sexta-feira, 23 de maio de 2014

HRBA realiza VI Workshop para debater a “Terapia Nutricional Enteral e Parenteral” entre Equipes Multiprofissionais


Com o objetivo de capacitar os profissionais da Saúde no que se refere à Terapia Nutricional Enteral (TNE) e a Terapia Nutricional Parenteral (TNP) o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), por meio da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), realizaram nesta quinta-feira, 22, seu VI Workshop que debateu sobre o conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção e recuperação do estado nutricional do paciente. A programação teve abertura às 8h30min no auditório do HRBA e contou com a presença de um público diferenciado composto por profissionais da saúde de Santarém e cidades da região.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Edilssa Carla Lopes, o tema embora seja bastante debatido em outros centros ainda é pouco conhecido na região. “A Terapia Nutricional apesar de ser um assunto antigo, para Santarém é algo muito novo, que se difere em terapia Enteral, que é aquela onde o paciente não consegue se alimentar pela boca e a gente tem que passar pela sonda e a Terapia Parenteral, que é indicada em últimos casos, é uma alimentação endovenosa, pela veia, e que não se faz  em casa só no ambiente hospitalar”, informou a nutricionista após relatar que os pacientes em Terapia Enteral recebem toda orientação para continuar a dieta em casa seguindo as normas de higienização.

Entre as palestras proferidas durante o Workshop, a prescrição médica da Terapia ainda é um dos maiores questionamentos. “As indicações estão bem claras na literatura sobre quais pacientes necessitam de receber o suporte nutricional, e como todo tratamento proposto é necessário balancear entre o beneficio e a complicação. Os pacientes que necessitam do suporte também estão sujeitos a complicações e se a equipe estiver qualificada o paciente vai ter benefícios bem maiores que os riscos”, explicou o médico da EMTN, Wesley Queiroz.

As inscrições do VI Workshop do HRBA de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, aconteceram no período de 2 a 19 de maio, e foram arrecadados alimentos não perecíveis para serem doados a creche Seara. “Esse foi um evento fechado onde tivemos vagas limitadas e durante as inscrições conseguimos arrecadar alguns alimentos para compor cestas básicas, o que reforça o compromisso do HRBA com o desenvolvimento social e o bem estar das pessoas, especialmente das crianças. E, por se tratar de um Hospital Ensino, faz parte da nossa missão promover a formação complementar dos profissionais da Saúde e estudantes de Santarém e região”, declarou Claudiléia Pereira Galvão, pedagoga da DEP.

O Diretor de Apoio do HRBA, Diego Vione, explicou que a EMTN atua no conjunto de ações voltadas para a assistência e melhoria da nutrição do paciente. Entre as missões do HRBA está à prestação da assistência de excelência em média e alta complexidade aos pacientes do SUS promovendo o ensino na área da Saúde. " Aqui no HRBA nós adotamos um processo de melhoria contínua. Somos habilitados para a EMTN desde 2009, e a comissão foi composta em 2010, atendendo a uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso, promovemos o ensino a outros profissionais  que contribui para a implementação dessa modalidade em outras instituições de Saúde”, complementou o diretor após enfatizar que a cada 10 paciente internados pelo menos três virão a receber Nutrição Enteral ou Parenteral.

Durante o Workshop foram debatidos diversos assuntos, tais como: os aspectos gerais do suporte nutricional, a importância do fonoaudiólogo, necessidades nutricionais do idoso, interação droga- nutrientes e manipulação  da dieta parenteral, alta hospitalar, a importância da equipe multiprofissional na assistência, suporte nutricional do paciente oncológico, suporte nutricional do paciente pediátrico crítico, suporte nutricional do paciente cirúrgico, adequação nutricional no pré-operatório, jejum e inicio da dieta no pós-operatório encerrando com discussão de casos clínicos. A programação teve encerramento às17h30min e os alimentos não perecíveis arrecadados durante o VI Workshop do HRBA serão entregues a Creche Seara em data a ser definida pela EMTN, SND e Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA










terça-feira, 20 de maio de 2014

Gestão do HRBA ganha prêmio nacional promovido pela Federação Brasileira dos Administradores Hospitalares




Conquista da Acreditação Nivel 2 da ONA
Na noite da última segunda-feira, 19, aconteceu em São Paulo a 10ª edição do Prêmio FBAH, que escolhe nacionalmenre os melhores projetos e práticas de Gestão Hospitalar do Brasil. A festa é promovida pela Federação Brasileira dos Administradores Hospitalares, que foi fundada em 26 de fevereiro de 1971, com o nome de Colégio Brasileiro de Administradores Hospitalares. A escolha dos melhores projetos de gestão foi baseado em critérios  rigorosos de avaliação e visita técnica às Instituições Concorrentes

Entre os muitos projetos de todo o Brasil, a festa premiou os três melhores e na oportunidade foi anunciado o Hospital Regional do Baixo Amazonas como o grande vencedor por seus  resultados obtidos através da implantação de um processo de Gestão voltado para uma assistência segura, de qualidade, resolutiva e humana. "Os desafios da Saúde no Brasil são proporcionais ao tamanho do nosso país. Fazer gestão em saúde fora dos grandes centros nos impõe obstáculos ainda maiores a serem superados. O Governo do Estado do Pará tem investido seriamente na descentralização dos serviços de alta complexidade e isso tem trazido resultados excelentes”, declarou o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) Hebert Moreschi, ao receber a premiação.

Além do Diretor Geral do HRBA, também participaram da premiação a Assessora de Qualidade, Veruska Ramalheiro e a Diretora Administrativo e Financeiro, Meredith Barcelos. Para o Diretor Geral, o prêmio é o reconhecimento do comprometimento, dedicação e competência de toda equipe do HRBA.  “Conseguimos evoluir em pouquíssimo tempo o que outras instituições demoram décadas. Além dos investimentos feitos, os resultados conquistados são frutos de uma gestão voltada para uma assistência segura, humanizada e resolutiva, e principalmente, de termos uma equipe técnica comprometida, preparada e competente. É a tecnologia e conhecimento em saúde desenvolvidos em Santarém sendo exportadas para todo o Brasil”, concluiu Moreschi, após parabenizar toda “Família HRBA" por mais essa vitória.

Diretor Geral recebendo homenagem durante a premiação.



.