terça-feira, 19 de agosto de 2014

Governo amplia leitos de UTI no Hospital Regional do Baixo Amazonas em Santarém

Na segunda-feira (18), o secretário especial de Proteção Social, Adnan Demachki, juntamente com outras autoridades, fez a entrega da obra de ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que fica em Santarém, no oeste do Pará. Graças à obra, até o início de novembro, a capacidade das UTI vai dobrar, passando de 24 leitos para 49, divididos em 20 adultos, dez de neonatal, dez pediátricos e nove de cuidados intermediários.

Além do secretário de Proteção Social, participaram da entrega os secretários de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, e de Comunicação, Daniel Nardin, além do coordenador dos Hospitais Regionais do Pará, Arthur Lobo. Pelo município, estiveram presentes o prefeito de Santarém, Alexandre Von, as secretárias de Saúde, Valdenira Cunha, e de Turismo, Irene Belo, e representantes do Legislativo.

Adnan Demachki falou sobre a importância de entregar a estrutura física para a direção do HRBA, que poderá dar seguimento a trâmites legais para funcionalidade ao projeto que torna o hospital como um dos maiores em número de leitos fora da capital do Estado. “Hoje entregamos o espaço físico, o que vai mais que dobrar a capacidade do hospital, e não temos duvida que Santarém tem o maior número de UTIs, e com estes leitos novos haverá a possibilidade de ampliar serviços e beneficiar com saúde de qualidade um número muito maior de paraenses”, disse.

O coordenador dos Hospitais Regionais lembrou que, nos últimos quatro anos, mais de 25 serviços de média e alta complexidade foram implantados somente em Santarém. “Colocamos a quimioterapia para funcionar, contratamos oncologistas, implantamos a radioterapia, montamos o serviço de cirurgia plástica para as pacientes de câncer de mama, a fisioterapia foi ampliada, implantamos a hemodiálise, passamos a fazer cirurgias cardíacas, ou seja, nesse período o Hospital Regional tem sido muito importante para a região”, disse Arthur Lobo.

Além destes avanços, o HRBA também ganhou o título de Hospital de Ensino e Pesquisa, obteve autorização para fazer transplantes renais, faz captação de múltiplos órgãos e conquistou as Acreditações Ona I e II. A obra de ampliação das UTIs foi iniciada no segundo semestre de 2012, com um recurso de R$ 9 milhões. Após a entrega oficial, poderá ser iniciada a reforma das UTI existentes.

“É importante frisar que a partir dos leitos de terapia intensiva teremos a possibilidade de fazer mais procedimentos de alta complexidade, como cirurgias neurológicas, oncológicas e cardíacas, que só ocorrem quando há leitos de retaguarda”, finalizou o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi.