sexta-feira, 13 de novembro de 2015

HRBA lança projeto de leitura para pacientes e acompanhantes


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) vai implantar, em janeiro, o projeto “Ensino, Cultura e Saúde”, lançado nesta sexta-feira (13), no Salão do Livro, que acontece no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, em Santarém.
A coleta de livros é a primeira parte do projeto e acontece nestes três últimos dias do Salão do Livro. No estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi instalada uma caixa onde os doadores poderão deixar suas doações.  Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em conjunto com a prefeitura local, o Salão do Livro acontece até domingo. Outro ponto de coleta de livros será montado na recepção do HRBA; o hospital aceitará obras de literatura infantil e infanto-juvenil, livros de contos, romances, autoajuda e religião entre outros gêneros literários, destinados a todas as faixas etárias de pacientes e acompanhantes.
A meta é arrecadar, até o final do ano, uma quantidade de livros que permita implantar o projeto a partir de janeiro de 2016. O hospital atende pacientes com problemas médicos de alta e média complexidade, mas o conceito de gestão é amplo e garante assistência integral. “É necessário que o paciente seja percebido em todos os seus aspectos: físico, psicológico e social; nesse contexto, esse projeto contribuirá para que o ambiente hospitalar seja mais receptivo e o paciente possa ter atividades que são do seu cotidiano. A leitura é um deles. Temos a certeza que trará muitos benefícios aos nossos pacientes”, afirma o Diretor Geral, Hebert Moreschi.
A coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudileia Galvão, acrescenta: “O projeto é uma forma de resgatar a dignidade humana, levando até os pacientes e respectivos acompanhantes a cultura por meio da leitura, proporcionando um ambiente mais acolhedor para atenuar os efeitos da hospitalização”.
O hospital também recebe doações de jogos infantis para o projeto “ABC Brincando no HRBA”, que atende crianças hospitalizadas ou que são “moradoras” do hospital.










quinta-feira, 12 de novembro de 2015

HRBA leva cinco trabalhos ao Congresso Brasileiro de Oncologia

Referência no tratamento de câncer, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi representado no 19º Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, realizado em Foz do Iguaçu (PR) no período de 29 de outubro a 1º de novembro, pelos médicos Carlos Hummes, Kalysta Borges e a residente Vivian Pontes. Todos esses trabalhos resultaram de tratamentos de pacientes realizados em Santarém.
Eles apresentaram cinco trabalhos científicos tratando de assuntos relevantes para a medicina regional, que desafiaram a expertise da equipe médica do hospital público regional: “Doença de Rosai-Dorfman” (desordem rara que se caracteriza pela superprodução de células de grandes dimensões do tecido conjuntivo, que se acumulam nos nódulos linfáticos); “Neoplasia Blástica de Células Dendríticas Plasmocitóides” (tumor raro que tem envolvimento cutâneo e disseminação leucêmica), “Sarcoma de Mama”, “Síndrome de Von Recklinghausen” (doença genética que afeta o sistema nervoso e a pele, principalmente, podendo comprometer outros órgãos) e “Tumor de Warthin” (nódulo nas glândulas salivares).
“É importante divulgarmos nossa produção científica, trocar informações e nos inteirar do que está ocorrendo fora de Santarém. Temos que fazer interação com outras instituições para ampliar conhecimento e trazer melhores soluções para nossos pacientes”, conta o oncologista Carlos Hummes. O HRBA serve como importante polo no desenvolvimento de ensino e pesquisa na região norte, atraindo pesquisadores e estudantes de diversos locais do Brasil e até do exterior.
Ao avaliar a importância do evento, ele destaca o tema sarcoma de mama. Ele levou ao congresso um caso dessa doença, tratado em Santarém, com sucesso. Apesar de ser um caso pouco comum entre os tipos de câncer de mama, com evolução muito agressiva, “o tratamento foi bem sucedido e, após procedimento cirúrgico, a paciente está muito bem”.
Foi o primeiro congresso de oncologia do qual a residente Vivan Pontes participou. Para ela, uma oportunidade importante para sua formação acadêmica, tendo tomado contato com novos estudos científicos e conhecidos pesquisadores, entre eles o norte americano James Allison, considerado o pai da imunologia moderna, que tem desenvolvido trabalhos muito promissores na área da oncologia, ressaltou Vivian. Ela integra uma turma de  acadêmicos de medicina que cumpre o programa de Residência no Hospital Regional do Baixo Amazonas.
A médica Kalysta Borges ressalta que é importante apresentar trabalhos como esses em eventos científicos “para mostrar, no cenário nacional, os casos tratados no HRBA; a alta resolutividade do hospital, e o tratamento holístico (atendimento integral envolvendo várias áreas médico-sociais) que os pacientes recebem no setor de oncologia”.