quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

HRBA receberá três novas especialidades em residência médica ofertada pela UEPA para 2014.

Em dezembro de 2013, a Universidade do Estado do Pará, por meio da Comissão de Residência Médica (COREME), Hospital Ophir Loyola (HOL), Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria (HSAMZ) lançou edital nº 71/2013 que tratou do processo seletivo unificado para Residência Médica 2014 do Estado do Pará. Em seu edital foram ofertados 173 vagas para os municípios de Belém, Bragança e Santarém, que passará a contar com três novas especialidades, entre as 22 vagas ofertadas pela UEPA para os médicos formados.

No Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, além das especialidades de Cancerologia Clínica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, lançadas no edital 2012, a partir deste ano receberá os cursos de Anestesiologia, Cirurgia Videolaparoscópica e Pediatria. “É importante salientar que além das especialidades que serão trabalhadas com os residentes no Hospital Regional, Santarém conta ainda com as residências em Clínica Médica e Medicina da Família. Hoje a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRBA disponibiliza toda a estrutura necessária para assegurar a qualidade do aprendizado destes profissionais. Em 2013, iniciamos a busca pela Certificação como Hospital Ensino e isso também é um ganho para toda a População da Região Oeste do Pará”, falou a pedagoga responsável pela DEP Claudiléia Pereira Galvão .

Atualmente, o HRBA serve como um campo de prática na busca continua do processo ensino/aprendizagem, onde recebe além dos residentes da UEPA, Acadêmicos dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia, Farmácia e Radiologia de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Santarém. “Para que possamos iniciar o processo de estágio curricular, que é uma fase obrigatória nas universidades, é necessário que haja um convênio firmado entre as IES e uma instituição de saúde, neste caso é o HRBA. Essa “parceria” é importante para qualificar ainda mais os acadêmicos e neste processo servimos como uma “peça” essencial para a formação profissional”, enfatizou Claudiléia.

Em 2012, quando foi lançado o primeiro edital, o HRBA recebeu 12 médicos residentes, de um total de 20 vagas aprovadas para Santarém. Neste ano serão ofertadas 22 vagas para o processo seletivo em residência médica. O Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, falou sobre a importância do HRBA no processo de formação de novos profissionais. “ Hoje, um dos maiores problemas que temos em nossa região é falta de médicos para atuar nos municípios. Isso acaba sobrecarregando os serviços de saúde de Santarém. Estamos muito felizes com a disponibilização de mais vagas e especialidades. O HRBA e sua equipe é parceiro da SESPA e da UEPA para viabilizarmos essa estratégia fundamental para transformarmos a realidade da saúde do Oeste do Pará e quem ganha com isso é a nossa população”, conclui Hebert.