sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas é reconhecido como “Parceiro Socialmente Responsável” pelo Sistema Tapajós de Comunicação


 
Com mais de 20 mil atendimentos, o Projeto Social do Sistema Tapajós de Comunicação (STC) comemorou no dia 13 de setembro, sexta-feira, a finalização da 11ª Edição Viva a Vida 2013 que este ano contou com a parceria de mais de 100 instituições de educação, profissionais liberais, de assistência social e de saúde, como a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e o Hospital Regional do Baixo Amazonas que recebeu das mãos da Diretora Administrativa do STC, Vera Pereira, o certificado de “Parceiro Socialmente Responsável” pela sua participação com a realização de exames, serviços de enfermagem, avaliações e consultas, tais como Ultrassonografia, Aferição de Pressão Arterial, Índice de Massa Corpórea (IMC), Palestras sobre a importância da Doação de Órgãos, Orientação Nutricional, Urologia, Mastologia e Clinica Médica, entre outros atendimentos que visam a prevenção por meio do diagnóstico precoce de doenças.

Iniciado com foco no crescente consumo de drogas o “Viva a Vida” hoje representa uma grande oportunidade de assistencia para muitas famílias, como explicou a Diretora Executiva do STC. “O Viva a Vida, além de ser um projeto social onde todos nós temos a oportunidade de levar informação e serviços para a população, também representa uma grata felicidade de fazer o bem. O Viva a Vida é um projeto diferente porque dá essa oportunidade para todos nós. É um momento em que nós disponibilizamos tempo para levar carinho e conhecimento a outras pessoas, e a receptividade da população em cada local que chegamos é maravilhosa”, disse Vânia Maia.

Neste ano foram beneficiados com o projeto os Bairros Santarenzinho, São Cristovão, Novo Horizonte, Alvorada, Conquista e Amparo, Jutai, Urumari, Área Verde, São José Operário, Liberdade, Mapiri e Laguinho, além das Comunidades de Tabocal, Jacamim, Perema, Boa Esperança e Vila de Alter do Chão. Durante o projeto, mulheres como Maria Dinora Sá Lages, 19 anos, grávida de 9 meses foram beneficiadas com exames de ultrassonografia. “Essa é uma ideia muito boa. E nós só temos a agradecer, porque não é fácil conseguir realizar exames como esse. Eu mesma não tive como fazer a ultrassonografia, pois na clínica particular custava R$ 300,00. Aqui eu consegui bem rapidinho e de graça. Agora eu estou mais tranquila”, disse a jovem que ainda descobriu que será mãe de um menino.

A Dona de Casa Sônia Márcia de Jesus, 43 anos, participou do projeto, e nunca havia realizado exames ginecológicos e de mastologia. “O Bairro do Urumari  é muito carente de ações básicas de saúde. Aqui nós não temos um posto e quando a vamos buscar atendimento, temos dificuldades. Por isso, muitas pessoas que precisam, preferem aguardar”, falou a Dona Sônia que foi atendida pela médica Lorena Willeres e realizou no HRBA sua primeira mamografia, exame para diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante a cerimônia de encerramento do Viva a Vida 2013 muitos parceiros e representantes de bairros falaram sobre o papel desse projeto social na sociedade santarena. O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, ressaltou a importância do Viva a Vida e o comprometimento do Hospital Regional de Santarém com o projeto. “Nós somos parceiros do Viva a Viva pela abrangência e importância que ele tem para nossa população. As drogas tem trazido um efeito catastrófico para todos nós. Recentemente, tivemos uma tragédia em nossa cidade por causa do uso das drogas. Não podemos cruzar os nossos braços. Apoiar o projeto é assumir um compromisso com a vida. Além disso, temos a oportunidade de levar serviços de saúde importantes, como foco na prevenção e diagnóstico precoce, a diversas comunidades que muitas vezes tem dificuldade de acesso em função das distâncias. Com certeza estaremos em parceria com o Sistema Tapajós de Comunicação nos próximos anos levando saúde e informação para nossa Comunidade”, concluiu Hebert.



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

HRBA realiza programação alusiva ao “Mês do Doador de Órgãos e Tecidos para Transplante”


Desde o início do mês de setembro o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria entre o Governo do Estado do Pará e a Pró-Saúde, realiza em Santarém, na Região Oeste do Pará, uma programação diversificada alusiva ao “Mês do Doador de Órgãos e Tecidos para Transplante”. A programação iniciada no dia 02 de setembro com o primeiro ciclo interno de orientação sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante também sediou o “II Seminário de Diagnóstico e Manutenção de Potenciais Doadores”, que teve como público alvo a classe médica de Santarém e região, além dos concluintes do curso de medicina. A programação completa será encerrada no dia 27, Dia do Doador de Múltiplos Órgãos e Tecidos para Transplantes, com uma caminhada e sensibilização na Orla de Santarém.

De acordo com o Enfermeiro Renê Silva, vice-coordenador da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRBA, o primeiro momento da programação foi voltada à Equipe Multiprofissional do HRBA. “Quando se fala em transplante e captação de órgãos o primeiro passo é sensibilizar a equipe multiprofissional interna do hospital para que eles tenham conhecimento como ocorre todo o processo e serem multiplicadores de conhecimento. Desta forma a CIHDOTT pensou em uma programação que abrangesse todos os setores e colocamos em prática durante uma semana com a palestras de orientação para os colaboradores do HRBA”, declarou.

Na noite do dia 12 de setembro, quinta-feira, no Auditório do HRBA, médicos e concluintes do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), participaram do II Seminário de Diagnóstico e Manutenção de Potenciais Doadores.“O seminário visou o treinamento voltado à equipe médica no reforço da questão do diagnóstico da morte encefálica, no cuidado adequado no potencial doador de órgãos, no cuidado geral no paciente grave, no acolhimento da família e na divulgação do Hospital Regional como futuro centro de transplantes no Oeste do Pará e em todo o Estado”, falou o Coordenador da CIHDOTT, Dr. Antônio Carlos.

Iniciada em 2012, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante já realizou inúmeras abordagens de sensibilização sobre a importância da doação de órgãos em Santarém, além de captações, porém o trabalho não para por ai. “A CIHDOTT está organizada, fizemos quatro captações de órgãos de casos diagnosticados por morte encefálica, muitas sensibilizações, e estamos procurando nos organizar para assumir a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e que vai ter uma abrangência maior incluindo outros hospitais e outras cidades”, complementou Dr. Antônio Carlos.

Durante o Seminário o Diretor Técnico e Neurocirurgião, Dr. Erik Jennings, falou sobre a importância dos trabalhos realizados pelo HRBA junto aos outros hospitais de Santarém e, futuramente, na região. “O importante é difundir conhecimento para que outros colegas de outros hospitais, como o Hospital Municipal de Santarém, comecem a ajudar no reconhecimento do diagnóstico destes pacientes que evoluem para morte encefálica. Além do reconhecimento e diagnóstico é necessário que eles saibam como manter o paciente em morte encefálica. Essa é uma questão importante por dois aspectos, primeiro para esclarecimento familiar para saber o estado do paciente e abrir a possibilidade das famílias ajudarem outras pessoas, e isso a gente só consegue se tiver profissionais envolvidos com a causa”, enfatizou Dr. Erik Jennings.

O Diretor do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância destas ações de sensibilização realizados pela CIHDOTT que já está autorizada a atuar como OPO com captação e sensibilização fora das dependências do HRBA.” Hoje temos muitas pessoas aguardando a possibilidade de um transplante. O transplante é sinônimo de vida. Mas, ele só acontece se tivermos doações de órgãos. Nossa CIHDOTT tem feito um trabalho excelente junto a nossa população, o que viabilizou a realização de quatro captações, beneficiando aproximadamente 30 pessoas. Estamos caminhando para a implantação e o credenciamento junto ao Ministério da Saúde para nos tornarmos um centro de referência em transplantes. Isso representará um avanço significativo na saúde de nossa região e trará mais segurança e qualidade de vida para toda a nossa população”, afirma Hebert.
 




 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza Projeto de Prevenção da Saúde e Valorização da Mulher



Durante a segunda quinzena do mês de setembro o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria em Governo do Estado do Pará e Pró-Saúde, realiza em suas unidades e também na Comunidade de Perema, na Região de Planalto, na Rodovia Estadual Santarém Curuá-una, o Projeto “Beleza de Mulher”. A ação tem por objetivo sensibilizar as mulheres sobre a necessidade do diagnóstico precoce do Câncer do Colo de Útero e disponibilizará as usuárias e acompanhantes várias atividades voltadas a prevenção em saúde. Na Comunidade de Perema a ação vai além da  prevenção e também objetiva a valorização da mulher, com tratamento a disponibilização de serviços estéticos.

A abertura da programação aconteceu no dia 11, quarta-feira, às 9h, na Recepção do Serviço de Oncologia com a palestra da Enfermeira Hatalvany Gimenes que falou sobre a importância da realização de exames simples, como o “Papanicolau”. “Infelizmente nós temos mulheres que não procuram os postos de saúde para fazer o exame preventivo regularmente, que é uma forma de saber se está tudo bem com o seu corpo, e na parte da prevenção, o uso da camisinha durante as relações sexuais, a diminuição do número de parceiros e orientações para nossas meninas para que elas não iniciem a vida sexual tão prematuramente ainda é a forma mais segura de evitar o câncer do colo de útero”, Hatalvany Gimenes.

A programação interna do HRBA acontece até o dia 19 de setembro, onde além das palestras também será realizada a atividade intitulada “Beleza PURA” que será um momento de orientações sobre técnicas de limpeza facial e maquiagem às usuárias do HRBA com as consultoras Mary Kay nos locais de maior fluxo. “Nosso foco é a prevenção. Por isso, nós estamos com essa programação oferecendo palestras educativas aos nossos usuários focando a importância da mulher cuidar da sua saúde, realizando os exames de rotina como o autoexame das mamas e o “Papanicolau” para prevenção do câncer do colo de útero. A campanha visa não só levar a prevenção como também elevar a autoestima”, disse a Enfermeira Janete Aguiar, Coordenadora de Enfermagem do Serviço de Oncologia.
 
Dentro do Projeto “Beleza de Mulher” também acontece no dia 20 a programação externa do HRBA na Comunidade de Perema, a partir das 8h, na Escola Municipal Rosilda Von. “Na Comunidade do Perema nós vamos realizar palestras sobre a importância da “Saúde da Mulher”, atendimentos médicos, orientação e avaliação. Simultaneamente aos atendimentos de saúde acontecerá o “Shopping da Beleza”, um momento de transformação no visual para resgatar a autoestima das mulheres da Comunidade, com atendimentos estéticos”, informou uma das coordenadoras do projeto Deusilene Mendes ao citar que as mulheres poderão aprender técnicas de maquiagem, fazer corte de cabelo, manicure, pedicure e sessões de massoterapia, enquanto aguardam pelos atendimentos médicos.

O encerramento do projeto acontece no dia 26, quinta-feira, na Recepção Central  do HRBA, onde acontecerá um desfile temático das colaboradoras e sorteio de prêmios, uma ação conjunta do projeto “Beleza de Mulher” com a “V Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho”. De acordo com o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, as ações extra muros possibilitam maior interação com a comunidade. “O HRBA é um hospital de média e alta complexidade. Mas, sabemos que o melhor caminho é sempre investir na prevenção. Por isso, nossa equipe da Oncologia desenvolve esse papel tão importante que é o de informar, indo até a Comunidade, avaliando o comportamento das pessoas e orientando quanto aos bons hábitos de saúde. Tenho certeza que esse estreitamento entre o HRBA e a Comunidade contribuirá para que nossa população seja cada dia mais saudável”, conclui Hebert.






 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas comemora o Dia do Psicólogo com realização da "IV Jornada da Psicologia"


Equipe que integra o serviço psicossocial do HRBA
Em comemoração ao Dia do Psicólogo, 27 de agosto, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria Governo do estado e Pró-Saúde, realizou em seu auditório a "IV Jornada de Psicologia do Oeste do Pará", uma forma de homenagear seus profissionais e também promover um diálogo entre estudantes e profissionais desta classe tão importante dentro dos hospitais, entre outras áreas sociais. O seminário teve sua abertura às 19h com a presença de psicólogos, estudantes de psicologia e áreas afins, e teve como palestrantes profissionais renomados da área da psiquiatria, psicologia e oncologia do HRBA.

Este ano a programação contou com palestras diversificadas com temas voltados para: “Doenças Psiquiátricas no Ambiente Hospitalar”, que teve como palestrante o Psiquiatra Charles F. Serednicki. A Psicóloga Hospitalar Gabriela Noronha Fortes falou sobre os “Aspectos Psicológicos do Paciente Oncológico”, uma análise comportamental da pessoa após a descoberta da alteração patológica. A última palestra da noite foi ministrada pelo Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Dr Marcos Fortes, que falou sobre “O outro lado da moeda: Visão do profissional em relação ao paciente”.

A Psicóloga Hospitalar e Coordenadora do Serviço Psicossocial do HRBA, Gabriela Noronha  Fortes explicou o porque da realização do seminário. “27 de agosto é a data nacional em comemoração ao Dia do Psicólogo, e como nós temos aqui um serviço interno de atendimento psicológico, psicossocial, que dá assistência ao usuário, não poderíamos deixar de debater esse tema, atividade que é realizada há quatro anos. Assim nós montamos uma programação voltada para profissionais da área da psicologia, estudantes e de áreas afins para que juntos pudéssemos alinhar uma fala no entendimento dos fenômenos mentais dos nossos pacientes”, declarou Gabriela.

A Psicóloga Hospitalar falou ainda sobre a importância do trabalho do serviço psicossocial (psicólogas e assistentes sociais) dentro dos hospitais, como no Hospital Regional, e mesmo sendo uma profissão relativamente nova, com 50 anos de existência, é uma ciência que vem mostrando sua atuação nas mais diversas áreas, como especificamente na ambiente hospitalar. “É cientificamente comprovado que quando o paciente deprime, o prognóstico de qualquer patologia é pior. A psicologia está no hospital não para prevenir, mais para ajudar na recuperação do físico, mental e espiritual”, enfatizou a Psicóloga que também coordena o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRBA.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, é impossível pensarmos numa assistência completa ao paciente sem a participação do psicólogo na equipe multidisciplinar. “A atuação da nossa equipe psicossocial é fundamental para que tenhamos sucesso no tratamento proposto. Não é possível pensarmos numa assistência de qualidade, segura e humanizada sem que a pessoa seja avaliada e assistida em todos os seus aspectos: físico, mental e social. Por isso, parabenizo a nossa equipe de psicólogos pelo seu dia e também pelo belo trabalho que vem sendo realizado em prol dos nossos pacientes”, conclui Hebert.






HRBA realiza o II Workshop de Gestão de Pessoas do Oeste do Pará


Com o objetivo debater um tema de extrema relevância em qualquer empresa e também de proporcionar maior interação entre acadêmicos das universidades santarenas e o mercado de trabalho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria entre Governo do Estado do Pará e Pró-Saúde, realizou na última semana no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) o II Workshop de Gestão de Pessoas com o tema: “Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho”. Estudantes universitários, profissionais do HRBA e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) participaram durante o dia de uma vasta programação que despertou nos acadêmicos um novo olhar para as exigências do mercado de trabalho, experiência vivenciada durante os estágios obrigatórios e que podem definir um futuro profissional bem sucedido.

Durante o workshop aconteceram palestras sobre a”Formação Acadêmica para o Mercado de Trabalho”, “O estilo de trabalho das gerações X, Y e Z”, Mesas Redondas, Oficina “Abrindo as janelas para o mercado” e um “Show Motivacional”. A programação contou com a presença do Professor Universitário Haroldo Bentes – IESPES, a Gerente de RH da Cargill Ivonete Souza, a Diretora Administrativo do HRBA, Meredith Barcelos, além da Gerente do CIEE, Monique Damasceno e do conferencista nacional, Adil Lancaster.

De acordo com o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA (DEP), Professor Luiz Fernando Gouveia, a realização do Workshop de Gestão de Pessoas surgiu da necessidade de trabalhar a formação profissional já que as universidades cuidam da formação acadêmica. “Diferentemente dos outros workshops, em que o hospital proporciona conhecimento assistencial ao profissional, nós buscamos mostrar o que a empresa precisa, qual a necessidade destes acadêmicos quando saírem para o mercado, qual foi a sua formação, como eles devem se posicionar, e nesse sentido queremos dar assistência necessária aos acadêmicos como se fosse um alicerce de um prédio, com conhecimento, postura ética, e sempre buscando conhecimento sobre sua profissão”, enfatizou.

Atualmente, o HRBA busca a certificação junto aos Ministérios da Saúde e da Educação como um Hospital Ensino, e mesmo antes da certificação este compromisso do Governo do Estado e da Pró-Saúde já é realidade em Santarém. “Um dos itens que nós almejamos é a formação. O Hospital qualifica seus profissionais na busca da melhor assistência à população e proporcionar aos estudantes uma melhor qualificação enquanto estagiários para que ele venha prestar uma assistência de qualidade e segurança seja na área da saúde ou mesmo na gestão”, falou Luiz Fernando, ao citar os projetos de formação e multidisciplinaridade do HRBA.

Para os estudantes universitários, a realização de debates sobre o comportamento para conquistar uma vaga no mercado de trabalho devem ser realizados com mais frequência. A estudante do curso de Radiologia, Cirene Oliveira, disse que conseguir um emprego é apenas o primeiro passo. “O evento de hoje está mostrando como a gente deve se portar, não apenas para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Mas, para assegurar a nossa permanência. Hoje o mercado é muito competitivo, antes bastava termos um curso de nível superior. Agora devemos ter um diferencial, e qual será o nosso diferencial é o que está sendo apresentado para que possamos ser contratados e ter uma carreira sólida”, disse Cirene Oliveira.

O estudante de Psicologia, Thales Costa, enfatizou que o caminho do sucesso começa a ser trilhado ainda nas universidades, se consolida após a contratação e precisa ser mantido diariamente. “Ser um bom profissional é algo que inicia deste o primeiro dia de aula. Como é a minha postura como estudante? Como eu serei um profissional diferente? Nossas dúvidas são muitas, e com esse diálogo nós distinguimos a teoria aprendida na universidade com a prática da empresa, no caso do Hospital Regional de Santarém, que trabalha esse tema com uma programação bem diversificada e divertida”, complementou o estudante de Psicologia.

A Gestora do CIEE falou da importância de eventos como o II Workshop de Gestão de Pessoas realizado pelo HRBA. “Esse tipo de evento é uma oportunidade para os acadêmicos conhecerem o mercado de trabalho. Essa iniciativa do Hospital Regional de Santarém, que é a segunda maior entidade em geração de empregos na nossa região, propicia aos estudantes conhecerem qual a postura a ser adotada dentro de uma grande empresa. A visão corporativa não é cultuada dentro das universidades e esse é o momento de tirar as dúvidas sobre o mercado de trabalho”, disse Monique após parabenizar a iniciativa do HRBA.

O Diretor do HRBA, Hebert Moreschi enfatizou que além da assistência de qualidade, segura e humanizada à população do Oeste do Pará, o Hospital Regional também tem o compromisso com a formação e qualificação dos profissionais da saúde. “Estou muito feliz com o sucesso do nosso II Workshop de Gestão de Pessoas. A melhoria contínua dos serviços de saúde de nossa região passa necessariamente pela formação e qualificação de nossos profissionais. Hoje, o HRBA dispões da residência médica, residência multiprofissional e mais de 400 estagiários por mês em diversas áreas de atuação. Parabenizo a Diretora Administro-Financeira, Meredith Barcellos, o Diretor de Ensino e Pesquisa, Luiz Fernando Gouveia e nossa equipe de Gestão de Pessoas pela iniciativa de saírem dos muros do HRBA e irem até às universidades e acadêmicos para repassar informações importantes sobre o mercado de trabalho e que os espera após a formação”, concluiu Hebert Moreschi.