quinta-feira, 5 de setembro de 2013

HRBA recebe prêmio e reconhecimento nacional por sua Gestão Sustentável no “VI Seminário de Hospitais Saudáveis”

Na última terça-feira, 3, durante o “VI Seminário de Hospitais Saudáveis” realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, a parceira entre Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública, e a Pró-Saúde na gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas, localizado em Santarém, no Pará recebeu a premiação “Amigo do Meio Ambiente 2013”. O mérito, foi concedido graças as iniciativas de proteção ambiental e sustentabilidade, desenvolvidas dentro do contexto macro social pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Comitê de Sustentabilidade do HRBA.

Prêmio "Amigo do Meio Ambiente 2013"
Em todo o país apenas 15 hospitais e serviços de saúde tiveram seus trabalhos premiados durante a realização do “VI Seminário de Hospitais Saudáveis”. Entre os agraciados com selo e menção honrosa de todo o país, representando as Regiões Norte e Nordeste, apenas o Hospital Regional do Baixo Amazonas. Também receberam a premiação os Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- SP, Hospital de Clínicas de Porto Alegre – RS, Hospital da PUC Campinas – SP, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - RJ (INTO), Hospital Municipal de Araucária – PR, também administrado pela Pró-Saúde, que apresentou “Ações Ambientais do Hospital Municipal de Araucária”, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – SP, Instituto Butantan – SP, entre outros.

Produtos confeccionados a partir de garrafas pet
Entre as ações que permitiram concessão do prêmio ao HRBA estão: Transformação do óleo de cozinha utilizado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) em sabão artesanal; Campanhas Educativas de orientação aos Colaboradores quanto ao Impacto Ambiental causado pelo uso indiscriminado de copo descartável e estimulação para troca do mesmo por uma caneca personalizada;  Reciclagem dos invólucros das caixas cirúrgicas transformando-os em mochilas, bolsas e outros materiais; Substituição dos materiais com presença de mercúrio; Arborização da área externa por meio do plantio de árvores em parceria com o IGPA; Doação de mudas de árvores nativas e frutíferas da região; Coleta e reciclagem de “garrafas pet” durante as campanhas educativas para confecção da Árvore de Natal Ecológica, e a Eleição e desfile da “Miss Reciclagem".

Comitê de Sustentabilidade e Direção do HRBA
De acordo com a Enfermeira Sheila Oliveira, responsável técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos do HRBA, a sensibilização ambiental e social é uma das muitas práticas realizadas no Hospital Regional do Baixo Amazonas. “As ações dentro do HRBA visam despertar nos profissionais uma cultura perene de preservação ambiental adotando soluções práticas, efetivas e ecologicamente sustentáveis que possibilitem uma maior interação dentro e fora do ambiente de trabalho. Hoje, muitos colaboradores passam a maior parte do seu tempo no HRBA e essa cultura poderá ser transmitida para seus familiares”, falou a Enfermeira Sheila.

Roupas confeccionadas a partir de material reciclável
A Presidente do Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Enfermeira Daniella Mengon, explicou que o prêmio “Hospital Amigo do Meio Ambiente” é mais um reconhecimento dos projetos iniciados em 2012, em parceria com os Colaboradores do HRBA e Comunidade Santarena. “O principal objetivo dos projetos do Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do HRBA é a conscientização de nossos colaboradores quanto ao uso e descarte correto de artigos e materiais, e também de estabelecer ações práticas com resultados efetivos para o benefício do meio-ambiente e de todos”, explicou a Presidente ao recordar a conquista da Certificação “Selo Verde” concedida pelo Instituto MAIS ao HRBA.

Plantio de mudas típicas da Amazônia
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, afirma que esse reconhecimento é fruto de uma gestão voltada para a cidadania. “Além de prestar uma assistência de média e alta complexidade com qualidade, segura e humanizada, investindo sempre na formação técnica de nossos profissionais, temos a preocupação de formá-los para que sejam disseminadores de uma cultura voltada para a Sustentabilidade. A conscientização e os conceitos aprendidos no ambiente de trabalho com certeza serão levados para as famílias e comunidades onde eles residem. Acreditamos que dessa maneira, aliando formação, conscientização e ações práticas teremos mais que excelentes profissionais, teremos cidadãos que garantirão a qualidade de vida de nossas futuras gerações”, conclui Hebert.
Entrega de mudas durante ação em parceria com a Unimed

Árvore de Natal confeccionada de material reciclável


Roupas confeccionadas com material descartável

Doação de mudas

Plantio de mudas no pátio do HRBA



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

HRBA realiza I Workshop sobre “Segredos no Tratamento do Paciente Diabético”


Na ultima sexta-feira, 30, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), por meio  de sua Direção Clínica  e Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), que trabalha com aprendizado e ensino, realizou em seu auditório o I Workshop sobre “Segredos no Tratamento do Paciente Diabético”. A programação teve abertura às 8h30min e foi coordenada pelo médico endocrinologista e Diretor Clínico do HRBA, Dr. Manoel Alvarenga. O objetivo do I Workshop foi de capacitar o quadro clínico da Região do Baixo Amazonas quanto ao tratamento da diabetes para que possa ser identificado precocemente o aparecimento da doença e iniciado o tratamento adequado, sem causar danos a saúde do paciente.

Durante todo o dia vários profissionais da saúde entre médicos, nutricionistas e fisioterapeutas puderam conhecer um pouco mais sobre esta doença que tem um crescimento progressivo e que, segundo pesquisadores, até 2025 teríamos uma população de 300 mil diabéticos. Mas, esses números já foram alcançados em 2011. “Treinar, capacitar e atualizar a classe médica para dar o melhor tratamento ao paciente. Saber o momento que se deve trocar uma medicação pela insulina evitando assim complicações crônicas do diabetes e até complicações agudas”, declarou Dr. Manoel Alvarenga.

Segundo médicos alguns fatores externos influenciam no estado de saúde da população. Entre os fatores mais comuns estão o estresse, a falta de atividade física, a obesidade, triglicerídios ou colesterol alto. O médico falou ainda sobre as mudanças no diagnóstico da doença. “Mudou se um pouco o diagnóstico do diabetes e principalmente o avanço maior foi nas fases da pré-diabetes que antes o normal era até 110 mg/dl e agora é até 99 mg/dl. Então, alguns pacientes entre 100 mg/dl e 120 mg/dl, já são caracterizados como diabéticos e devem fazer o teste oral de tolerância à glicose. Se o resultado der 200 mg/dl, eles já tem o diagnostico da diabetes o grande problema é que 50% dos pacientes diabéticos nem sabem que são, e há um atraso neste diagnóstico de 5 à 10 anos”, complementou. 


O Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, professor Luiz Fernando Gouveia, falou da importância da realização de eventos voltados para a capacitação de profissionais da área da saúde e estudantes. “O Hospital Regional de Santarém caminha para ser certificado como Hospital de Ensino e tem a obrigação de proporcionar uma formação continuada na região que ele atende, Região Oeste do Pará.O primeiro WorkShop visa a capacitação dos profissionais que atuam na assistência, e o evento é voltado para o tratamento do paciente diabético”, falou o Diretor de Ensino do HRBA.

Durante o Workshop foram debatidos os seguintes temas: Diabetes desafio de todos; Diabetes: Glicemia de jejum alterada, intolerância à glicose, limites dos níveis glicêmicos atuais e o papel dos exames complementares a serem utilizados; Estratégias de prevenção do diabetes; Prevenção de doença renal e nefropatia diabética; Hipoglicemiantes orais: quais, quando e como utilizar?; Insulinas Regular, NPH, Lantus, Ultra-rapída, Levemir – quando e como utilizar?; Estratégias de convencimento do uso da insulina; Aspecto peculiares na dieta do diabético; Como preparar um paciente diabético para procedimentos cirúrgicos, pré, intra e pós-operatório e Discussão de Casos Clínicos.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o evento foi um sucesso atingindo seus objetivos.” Parabenizo o nosso Diretor Clínico e Endocrinologista, Dr. Manoel Alvarenga, pela iniciativa de realizar esse evento. Também é importante ressaltar a participação dos médicos que atuam na atenção básica em Santarém e outros municípios da nossa região. Tenho certeza de que os conhecimentos repassados serão importantíssimos para que pacientes que antes eram referenciados para o HRBA possam ser assistidos em seus bairros e municípios. Além de prestar assistência de média e alta complexidade, também temos a obrigação de levar conhecimento e formar profissionais, descentralizando a assistência especializada”, concluiu Hebert.




terça-feira, 3 de setembro de 2013

Parceria entre Governo do Estado do Pará, através da SESPA, Secretaria Municipal de Saúde, Pró-Saúde, Instituto Ronaldo McDonald e Associação Colorindo a Vida realiza capacitação para Profissionais da Saúde de Santarém para o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil.

Nesta quinta-feira, 29, a SESPA, SEMSA, Pró-Saúde, Instituto Ronald McDonald e a Associação Colorindo a Vida realizaram no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) a abertura do curso de “Capacitação da Atenção Primária à Saúde para o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”. O curso faz parte do programa “Diagnóstico Precoce do Câncer Infajuveni”' que já acontece em 12 estados e em 106 municípios brasileiros. Hoje no Pará, Santarém é o único município a receber a capacitação. No total 514 profissionais da área da saúde nas regiões de Rio, Planalto e Zona Urbana receberão treinamento para identificar precocemente casos de câncer em crianças e adolescentes.
A abertura do curso contou com a presença de inúmeros profissionais da saúde pública e da atenção primaria do município de Santarém, além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA), Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Santarém, Instituto Ronald McDonald e Associação Colorindo a Vida, que falaram da importância de realizar a capacitação na Região do Oeste do Pará.
A Secretária Adjunta de Estado, Heloísa Guimarães, expôs sobre a importância dessa parceria do Estado com o Instituto Ronald McDonald e a Associação Colorindo a Vida. “É uma felicidade muito grande para a Secretaria de Saúde estar participando dessa aula inaugural de capacitação de estratégia de saúde da família voltada para o diagnóstico precoce do câncer infantil e juvenil. É espetacular quando você consegue detectar qualquer doença precocemente e o câncer infantojuvenil tem uma possibilidade de cura extraordinária quando detectado muito cedo”, informou Dra. Heloísa.
Atualmente, os casos de câncer infantojuvenil, antes tratados somente na capital do estado, já são tratados em Santarém. Uma ação que possibilita maior qualidade de vida aos pacientes e familiares que podem acompanhar o tratamento no seu próprio município de origem. “73% dos cânceres infanto-juvenis do Pará antes se locomoviam até Belém, porque era o único polo de tratamento e no inicio desde ano hoje o tratamento já é realizado aqui em Santarém, no Hospital Regional. A Secretaria de Saúde está fazendo projetos estruturantes para melhorar cada vez mais o atendimento destes pacientes. Para nós é uma felicidade trazer as crianças do Oeste, que estavam em tratamento fora, de volta para suas casas”, ressaltou a Secretária Adjunta de Saúde.
O Gerente Geral do Instituto Ronald McDonald explicou o motivo de Santarém ser escolhida nesta primeira fase do programa. “Foram realizados diversos estudos e verificado que aqui no Oeste do Pará existe um grande população e  maior probabilidade de crianças que poderiam estar com câncer e não estavam ainda em tratamento. A partir deste estudo, as médicas se propuseram a realizar essa capacitação”, falou Roberto Mack ao citar as médicas oncopediatras Alayde Vieira e Laudreisa Pantoja, que atuam no HRBA e que coordenam o Programa na 9ª Regional da SESPA
Roberto falou sobre a estrutura dispensada ao programa piloto instalado em Santarém e que servirá de modelo para toda a Amazônia. “Nós utilizamos a mesma estrutura do Programa de Saúde da Família, que é um programa do SUS que existe a nível nacional para tratar qualquer tipo de enfermidade. Isso nós dá um ganho muito grande para este programa e com médicos especialistas vamos a cada município dar um ensinamento, uma aula sobre como diagnosticar o câncer infantojuvenil”.
Roberto Mack declarou que nos 106 municípios visitados a experiência do Instituto comprova a importância do diagnóstico precoce. “Com o programa nós tivemos uma redução de 61% no tempo que se levava para diagnosticar o câncer, ou seja, o que era diagnosticado em 13 semanas passou para 05 semanas. Isso é de uma importância fundamental. Nestes 106 municípios usados como referencia após as nossas visitas o número de casos confirmados aumentou em 23%, o que representa a possibilidade de cura maior”, enfatizou o Gerente Geral do Instituto Ronald MacDonald.
A Secretária de Saúde de Santarém, Dra. Valdenira Cunha, acredita que com a implantação do programa muitas vidas poderão ser salvas. “Com o programa teremos a capacitação de profissionais da saúde que juntamente às estratégias de Saúde da Família serão treinados para diagnosticar precocemente o câncer infanto-juvenil, em uma população de até 19 anos. E com certeza, a partir dessa capacitação a população terá melhor qualidade de vida e maior possibilidade de cura”, complementou Dra. Valdenira.
Em Santarém, a capacitação beneficiará 514 profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde – ACS) profissionais que diariamente se deparam com casos de pacientes que necessitam de mais atenção. Para a operacionalização do programa, um cronograma foi montado. “Nós temos um cronograma e mensalmente serão disponibilizadas vagas para os profissionais das Zonas de Rio, Planalto e Cidade. Nesse módulo foi prestigiado Alter do Chão, Arapixuna e Aritapera, mais três equipes da cidade. Vamos trabalhar até que todos sejam treinados e capacitados”, afirmou a Secretária de Saúde.
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou da importância e satisfação da participação do HRBA nessa parceria. “ É um momento de grande felicidade para todos nós do HRBA. Desde o mês de maio já contamos com o Serviço de Oncopediatria implantado em nosso hospital, viabilizado pelo Governo do Estado do Pará, fazendo com que pacientes antes referenciados possam ser atendidos aqui, próximos as suas famílias. Agora, com a implantação do Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil vamos melhorar a identificação de casos, dar celeridade ao início de tratamento e, com certeza, aumentar as probabilidades de cura. Isso representa saúde de qualidade e resolutiva para nossa população!”, conclui Hebert.