sexta-feira, 18 de outubro de 2013

18 de outubro Dia do Médico

   
Quem é que está conosco, na maioria das vezes desde nosso primeiro "choro"?
Cuida da preservação e restauração de nossa saúde com todo cuidado para termos melhor qualidade de vida? É isso aí: o médico!

Ser médico é desenvolver a "arte de curar", por isso merecem um dia especial, que é comemorado em 18 de outubro. A data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas que, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Ele teria estudou medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

HRBA participa de Sessão Especial na Câmara Municipal de Santarém que fez abertura oficial do “Outubro Rosa”

Na manhã desta terça-feira, 15, a Câmara Municipal de Santarém realizou a abertura oficial da Campanha “Outubro Rosa” no município. A sessão foi uma solicitação da Vereadora Marcela Tolentino e contou com a presença dos Vereadores, representantes da Sociedade Civil Organizada, Conselho Municipal de Saúde,  Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Sanclin e Amazônia Diagnóstico que durante todo este mês de outubro realizam ações preventivas, de sensibilização e de incentivo à luta contra o câncer de mama.

Segundo a Vereadora Marcela Tolentino, a sessão especial visa chamar a atenção de homens e mulheres para um dos temas mais debatidos na atualidade, o câncer de mama. “O Outubro Rosa é um evento de suma importância para despertar a consciência e os cuidados com a prevenção e o combate ao câncer de mama. Infelizmente, ainda vemos muitas mulheres sem conhecimento no assunto e aqui em Santarém temos um centro referência em oncologia, que é o HRBA, com serviços oferecidos gratuitamente como determina a lei”, falou a Vereadora após ressaltar a importância da mamografia, exame realizado gratuitamente pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Dr Telmo e Drª Nádia, Amazônia Diagnóstico.
Dr Bruno Moura e equipe Sanclin
Em Santarém, a campanha de conscientização e sensibilização contra o câncer de mama será a maior da história com a realização da 1ª Corrida Contra o Câncer de Mama, no dia 19, sábado com saída da Praça do Pescador, na Orla da Cidade, evento realizado pela Sanclin. No dia 26, acontece a 5ª Caminhada de Prevenção do Câncer de Mama, com saída de frente do Amazônia Diagnóstico. O HRBA é parceiro nos dois eventos.

Leiria Rodriguês, jornalista e ativista na luta contra o câncer
Dr. Marcos Fortes, ccordenador do Centro de Oncologia do HRBA.
De 2009 a setembro de 2013 foram diagnosticados 153 casos de câncer de mama, destes 147 foram em mulheres e 6 em homens, dados que reforçam a necessidade da detecção precoce não apenas em mulheres, como falou o Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Dr. Marcos Fortes. “O diagnóstico e a prevenção é um trabalho que muda o perfil de um determinado local. Quando realizamos o tratamento de um paciente em um estágio inicial, a chance de cura é muito maior. Diferente de quando tratamos de um paciente com um tumor em estágio avançado. O importante é ressaltar que o câncer de mama não atinge só mulheres”, esclareceu o médico cirurgião oncologista.

No Hospital Regional do Baixo Amazonas, as ações alusivas ao “Outubro Rosa” tiveram inicio no dia 07 com a inauguração da iluminação especial da faixada principal do HRBA e serão encerradas no dia 31 com a “Ação Rosa” no Bairro do Mapiri. O Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, ressaltou a importância do “Outubro Rosa”. “Estou muito feliz com o engajamento de toda a Sociedade numa causa tão importante que é o combate ao câncer de mama. A Câmara de Vereadores está de parabéns pela bela iniciativa de fazer a abertura oficial das atividades do “Outubro Rosa”. O HRBA hoje possui toda a estrutura necessária para dar assistência às mulheres e homens que precisam de tratamento. Mas, é importantíssimo ressaltar que a detecção precoce aumenta significativamente as possibilidades de cura, por isso a conscientização e a realização da mamografia em mulheres acima de 40 anos é fundamental”, conclui Hebert Moreschi.