sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Hospital Regional de Santarém promove a “I Jornada de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do HRBA”

Nesta última semana, foi realizada no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, a I Jornada de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do HRBA, sob a coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) em parceria com a Diretoria de Enfermagem. No evento foram expostos os resultados das pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos desenvolvidos no HRBA, em 2011 e no primeiro semestre de 2012.
O evento contou com a presença de Direção Geral e de Enfermagem do Hospital Regional e de representantes das Instituições de Ensino parceiras: UEPA, IESPES e FIT.
"A I Jornada Científica Acadêmica realizada este ano no HRBA é uma indicação muito clara do papel da Instituição, não somente na atenção terciária. Mas, também no ensino. Hoje o HRBA tem marcado sua posição frente a todas as entidades de ensino do município como um Hospital-Escola, pois aqui nós temos recebido estagiários de diversas áreas como medicina, enfermagem e fisioterapia. Essa jornada demonstra os resultados do Hospital Regional de Santarém como um ícone na transmissão de conhecimento e de pesquisa científica, e mostra claramente que a implantação da Residência Médica Multidisciplinar, no próximo ano, tornará o HRBA uma referência na formação de profissionais e no ensino e pesquisa para o Estado do Pará e Região Norte do Brasil", afirmou Dr. Fábio Tozzi, Coordenador de Residência Médica da Universidade Estadual do Pará.
A escolha dos trabalhos apresentados foi feita pela Diretoria Técnica do HRBA, dentre os que foram aprovados pelas Universidades, e autorizados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Direção Técnica do Hospital Regional.
Daniela Mengon, Diretora de Enfermagem do HRBA, explica a importância do evento. “É emocionante vermos a evolução do nosso hospital e colhermos os resultados de todos os investimentos que estão sendo realizados na qualidade da assistência e qualificação de nossos profissionais, residentes e acadêmicos. Com certeza, essa é apenas a primeira Jornada de muitas que virão”, afirma Daniela.
A programação foi iniciada com a palestra “ A importância da Pesquisa Científica”, ministrada pelo Fisioterapeuta Rodrigo Luiz da Silva. Em seguida, houve exposição do trabalho científico “Prevalência de complicações cardiovasculares nos pacientes em hemodiálise do HRBA”, pelos acadêmicos do curso de medicina Zanderson Lima e Isabela Loureiro da Cruz. Finalizando o evento na sexta-feira, 21, foi realizada a demonstração dos resultados da pesquisa “ Análise convencional e dos métodos de reequilíbrio toracoabdominal em prematuros com desconforto respiratório”, feita pela fisioterapeuta Tamiyres Carla Prestígio Lima.
Para o Diretor Geral, Hebert Moreschi, hoje o HRBA já é uma referência em formação de profissionais no Estado do Pará. “Estou muito feliz com os resultados que estamos obtendo na formação de profissionais. Nossas pesquisas científicas estão sendo apresentadas em Congressos Nacionais e Internacionais. A I Jornada de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do HRBA é um exemplo claro do conhecimento que está sendo gerado dentro no nosso hospital e que estamos compartilhando com outras entidades. Dessa forma, além de prestar assistência de média e alta complexidade, descentralizando dos grandes centros, estamos formando excelentes profissionais para atuarem em nossa região, e a maior beneficiada é a População do Oeste do Pará”, conclui Hebert.






quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Hospital Regional de Santarém recebe visita dos profissionais da “Operação Sorriso Brasil”

Na última segunda-feira, 24, teve início a triagem dos pacientes que serão atendidos na “Operação Sorriso Brasil” em Santarém. As cirurgias iniciaram ontem, 26, e seguem até a próxima segunda-feira, 29. Esta é a 5ª vez que a Organização Não Governamental (ONG) realiza o projeto em Santarém. Já foram atendidas mais de 315 pessoas em todas as edições do Projeto.
A equipe de voluntários que compõe a ação é composta por 60 profissionais especializados, vindos de 11 estados do Brasil e 3 de outros países: EUA, Colômbia e Paraguai, trabalhando gratuitamente no projeto.
A equipe do Projeto Sorriso Brasil está em Santarém desde o dia 19 de setembro. O objetivo é realizar cirurgias para a correção de lábio leporino e fenda palatina de mais de 70 pacientes. A fissura labiopalatina é uma abertura no lábio ou palato. Uma deformidade que em muitos casos afeta a fala, respiração, audição, dificulta a alimentação e também gera preconceitos. A equipe é multidisciplinar contando com cirurgia plástica, anestesiologia, pediatria, psicologia, ortodontia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, pediatria, enfermagem, dentre outros. “A idéia é operar e capacitar centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes”, enfatiza Luciana Glaser, Coordenadora Nacional de Programas da OSB.
De acordo com os especialistas os fatores que contribuem para o surgimento da fissura são genéticos e nutricionais. O otorrinolaringologista Jocivan Pedroso afirma que esta segunda causa pode ser a responsável alto índice na região, devido à má alimentação.
A seleção dos pacientes foi realizada na Casa da Criança. As cirurgias estão sendo feitas no Hospital e Maternidade Sagrada Família.
A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo. “A preocupação da Operação Sorriso no mundo inteiro está em realizar um programa humanitário com qualidade. Vamos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares, onde contamos com a Marinha do Brasil no apoio à logística e alojamento”, explica Clóvis Brito, Diretor Executivo da OSB.