sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Hospital Regional realiza campanha educativa para conscientizar sobre riscos do trânsito

 

Com o tema “Segurança ou acidente? A escolha é sua, a prevenção é sempre o melhor caminho”, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) deu início a 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A programação teve início nesta terça-feira, 9/8, e vai se estender até o final de setembro. O foco da campanha é conscientizar os condutores sobre os perigos causados pelo trânsito e as consequências que os acidentes trazem, além de orientar os colaboradores para que não ocorram acidentes de trabalho. A ação conta com palestras e blitz educativa.

A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do HRBA, Claudiléia Galvão, falou sobre a importância de trabalhar esse tema tanto com os colaboradores da unidade quanto com o público externo. “A intenção é divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, resgatando valores esquecidos pelo cotidiano, alertando aos colaboradores para que realizem todos os procedimentos de forma segura, resguardando a sua saúde e segurança e, também, dos nossos pacientes”.

O HRBA conta com parcerias para a realização das atividades, como a da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). “O trânsito tem três pilares: educação, engenharia e fiscalização. E estamos trabalhando nessas três frentes, enquanto secretaria, e isso tem melhorado muito a situação da cidade. Nós estamos em plena década mundial de segurança do trânsito. É uma iniciativa da comunidade internacional motivada pelo grande número de acidentes”, disse o Diretor da Divisão de Educação para o Trânsito da SMT, Geciclei Paz.

O instrutor Daniel Mota do Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) palestrou sobre segurança no trânsito. “Esse é uma situação muito séria. Por incrível que pareça, nós não damos muito valor a essa questão do acidente porque pensamos que isso nunca vai acontecer com a gente, e quando acontece, é um espanto. Em Santarém, é muito grande o índice de acidente não só do trabalhador, mas acidentes de trânsito, também. Infelizmente muitas pessoas ou morrem ou vão ficar com sequelas para o resto da vida”.

Para o diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, “Nos últimos dez anos, o aumento no número de acidentes foi significativo, ocupando um bom número de leitos do Hospital Regional. Se nós não mudarmos as nossas atitudes, enquanto sociedade, isso tende a piorar”.

Hospital
O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.  Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo oncologia e neurocirurgia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).







HRBA realiza workshop sobre prontuário hospitalar


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realizou workshop sobre “Prontuário Hospitalar: a evidência da qualidade da assistência” durante os dias 4 e 5/8. Palestras abordaram os aspectos éticos, legais e práticos dos registros na Enfermagem e um ‘batidão’ nos setores assistenciais reafirmou a importância do prontuário para uma assistência de qualidade.

Para o diretor Geral do HRBA, o prontuário é cada dia mais importante no processo assistencial. “Registrar é uma ferramenta importante, mas ainda falta, enquanto profissionais de saúde, a percepção de que aquilo que está sendo registrado é a oficialização do que fazemos. Registro adequado no prontuário não é acessório, é obrigação de cada profissional”, explica Moreschi.

O evento foi destinado a colaboradores da assistência do HRBA e estudantes da área de saúde com objetivo de melhorar a interação de processo entre as equipes multiprofissionais, nos aspectos éticos e legais do prontuário, assegurando a comunicação efetiva por meio do preenchimento correto dos registros no prontuário do paciente. “O prontuário é importante em todos os aspectos e, por meio do prontuário, fica evidenciada a qualidade da assistência dada ao nosso usuário”, diz a coordenadora de Comissões e Auditoria do Prontuário, Ana Lúcia Ferreira.

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.



Pró-Saúde tem vagas abertas para Santarém

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar está com vagas abertas para cinco cargos no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA). Três são para pessoas com deficiência (PCD).
Quem desejar concorrer às vagas deve enviar currículo atualizado para trabalheconosco@hrbaprosaude.org.brinformando o cargo desejado no assunto do e-mail.

Oportunidades
Assistente de Departamento Pessoal: necessário ter ensino médio completo e desejável possuir ensino superior completo ou em andamento na área de Contabilidade, Administração ou afins. Desejável, também, experiência mínima de seis meses em setor de Departamento Pessoal e conhecimentos e habilidades em processos de admissão, demissão, rescisão, cálculo de férias, recolhimento de contribuições e outras atividades ligadas a registros e controles de pessoal.

Auxiliar de Manutenção: necessário ter ensino médio completo. Desejável possuir experiência mínima de seis meses em serviços de manutenção em geral. 

Oportunidades para PCD
Auxiliar administrativo: necessário ter ensino médio completo. Desejável possuir experiência mínima de seis meses na área administrativa e conhecimentos e habilidades em informática.

Técnico de Enfermagem: necessário ter ensino médio completo, curso técnico em Enfermagem, inscrição atualizada no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PA). Desejável possuir experiência mínima de seis meses.
Copeiro: necessário ter ensino médio completo. Desejável possuir experiência mínima de seis meses em rotinas de cozinha industrial e conhecimentos e habilidades com manipulação de alimentos.

Hospital Regional de Santarém participa de ação social no Livramento


Profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), participaram da primeira etapa de 2016 do projeto “Viva a Vida”, promovido pelo Sistema Tapajós de Comunicação (STC). A ação aconteceu nesta sexta-feira, 5/8, na Escola Maria de Lourdes, no bairro Livramento. O HRBA ofereceu 120 atendimentos em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Nutrição, além de oferecer consultas médicas.

Para o autônomo Arlindo Pedroso, de 37 anos, a atuação do hospital perto da comunidade faz com que a população carente tenha acesso mais fácil à saúde. “Essa é uma ação de responsabilidade social com a comunidade. Eu acho muito bom e torço para que continue, porque é muito importante conseguir atendimento gratuito e de qualidade”. Pedroso recebeu atendimento médico e de terapia ocupacional.

O HRBA levou o projeto “Pisada Certa” para orientar a população sobre os riscos de usar calçados inadequados. “É importante o hospital levar serviços para a comunidade que, geralmente, são oferecidos internamente. O projeto funciona como um trabalho preventivo da fisioterapia, que vai trazer benefícios lá na frente. Quem entende, hoje, o que é pisada certa, no futuro não vai ter prejuízos na sua locomoção ou com lesões articulares, porque já sabe os riscos e qual o tipo certo para a sua pisada”, explica o coordenador do serviço de Fisioterapia do HRBA, Jonas Rocha.
O médico Alberto Tolentino elogiou a atitude do STC e reafirmou a importância de o HRBA estar inserido em parcerias como esta, que beneficiam a população que mais precisa. “Temos que reconhecer a importância que esses projetos têm para a comunidade. E já faz parte da cultura do hospital sempre estar disposto a atender as necessidades da população, com ações extramuros”.

Viva a Vida
O “Viva a Vida” é um projeto social realizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação (STC) desde 2003. Mais de 130 mil pessoas já foram beneficiadas. O HRBA é parceiro do projeto, sempre colocando profissionais à disposição da população. No dia 1/9, mais 80 atendimentos médicos, 20 de Fisioterapia, 20 de Terapia Ocupacional e 20 de Nutrição serão realizados na comunidade Irurama, na Região do Eixo Forte.

Hospital
O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.  Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo oncologia e neurocirurgia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).