sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

HRBA lança projeto que visa assegurar a educação dentro do ambiente hospitalar



Com objetivo de assegurar assistência educacional para as crianças em tratamento e, às crianças de longa permanência em internação, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró- Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 31, o lançamento oficial do projeto “ABC Brincando no HRBA”. O projeto foiimplementado no Hospital Regional em outubro de 2013 com acompanhamento das acadêmicas do Curso de Pedagogia do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).

A abertura da programação iniciou às 10h30min no Espaço de Brincar, localizado no 2º andar do HRBA e contou com a participação de todos os incentivadores do projeto, como a Diretora do IESPES, Professora Deliana Maria dos Santos Avelar. “Este é um desafio muito grande e uma oportunidade de conhecimento para todos nós. Eu tenho certeza que esta parceria vai se fortalecer e nós vamos conseguir bons frutos”, declarou a diretora após informar que o próprio ambiente hospitalar foi um desafio para as acadêmicas que estão desenvolvendo atividades fora do ambiente educacional.

A ideia de realizar o projeto surgiu a partir da Coordenadora das Unidades de Internação do HRBA, Enfermeira VanjaKzan Colares Neves e está baseado no que prevê a Constituição Brasileira e também o Conselho Nacional da Educação. “É extremamente gratificante capacitar alunos e profissionais do HRBA para um novo conceito de assistência à saúde que valoriza a vida humana e proporciona a essas crianças a oportunidade única de conhecimento, sendo uma via de mão dupla, pois quem ensina também está aprendendo”, afirmou a idealizadora do projeto, Enfermeira VanjaKzan.

A Coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Maria do Socorro Bentes, falou sobre o trabalho desenvolvido pelas acadêmicas do IESPES. “Nós abraçamos a causa pela grandeza de fazer este trabalho, e aqui por meio da pintura, do desenho, dos textos, da leitura a gente consegue transforma o ambiente e por um tempo as crianças conseguem viajar e esquecer que estão no hospital. É um aprendizado muito grande”, complementou a Coordenadora do Curso de Pedagogia.

O Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, Luiz Fernando Gouvêa, falou sobre o significado amplo deste projeto que além de proporcionar aprendizado também contribui pode contribuir para a recuperação das crianças. “É importante lembrar que esse projeto é uma oportunidade única para os alunos da graduação, pois é uma atividade que não irão encontrar em qualquer Hospital. Além do mais, essa parceria traz uma concepção de Hospital diferente para as crianças que aqui residem ou estão internadas por um período longo, visto que estarão aprendendo ao mesmo tempo em que são assistidas”, declarou o Diretor de Ensino e Pesquisa.

O projeto “ABC Brincando no HRBA” é realizado diariamente e atende em média até seis crianças por dia, sendo que nos dias de segunda, terça, quinta e sexta-feira as atividades são práticas, e nas quartas-feiras acontece o planejamento das atividades. O Diretor Geral do HRBA, HebertMorechi, falou sobre esse novo projeto desenvolvido em Santarém.” É uma alegria muito grande implantarmos um projeto como esse em nossa cidade. Educação e Saúde é uma parceria que dá muito certo. Nós do HRBA enxergamos o paciente em todos os seus aspectos. Proporcionar um processo educacional dentro do ambiente hospitalar é uma forma de inclusão e de permitir que as crianças em tratamento possam ter atividades como as demais que estão em suas casas”, concluiu Hebert.