sexta-feira, 17 de abril de 2015

Hospital Regional de Santarém recebe certificação de excelência – ONA III


Hospital Regional de Santarém recebe certificação de excelência – ONA III

 
 Depois de oito anos em operação, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sediado em Santarém, pertencente ao Governo do Estado do Pará e administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), recebeu no dia 11 de março uma das maiores e mais conceituadas certificações de qualidade de serviços de saúde do Brasil - o Certificado ONA III -Acreditado Com Excelência, a classificação máxima concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Certificado tem validade até 2017.
O conceito “excelência em gestão” reconhece a cultura organizacional de melhoria contínua da gestão, revelando a maturidade da instituição em todas suas dimensões, destacando-se, ao cabo, a segurança do paciente e alta resolutividade médica.
Para chegar ao nível de Excelência, o hospital passou por uma crescente evolução, desde 2008, quando a Pró-Saúde assumiu (em maio daquele ano) a administração e implantou um modelo de gestão moderno, reconhecido pelo Ministério da Saúde, conforme os padrões internacionais de administração hospitalar.
Atualmente, apenas 1,2 % dos hospitais públicos e privados do país podem ostentar essa certificação. Nenhum outro hospital público tem esse reconhecimento na Região Norte. 
Hospital é referência em oncologia, neurocirurgia, traumatologia, cirurgia de alta complexidade, hemodiálise, dentre outras. O HRBA cobre uma região de 20 municípios com população de mais de 1 milhão de pessoas.
Credenciado junto ao Ministério da Saúde, está habilitado a fazer captação de órgãos para transplante.

              POLÍTICA PÚBLICA
A concessão da certificação máxima da ONA é o coroamento de uma política pública de alta qualidade em saúde.
Atesta o acerto do Governo do Estado ao criar uma rede de hospitais de alta e média complexidades em meados de 2006, para descentralizar os serviços especializados, e reduzir o impacto das demandas na rede da capital e qualificar a rede de saúde do interior do Pará com serviços de alta qualidade.
Fazem parte dessa rede 11 hospitais, sendo administrados pela Pró-Saúde cinco unidades: Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua); Hospital Galileu (Belém); Hospital Regional do Baixo Amazonas (Santarém); Hospital Regional Público do Sudeste do Pará (Marabá) e Hospital Regional Público da Transamazônica (Altamira). O Metropolitano e o Galieu são outros hospitais que estão desenvolvendo um programa de qualidade visando a certificação ONA I.


HOSPITAL DE ENSINO
Em  novembro de 2013, o HRBA foi certificado pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino e Pesquisa - o primeiro do interior da Amazônia.
Cerca de mil acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Radiologia, Medicina, Farmácia, Serviço Social, Educação Física, Pedagogia e Administração, ministrados em Santarém por diversas universidades, e mais de 56 profissionais participam da Residência Médica e Multiprofissional. Destacam-se os alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará, que chegou a Santarém integrando o projeto do Hospital Regional.
Os residentes atuam nas seguintes áreas: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Medicina da Família e da Comunidade, Pediatria, Anestesiologia, Neurocirurgia, Clínica Médica, Cancerologia Clínica e Cirurgia Oncológica.



PERFIL DO HRBA
O HRBA é um hospital público especializado e habilitado em traumato-ortopedia, alta complexidade em nefrologia, terapia nutricional, oncologia e terapia intensiva. Já está em processo para habilitação em neurocirurgia.
·      Especialidades médicas: 30
·      Leitos de enfermaria: 128
·      UTIs para Adulto: 07
·      UTI Neonatal:  07
·      UTI Pediátrica: 07
·      UCI: 03

·      ATENDIMENTO EM 2014
·      Internações: 4,8 mil

·      Cirurgia: 4,2 mil (incluindo oncológicas)

·      Consultas ambulatórias: 53,5 mil

·      Exames Laboratoriais: 341,5 mil

·      Exames especializados: 529 mil (SADT)

·      Sessões de hemodiálise: 22,3mil

ONCOLOGIA
O serviço de oncologia é a maior conquista para a região.  Representa um diferencial respeitado na saúde pública paraense.
A evolução no número de atendimentos em oncologia é expressiva. As consultas ambulatoriais especializadas saíram de pouco mais de 780 atendimentos em 2008 para mais de 13.500 em 2014. As cirurgias passaram de 185 em 2011 para mais de 900 em 2014. Atende em média 1.300 pacientes por mês. 
Contribui para reduzir o tempo de espera dos pacientes para o tratamento (por lei, o máximo são 60 dias). Em Santarém, não há, atualmente, demanda reprimida para o tratamento do câncer.
Em seis anos, milhares de pessoas já foram atendidas em Santarém com cirurgias, sessões de quimioterapia, radioterapia e ações sociais e também com consultas preventivas.  Ilustram o histórico, dados da quimioterapia: as sessões evoluíram de 592 no primeiro ano de funcionamento da Oncologia, para mais de 7 mil sessões em 2014.

Outros números da Oncologia em 2014:
  • Consultas de radioterapia – 2,6 mil
  • Consultas oncológicas – 10,9 mil
  • Sessões de radioterapia – 23,34 mil
  • Cirurgia oncológicas:  900

O HRBA também se destaca nos meios científicos. Suas equipes médicas e multiprofissionais já apresentaram, em eventos técnicos mais de 100 trabalhos científicos.
Hoje, o índice de satisfação de pacientes e usuários do HRBA é de 85%.

RELAÇÕES COM COLABORADORES
Atuam, hoje, no HRBA, 1050 colaboradores, entre eles, 117 médicos. Os profissionais do HRBA também recebem reconhecimento interno, através da Política de Gestão de Pessoas, que premia os colaboradores destacados pela competência e gestão de resultados.

RELAÇÕES COM A COMUNIDADE
A atuação na comunidade é uma estratégia de prevenção. Os especialistas do hospital (mastologistas, urologistas, oncologistas clínicos, hematologistas e cirurgião oncológico, além de enfermeiros oncológicos e técnicos em enfermagem) se revezam em campanhas sucessivas dentro e fora do hospital. Já visitaram os seguintes bairros de Santarém, além de localidades do interior: Mapiri, Liberdade e Diamantino, Perema, Alter do Chão, Boa Esperança, São Miguel das Missões, essa última distante cinco horas de barco do centro de Santarém.

O QUE É A ONA
A ONA é uma instituição civil independente que congrega várias instituições de pesquisa e auditoria de serviços de saúde, que segue protocolos internacionais do setor de auditoria e certificação médico-hospitalar.
Apenas Instituições Acreditadoras Credenciadas - IACs podem realizar avaliações pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação - ONA.
A ONA foi criada por várias instituições de renome no campo da saúde nacional:
Fazem parte do Conselho de Administração da ONA, entidades associadas que têm afinidade com os princípios, ideais e finalidades visando processos de acreditação.São credenciadas pela ONA as seguintes organizações especializadas em auditoria e planejamento:
·      Fundação Vanzoline
·      Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços de Saúde  (IPASS)
·      Instituto Qualisa De Gestão (IQG)
·      Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS)
·      Instituto Brasileiro Para Excelência em Saúde (IBES)
·      DetNorskeVeritas (DNV)

     OUTROS RECONHECIMENTOS

O HRBA recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais:
·      Gestão Sustentável – concedido durante o “VI Seminário de Hospitais Saudáveis”;
·      Prêmio Nacional por Gestão e Auditoria de Prontuários.
·      Referência Brasileira na III Conferência Latino Americana da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, realizada na Argentina,
·      Certificado Ouro Pró-Sustentabilidade – concedido pela 3M
·      Certificado Hospital Carinho – Johnson & Johnson
·      Hospital Amigo do Meio Ambiente – concedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo,
·      Melhor Projeto de Gestão 2014 - prêmio nacional promovido pela Federação Brasileira dos Administradores Hospitalares.






























quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ação com colaboradores ressalta cuidados com a saúde vocal



O Dia da Voz, 16 de abril, é comemorado no Brasil desde 1999. Passou a ser Dia Mundial da Voz a partir de 2003, quando ganhou a expressão internacional nos estados Unidos, Europa e Ásia.
Transformar as comemorações deste dia em uma grande Campanha Nacional da Voz tem sido a estratégia do Departamento de Voz da sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. O objetivo é sensibilizar a população quanto à importância da voz nas atividades familiares, sociais e profissionais, além de promover a saúde vocal e favorecer a detecção precoce de doenças vocais, assim como o câncer de laringe.
Nesse dia, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou uma atividade especial, de 12 h até 14 h, no hall do elevador, com seus colaboradores. Importantes informações foram repassadas para quem transitou pelo local. Também foi distribuída uma maça para cada pessoa, como símbolo da importância de se cuidar da voz.
Dicas para preservar a saúde da sua voz:
Use um tom de voz natural e confortável;
Procure adequar seu volume de voz à situação em que você se encontra, lembrando que falar constantemente em alta intensidade pode ser prejudicial;
Articule bem os sons das palavras, abrindo e movimentando a boca adequadamente;
Faça pausas respiratórias enquanto fala;
Mantenha um ritmo de fala moderado, com cuidado para não falar rápido ou devagar demais;
Enfatize as palavras mais importantes na frase, para marcar o sentido que você quer dar a ela;
Associe sua fala às expressões faciais e aos gestos, de forma natural, porém sem exageros;
Esteja sempre atento às necessidades do seu interlocutor, mantendo contato visual e mostrando-se interessado também no que está ouvindo, e não só no que está falando;
Beba água em temperatura ambiente e sem gás durante suas atividades verbais.
Fotos: J. Silva
 




quarta-feira, 15 de abril de 2015

Hospital Regional de Santarém promove oficina de chocolate para mães de crianças



Hospital Regional de Santarém promove oficina de chocolate para mães de crianças



Este ano o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, celebrou a Páscoa de uma maneira diferente e criativa. Com o objetivo de envolver as mães e acompanhantes das crianças internadas na unidade, uma equipe de profissionais elaborou uma oficina para confecção de ovos de chocolate para fossem entregues as crianças durante a programação de Páscoa. O curso aconteceu no dia 23 de março nas dependências do restaurante do hospital.
Aproximadamente 20 participantes do curso, entre acompanhantes e colaboradores do HRBA, tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas de montagem de ovos caseiros de chocolate. A iniciativa foi do setor de nutrição do HR em parceria com os profissionais de diversos setores.
A entrega dos ovos de chocolate aconteceu no evento em comemoração a Páscoa que foi realizado conjuntamente ao Dia de Combate ao Câncer Infantil, no setor de quimioterapia do HRBA.