sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém inicia ações do “Outubro Rosa”

Na última quinta-feira, 11, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, mudou de cor em homenagem ao mês de conscientização para Prevenção do Câncer de Mama. A campanha denominada Outubro Rosa iniciou em 1997, nos EUA e chegou ao Brasil em 2002. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo mais comum entre as mulheres e respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Isso significa que a cada ano teremos mais de 50.000 novos casos de câncer de mama no Brasil. Se diagnosticado e tratado no estágio inicial, as chances de cura são muito maiores.
No dia 15 de outubro foi iniciada distribuição do laço rosa, símbolo da campanha, na entrada principal e recepções, a todos os pacientes, acompanhantes, profissionais e visitantes do HRBA por membros do Grupo de Humanização e equipe da Direção dos Serviços de Diagnóstico e Tratamento. Também durante toda semana foram realizadas palestras educativas e distribuição de material informativo nas diversas dependências do hospital alertando sobre os diversos fatores de risco, falando sobre a necessidade de atenção aos sintomas e a importância e métodos para detecção precoce do câncer de mama. As palestras foram ministradas pela Enfermeira do Serviço de Radioterapia do HRBA, Hatalvany Marialva Gimenes
Dr. Marcos Fortes, Oncologista
Na manhã desta quinta, 18, foi realizado um debate no Programa Mesa Redonda Rádio 94 FM, do Sistema Tapajós de Comunicação com participação do Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, Dr. Marcos Fortes, Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Dra. Angeluce Santos, Mastologista do HRBA e da Sra. Heloisa Helena Carvalho, Diretora da Divisão Técnica da Secretária Municipal de Saúde de Santarém.
Dra. Angeluce Santos, Mastologista
Dra.Angeluce explicou sobre a prevenção do câncer de mama, dos métodos da detecção precoce e das formas de tratamento existentes. Alertou também de que o câncer de mama não é uma exclusividade feminina e de que para 100 casos de câncer em mama em mulheres, temos 01 caso em homens. Dr. Marcos Fortes falou sobre as estatísticas dos atendimentos do HRBA, dos percentuais de casos de câncer de mama e de outros tipos de câncer, e também de toda a estrutura técnica que o HRBA dispõe para o atendimento das pacientes com câncer.
Heloísa Helena Carvalho, SEMSA
A Sra. Heloisa Helena expôs as ações que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito em relação ao câncer de mama e de como a população pode ter acesso ao exame de mamografia. Disse também que a SEMSA tem feito um trabalho intenso junto aos médicos para difundir informações sobre a solicitação adequada da mamografia.
Hebert Moreschi, Diretor Gral do HRBA
“Essa foi a primeira semana de atividades da programação do Outubro Rosa do HRBA. Até o dia 31 teremos diversos eventos internos e externos que visam a prevenção do câncer de mama e informações quanto ao acesso ao diagnóstico e tratamento no HRBA. Também teremos um dia voltado para os profissionais de saúde com o objetivo de orientar quanto ao protocolo para a solicitação da mamografia. A receptividade e participação de toda a população tem sido excelentes. O HRBA é um hospital de média e alta complexidade. Mas, o investimento na orientação e prevenção é sempre o melhor caminho, e para conseguirmos isso, levar nossos profissionais até a Comunidade é fundamental”, conclui Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.




terça-feira, 16 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza 4ª Captação de Órgãos

Na última sexta-feira, 12, aconteceu no Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, a 4ª Captação de Órgãos para Transplantes da região. O doador do sexo masculino, tinha 20 anos de idade, e faleceu vítima de acidente automobilístico.
Os parentes do doador relatam que a decisão de Doar os Órgãos do estudante partiu dos pais da vítima, com o objetivo de servir de exemplo para outras famílias.
"A família toda se reuniu e decidiu fazer a doação. Os pais acharam que era a melhor opção e nós demos total apoio. Isso também serve de exemplo para que outras pessoas que perderem seus entes queridos se comovam e tomem essa atitude que realmente vai salvar vidas. Pois, ainda que não o tenhamos mais com vida, ele com certeza vai ajudar a muitas pessoas. Fizemos inclusive uma campanha para doação de sangue também, mobilizamos amigos e diversas pessoas que conhecemos para deixar o hospital suprido. É muito gratificante saber que mesmo que não esteja mais vivo entre nós, ele continuará ajudando muitas pessoas. É uma obra de Deus, iluminando o coração da nossa família, para nos dar mais força para suportar a dor de perder alguém tão querido. Saber que essa decisão de toda a família vai poder salvar dez vidas é muito gratificante. É um momento difícil para a família. Mas, ao mesmo tempo nos conforta, porque é muito difícil para uma pai e mãe suportar a dor de perder um filho. É uma coisa que nunca se espera, não se deseja para ninguém. Então, em um momento desses, esse ato de solidariedade, essa decisão unanime de realizar a doação, traz conforto ao coração da nossa família . Principalmente para nós que somos religiosos, temos fé em Deus e que acreditamos que ele está feliz podendo ajudar a outras pessoas, mesmo que seja o último ato dele. É uma lição de amor muito importante. E nos dá uma sensação muito boa saber que estamos ajudando a outras pessoas", afirmou Armando Alves de Oliveira, tio do doador.
A equipe de captação foi coordenada pelo Dr. Paulo Soares, especialista em Cirurgia do Sistema Digestivo, que avaliou de forma muito positiva o HRBA, tanto a estrutura como a equipe de profissionais envolvida no processo. "É a primeira vez que venho a Santarém fazer captação como responsável técnico da Equipe de Fígado e Transplantes de Belém. O Hospital Regional de Santarém é de excelente qualidade e Centro Cirúrgico muito bem montado. Nós fomos tratados da melhor maneira possível e percebemos a responsabilidade que existe em cada profissional daqui. Santarém está de parabéns por contar com um hospital como esse. A tendência é aumentar essa atividade de captação e evoluirmos brevemente para transplantes de órgãos em Santarém. A doação é um ato de amor, pois quando perdemos um ente querido, um familiar, alguém de quem gostamos, nós temos que pensar que tem milhares de pessoas que precisam e podem ser ajudadas. Então, se podemos ajudar seis, sete e até mais pessoas doando órgãos, eu acho que participar desse ato é manter viva a pessoa que amamos. Doar órgãos é doar vida", concluiu Dr. Paulo Soares.
Para o Dr. Emanuel Espósito, nefrologista que atua no HRBA, apesar de ser um momento difícil para a família, pela perda tão repentina de uma pessoa tão jovem, é também um momento de ser solidário com outras pessoas. Ressalta o posicionamento favorável da família na doação. "Ficamos consternados com a morte de um paciente tão jovem, vítima de um acidente de trânsito. Sensibilizou toda a equipe do hospital. Mas, de qualquer forma, a partir do falecimento dele pudemos ajudar novamente mais um grande número de pessoas na fila de espera por transplante rim, de pâncreas, córneas e fígado Então, a partir desse fato triste estamos salvando e possibilitando uma vida de melhor qualidade para outras pessoas. Essa é nossa 4ª Captação. Para quem começou os serviços este ano, estamos de parabéns. O HRBA tem toda a estrutura, que em muitos aspectos é exemplar: no diagnóstico, na abordagem familiar, na vinda dos profissionais do Instituto Médico Legal, parceria que começou na última captação e está se firmando. Isso é bom porque facilita para família, para a equipe de cuidados e todo o processo é agilizado", afirma Dr. Emanuel Espósito que acompanhou todas as captações realizadas no HRBA.
Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA, destaca a receptividade e solidariedade da população santarena. “O serviço foi implantado em fevereiro desse ano e já estamos na nossa 4ª. Captação de Órgãos. A população de Santarém está de parabéns. Tem sido um exemplo de solidariedade. Muitas pessoas já foram salvas ou tiveram sua qualidade de vida melhorada graças a atitude das famílias, que mesmo num momento difícil da perda de alguém querido, tem demonstrado uma atitude de amor ao próximo. Agradeço imensamente a toda equipe do HRBA pelo empenho e profissionalismo, ao Instituto Médico legal pela parceria e à população santarena pelo belíssimo exemplo de respeito e valorização da vida!”, conclui Hebert.