avaliação externa, o HRBA recebeu em janeiro um certificado de qualidade da Fundação Carlos Vanzolini que o coloca na categoria dos melhores hospitais do país.
Marcos foi testemunha dessa importante conquista. E beneficiou-se com o trabalho de profissionais sensíveis ao seu caso e comprometidos com a busca por excelência no atendimento.
É por essas e outras (pela competência do Dr. Jennings e pela qualidade do Hospital que ele dirige) que a família Alencar, numa decisão tomada junto com Marcos, decidiu não ceder à ansiedade e optou por permanecer em Santarém até que Marcos estivesse pronto para voar para São Paulo. Todo o esforço era para que Marcos voltasse para casa em segurança, sem riscos. Como de fato, finalmente, aconteceu.
Nossos agradecimentos ao Dr. Erik Jennings não findam. Um médico que com dedicação acompanhou seu paciente até a aeronave que o traria de volta e ali permaneceu até a decolagem, cuidando dos últimos encaminhamentos, fazendo os últimos contatos para garantir que sua chegada a São Paulo fosse finalizada dentro das melhores condições. Nosso agradecimento também vai para o Estado do Pará e para o Ministério da Saúde, que viabilizaram o transporte aéreo adequado às delicadas exigências do caso.
Agradecimentos especiais também aos fisioterapeutas, aos enfermeiros e técnicos de enfermagem, em especial à "Equipe 10". Por conta de todos estes profissionais, não temos dúvida em dizer: foi no Hospital Regional do Baixo Amazonas que Marcos recebeu os melhores cuidados para começar a estruturar sua nova vida.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hospital Regional promove Semana de Gestão de Pessoas 2012

          O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, promoveu na última semana de janeiro, a Semana de Gestão de Pessoas 2012, com o tema “Gente Feliz”. Um período voltado para trabalhar a motivação e comemorar os bons índices de satisfação interna apontados na pesquisa realizada pela área de Recursos Humanos. Hoje, o HRBA conta com mais de 650 profissionais.
Saulo Jennings
            A programação da Semana de Gestão de Pessoas contou com a presença voluntária de dois ilustres palestrantes motivacionais, os Consultores Empresariais Saulo Jennings e Sidnei Baumann, que em suas palestras discutiram informações sobre compromisso, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, atendimento e mercado de trabalho, sempre com muita alegria e descontração.
Sidnei, convidado do segundo dia.
            Para Sidnei Baumann, consultor palestrante, a iniciativa da Área de Recursos Humanos do Hospital Regional é elogiosa por levar informações e formação para a melhoria no desempenho das atividades de cada profissional. “Esse é um momento de reflexão. Os participantes tiveram a oportunidade de visualizar que podem fazer muito mais nas suas vidas, tanto pessoal, quanto profissional. Isso também vai contribuir para a saúde física e mental de toda equipe, fazendo que percebam que eles fazem a diferença na vida de outras pessoas que necessitam da melhor assistência”, destacou Sidnei.
Carolina (centro) com equipe do RH - HRBA
            “Gente Feliz” foi o tema escolhido para representar os excelentes resultados obtidos na Pesquisa de Clima Organizacional desenvolvido pelo HRBA com o objetivo de verificar qual o índice de satisfação dos seus profissionais no desempenho de suas atividades no dia-a-dia, segundo Ana Carolina Vinhote, responsável pela Área de Recursos Humanos do HRBA. “Trabalhamos diversos temas em nossa pesquisa, entre os principais tópicos estão ambiente de trabalho, treinamentos, remuneração, relação com usuário e valorização. Os resultados obtidos foram maravilhosos!”, ressaltou Carolina.
Hebert fazendo abertua do evento
            Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a Semana de Gestão de Pessoas 2012 vem celebrar todos os esforços que a Pró-Saúde vem realizando para que o Hospital Regional pudesse chegar ao grande nível de profissionalismo e qualidade que hoje oferece aos seus usuários. “Estamos muito felizes com o resultado de nossa Pesquisa de Clima Organizacional. Diferentemente de outras áreas, a saúde é uma das atividades que mais depende do fator humano. Por isso, nossos profissionais são o nosso maior patrimônio. Investir na formação de nossa equipe é trabalhar em prol da melhoria contínua do HRBA e garantir qualidade, segurança e humanização para toda a População do Oeste do Pará”, destacou Hebert.