quarta-feira, 5 de maio de 2010

União de Entidades Públicas e Privadas para cuidar das Mães Santarenas


 Em comemoração ao Dia das Mães, o Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna - Pró-Saúde em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Projeto Saúde e Alegria (PSA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (LAOPA), laboratórios e clínicas privadas promoverão nos dias 07 e 08 uma grande ação de Saúde Preventiva ao Câncer para as Mães de Santarém. As atividades ocorrerão no Barco Abaré que ficará ancorado no Terminal Fluvial Turístico de Santarém, na orla da cidade.
Essa ação conjunta é a união de dois projetos, o “Hora de Cuidar das Mães”, idealizado pelo Serviço de Oncologia do HRBA e o Projeto “Cuidando das Mães da Cidade da Gente” promovido pela Prefeitura de Santarém, através da SEMSA. O objetivo dos projetos é levar saúde preventiva para o Câncer Bucal, de Mama, de Pele e do Colo Uterino para as mães e mulheres de todas as faixas etárias.
Segundo o Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Dr. Marcos Fortes, esses dias serão especiais para toda a sociedade. “É a primeira vez na história de Santarém que uma ação dessa abrangência, envolve todas as entidades públicas de saúde e a iniciativa privada para trabalhar de maneira voluntária na prevenção ao câncer. E mais ainda, é um grande presente de Dia das Mães para a Comunidade, em especial para as Mães de Santarém”, destaca Dr. Marcos.
As atividades serão compostas por atendimentos médicos e de enfermagem, exames especializados, como os de Mamografia, Ultrassonografia Mamária, Tomografia Computadorizada, Colonoscopia, Dermatoscopia, além de PCCU, e exames laboratoriais. Também estão programadas ações de Humanização com os “Doutores da Alegria”, “Abraço Grátis”, Atividades Religiosas com as Igrejas, Palestras Educativas com os Acadêmicos de Medicina da UEPA, Acupuntura e o “Dia Beleza” com corte de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure.
Veja o cronograma do Projeto:
Data:
07 e 08 de abril (sexta e sábado)
Local:
Barco Abaré – Terminal Fluvial Turístico de Santarém
Horário de Triagem:
08h às 11h
Horário de Atendimento:
08h às 13h
Serviços:
Prevenção de Câncer Oral, Mama, Colo Uterino e Pele
Consultas médicas, exames, palestras, ações culturais, lúdicas e religiosas.
Farmácia básica.
Parceiros:
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (Serviço de Oncologia), Pró-Saúde, Governo do Pará, SESPA, Prefeitura de Santarém, SEMSA, Projeto Saúde e Alegria, UEPA, LAOPA, Laboratório Amazônia, SANCLIN, Laboratório Celso Matos, CR Supermercados, Laboratório Ciesca e Eurofarma.
Realização:
Serviço de Oncologia do HRBA, SEMSA e UEPA

Todas as mulheres interessadas em receber atendimento nos dias do Projeto deverão passar por uma triagem que acontecerá a partir das 08h até as 11h. Os atendimentos continuam até as 13h para as pacientes já triadas.
A demanda gerada pelos atendimentos realizados durante o Projeto tem todo o suporte de apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional. Caso seja detectada alguma patologia que necessite de atendimento mais especializado, as pacientes serão encaminhadas automaticamente, via Central de Regulação, para o Hospital Regional.
A parceria ficou muito mais fortalecida com a participação do Projeto Saúde e Alegria, sob a coordenação do Dr. Fábio Tose, que disponibilizou todos os equipamentos e a estrutura do Barco Abaré. O Abaré é uma embarcação especializada para ações de saúde que possui todas as condições técnicas para realização de consultas e exames. O Saúde e Alegria também colocou voluntariamente seus profissionais para ajudar no desenvolvimento das atividades.
Para o Hospital Regional, o Dia das Mães será um momento histórico para a saúde da mulher santarena, pois unirá Projetos, Entidades Públicas, Entidades Privadas e Profissionais Voluntários numa única ação, desenvolvendo atividades que normalmente são realizadas em hospitais, clínicas e centros de saúde. Além disso, terá a participação de empresas privadas que estão colaborando com material de apoio e alimentação para os profissionais. Todos juntos em prol da Comunidade!

Hospital Regional comemora o Dia do Trabalhador com Café da Manhã Especial


 O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna realizou na última sexta-feira (30/04/2010) uma homenagem ao Dia do Trabalhador. Com o objetivo de parabenizar e agradecer a contribuição de todos os colaboradores do HRBA, o GTH organizou um delicioso café da manhã para todos os colaboradores.
Com o cuidado para que todos os trabalhadores, inclusive os que estavam na troca de plantão, fossem ofertados de forma confortável com um café da manhã, os colaboradores foram divididos por setores e o horários.
A possível interação que estes eventos promovem entre os colaboradores de áreas diversas é de grande importância, refletindo de uma forma geral para todo o hospital. Tal contribuição promove a construção de um ambiente hospitalar mais humanizado e na melhoria da qualidade da assistência.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Municípios pobres do Amazonas inovam e terceirizam gestão de Saúde


Agência Estado

Dez anos depois de o Estado de São Paulo terceirizar a gestão de hospitais para entidades privadas sem fins lucrativos classificadas como Organizações Sociais de Saúde (OSS), o modelo já está presente em pelo menos outros sete Estados e agora responderá pelo gerenciamento dos orçamentos de nove cidades pobres da região do Alto Solimões, no Amazonas, reunidas em consórcio.
Essa deverá ser a primeira experiência de gestão global de orçamentos pelo modelo, pois hoje as entidades apenas gerenciam serviços de saúde - como ocorre em 62 serviços paulistas - ou grupos de unidades de saúde, como ocorre na cidade de São Paulo, onde pelo menos 5 milhões de pessoas já são atendidas pelo sistema.
A proposta foi apresentada pelo Banco Mundial, que apóia o modelo no Brasil, em recente congresso do Conselho Nacional de Secretários de Administração, em Brasília. "A ideia é que a OSS receba e administre os recursos", afirma André Medici, economista do Banco Mundial que lidera o projeto.
O modelo de gestão por OSS permite que as contratações de funcionários não tenham de ocorrer via concurso público nem os salários ofertados tenham de seguir a legislação municipal. Além disso, as compras não necessitam de licitação. E todas as entidades trabalham com metas estabelecidas em contrato.
Trabalho de rede
Segundo Laércio Cavalcanti, coordenador do Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para a Zona Franca Verde (Proderam), do governo do Amazonas, a OSS, que será escolhida via chamada pública em jornais de grande circulação, cuidará dos orçamentos dos municípios de Atalaia do Norte, Amaturá, Benjamim Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins, além de recursos do Estado e do governo federal repassados, movimentando anualmente R$ 92,5 milhões. "A ideia é um trabalho de rede via OSS, que contratará profissionais para atuar em todos os municípios", afirmou. "Assim teremos condições de oferecer um atendimento adequado."
Estados e municípios são autônomos, mas a mudança não tem o apoio institucional do Ministério da Saúde. A pasta defende outro modelo, estatal, para garantir mais autonomia aos serviços de saúde, as fundações estatais, paralisado no Congresso e criticado por servidores públicos.
Reforma
A terceirização de serviços de saúde para as entidades privadas sem fins lucrativos qualificadas como OSS surgiu em São Paulo em 1998, importada da Espanha e no rastro da reforma da gestão pública de 1995, e contra o excesso de burocracia da administração direta de hospitais.
No ano passado, uma avaliação financiada pelo Banco Mundial, que utilizou dados do governo paulista, apontou que, apesar de os estudos utilizados serem baseados em amostras pequenas, "os resultados sugerem que as OSS são mais produtivas e eficientes". Alertou, porém que as OSS ainda não tinham cumprido determinação para que tivessem conselhos com participação da sociedade civil.
Uma recente avaliação feita a pedido da Prefeitura de São Paulo apontou que os serviços públicos sob contrato das OSS têm índices de aprovação de 78% nas regiões dos contratos das OSS, com nota média de 8,9.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Hospital Regional de Santarém investe na qualidade e segurança de sua Hemoterapia



 O Comitê Transfusional do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, em Santarém, lançou na noite da última terça-feira, 27 de abril, o Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais para médicos e equipes de enfermagem da instituição. O documento foi elaborado pela equipe da Agência Transfusional, Assessoria de Qualidade, Serviço de Controle de Infecções Hospitalares e Diretoria Técnica do HRBA. A apresentação do Protocolo foi feita pela Coordenadora da Agência Transfusional, Dra. Terezinha Leão.
O Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais do Hospital Regional vai trazer mais segurança aos pacientes especialmente durante os procedimentos cirúrgicos, tratamentos nas Unidades de Terapia Intesiva (UTI) e na assistência oncológica.  Com o uso do protocolo, as condutas médicas serão mais precisas nas indicações de transfusões de hemoderivados adequados para cada caso e definição correta das quantidades necessárias para atender a necessidade dos usuários.
O Diretor Técnico do Hospital Regional, Dr. João Batista, enfatiza a importância do uso do Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais como ferramenta de segurança para o paciente e para os profissionais. “A padronização deste procedimento é a garantia para que o médico possa estar buscando orientações e informações para melhor prescrição, indicações e contra-indicações. Já para o usuário é a segurança de que está sendo atendido em um Hospital que possui padrões e rotinas médicas que lhe trarão maior possibilidade de recuperação durante seu tratamento”, explica Dr. João Batista.
O Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais será utilizado por médicos para avaliação e prescrição de hemoderivados e monitorar, junto às equipes de enfermagem e da Agência Transfusional, a administração e acompanhamento de possíveis reações durante a sua utilização.
Para o Hospital Regional a implantação do Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais nas rotinas médicas significa estar dentro das melhoras práticas da medicina moderna. Além disso, representa um avanço importante na segurança e melhoria continua dos serviços oferecidos à População do Baixo Amazonas.