sexta-feira, 9 de março de 2012

Hospital Regional de Santarém comemora do Dia Internacional da Mulher com muitas homenagens



Um dia inteiro de muitas atividades e homenagens, assim foi o Dia Internacional da Mulher para as profissionais e usuárias do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde. A vasta programação contou com a coordenação da área de Gestão de Pessoas e do Grupo de Humanização do HRBA.
Palestra Prof. Lucineide sobre Auto-estima
Hoje, o Hospital Regional possui mais de 65% de seu quadro de profissionais composto por mulheres, por este motivo o dia 08 de março não poderia ser mais especial. A abertura oficial da programação foi feita pelo Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi. Na sequência, palestras ligadas ao bem estar e direitos das mulheres foram desenvolvidas no auditório do HRBA, sendo a primeira sobre Violência contra a Mulher, ministradas pela psicóloga, Janaína Rabelo, e pela advogada Nívea Vieira, ambas representantes do Projeto Maria do Pará, da Prefeitura Municipal de Santarém. Outra palestra importante foi feita pela Professora e Secretária Municipal de Educação, Lucineide Pinheiro, sobre Auto-estima Feminina, que visava a motivação e valorização das mulheres no contexto pessoal, profissional e familiar.
Prof. Raimunda Mota (lado esquerdo) na oficina
As mulheres do Hospital Regional ainda puderam participar de oficinas de artesanato para o reaproveitamento de papelão e garrafas pet, denominada Redução de Resíduos Sólidos, ministrada pela professora de artes, Raimunda Figueira Mota. Essa ação já é a preparação para a implantação do Projeto de Sustentabilidade do HRBA. A programação ainda contou com a palestra sobre Cuidados Pessoais, ministrada pela fonoaudióloga Edlúcia Lima, e depois as mulheres receberam dicas de beleza, através de uma apresentação de transformação visual. A técnica de enfermagem da UTI Pediátrica, Maria José de Sousa Silva, se candidatou voluntariamente para receber a transformação feita com aplicação correta de maquiagem e penteado.
O Grupo de Humanização desenvolveu paralelamente uma homenagem para todas as mulheres do HRBA com a entrega de um cartão com uma mensagem especial.







Visitas especiais no Dia Internacional da Mulher
Izabela Jatene visitando Élida na UTI

O Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, recebeu a visita de Izabela Jatene, Coordenadora do Pro Paz, que esteve em Santarém para inauguração da primeira unidade do Pro Paz no Oeste do Estado. Izabela visitou a pequena Élida Keila, paciente da UTI Neonatal, que recebeu um presente por ter completado mais um aninho de vida. Um exemplo de superação, força de vontade para viver, alegria e motivação. Élida vive na UTI Neonatal do HRBA desde os seis meses de vida, após ser detectada que ela possui uma neoplasia flácida, que não lhe permite respirar por muito sem ajuda de aparelhos, devido a não haver resistência muscular em seus pulmões e outros membros do corpo.
Hebert e as representantes do STTR
Hebert também recebeu a visita de uma comissão de mulheres trabalhadoras rurais que organizaram uma caminhada pelas ruas de Santarém. Elas entregaram uma carta falando de necessidades para uma melhor assistência à saúde da mulher trabalhadora rural.







Todas as atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foram especialmente programadas para que o dia 08 de março não fique apenas na lembrança. Mas, que também possa ter contribuído com a vida das profissionais envolvidas, segundo informa o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi. “Hoje tivemos realmente um dia muito especial. As mulheres do HRBA participaram de várias atividades motivacionais e de valorização. Fiquei muito feliz com a grande participação e espero que as informações repassadas possam ser úteis pra todas elas, não só na vida profissional. Mas, também pessoal, enquanto elas exercem o papel de mãe, esposas, companheiras, etc. Parabéns à Diretoria Administrativo-Finaceira, à área de Gestão de Pessoas e ao nosso Grupo de Humanização pela organização, programação e pelo dia maravilhoso que foi proporcionado para as mulheres do HRBA. Com certeza, elas merecem!”, conclui Hebert.











Hospital Regional de Santarém encerra Campanha de Conscientização para Doação de Órgãos e Prevenção às Doenças Renais no maior mercado popular do Oeste do Pará


       
O encerramento da Campanha para Doação de Órgãos e Prevenção às Doenças Renais, e também a comemoração do Dia Mundial do Rim junto à população foi uma iniciativa que partiu dos profissionais do Serviço de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde. Assim, na manhã desta quinta-feira (08), no Mercadão 2000, em Santarém, uma equipe de aproximadamente 30 profissionais do HRBA realizaram diversas ações preventivas às doenças que ocasionam problemas renais e esclarecimentos quanto a importância da doação de órgãos para transplantes.

As principais ações desenvolvidas para a população que lotou a tenda do HRBA foram: Verificação de pressão arterial, testes de glicemia, orientações e avaliações nutricionais, orientações de enfermagem e médicas, orientações psicológicas e com assistente social, e a divulgação sobre a importância da doação de órgãos feitos pela CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes). As atividades também contaram com a colaboração dos acadêmicos de medicina e enfermagem da UEPA (Universidade do Estado do Pará).
Dr. Emanuel Espósito
O Coordenador do Serviço de Hemodiálise do HRBA, Dr. Emanuel Espósito, acompanhou toda campanha orientando e atendendo as pessoas que procuravam informações sobre as doenças renais. “A receptividade da população, tanto dos consumidores quanto dos feirantes, foi surpreendente. As pessoas estão aguardando na fila para fazer a triagem, depois receberem os atendimentos e as orientações dos nossos profissionais. Na região, a hipertensão e diabetes são as doenças que mais levam a população a tornar-se um paciente renal. Isso é um problema cultural, devido o uso excessivo de sal nas refeições e de uma alimentação não adequada para uma boa saúde”, destaca Dr. Emanuel.
As comemorações pelo Dia Mundial do Rim iniciaram na última quinta-feira (01), quando os jogadores do São Raimundo e São Francisco, em uma atitude solidária, entraram em campo para disputar o maior clássico da Região Oeste do Pará carregando duas faixas sobre os temas: Prevenção às Doenças Renais e Doação de Órgãos. No domingo (04), a equipe da Hemodiálise do HRBA chamou atenção da sociedade santarena com o “Projeto Iluminar”. Uma ação nacional idealizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia que visa conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com os rins e, principalmente, para a doação de órgãos, com a iluminação colorida de grandes pontos turísticos do Brasil. Em Santarém, o Hospital Regional iluminou o Museu João Fona, um dos principais prédios históricos da cidade.

Segundo Dr. Emanuel, o resultado dessa semana de comemoração pelo Dia Mundial do Rim é muito positivo. “Sem dúvida alcançamos nossos objetivos que era de divulgar a importância da doação de rins, conscientizar a população para que possam ser futuros doadores, alertar para os perigos de uma má alimentação e identificar potenciais futuros pacientes renais para que tomem os cuidados necessários com a sua saúde”, finaliza Dr. Emanuel.
Hebert Moreschi - Dir. HRBA
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, todas as iniciativas pelo Dia Mundial do Rim tiveram sucesso junto à comunidade. Hebert também destaca o apoio do Governo do Estado do Pará, da imprensa local na divulgação das informações para a população e o comprometimento de todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente nesta campanha. “Quero agradecer às equipes do São Raimundo, do São Francisco, à empresa Tomas Som, à Prefeitura Municipal de Santarém, à administração do Mercadão 2000 e a toda imprensa santarena por abraçarem essa nobre causa. Sem esse imenso apoio não teríamos conseguido tamanho sucesso. Também quero parabenizar à equipe do Serviço de Hemodiálise, pela competência com a qual organizaram toda a Campanha, pois acreditamos que a prevenção ainda é o melhor caminho, e por isso investimos fortemente na informação e educação em saúde. O Governo do Estado do Pará, através da Secretária Estadual de Saúde Pública, tem como uma importante bandeira a interiorização dos Serviços de Alta Complexidade relacionados à doenças renais crônicas. Como ações desse programa, o Serviço de Hemodiálise do HRBA já foi duplicado, acabando com uma lista de espera para esse tratamento em nossa região. Já iniciamos a captação de órgãos e no segundo semestre, depois da ampliação das UTI(s), oferecemos aos pacientes renais crônicos a realização de transplantes em nosso hospital, o que  representa maior qualidade de vida para aqueles que hoje dependem de uma máquina para sobreviver.  O Hospital Regional do Baixo Amazonas está em franca evolução e ampliando os seus serviços, beneficiando a toda nossa população do Oeste do Pará”, conclui Hebert.






quinta-feira, 8 de março de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza aula inaugural da Residência Médica



Com o auditório lotado por acadêmicos, médicos e profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, em Santarém, foi realizada ontem (06), a primeira aula de residência médica da Região Oeste do Estado do Pará. O evento foi registrado pela imprensa local para divulgar o sucesso da parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Pró-Saúde e Universidade do Estado do Pará.
Estiveram presentes na aula inaugural o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, o Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Emanuel Silva, os Supervisores da Residência em Cirurgia Geral da UEPA, Dr. Marcos Fortes e  Dr. Alberto Tolentino, o Supervisor da Residência em Ortopedia, Dr. Paulo Pires, o Preceptor da Residência de Saúde da Família, Dr. Frederico Galante Neves a Dra. Ilmara Souza, Coordenadora do Internato da UEPA, Campus Santarém.
A primeira turma de residência médica deve contar com sete profissionais médicos. Os futuros especialistas serão distribuídos nos Cursos de Ortopedia, Saúde da Família e Cirurgia Geral. A especialização, pioneira na região, faz parte do projeto de interiorização médica do Governo do Estado, aumentando o número de profissionais disponíveis e melhorando cada vez mais a qualidade da saúde oferecida à população.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a residência é um avanço muito importante para mais de 1 milhão de habitantes dos 19 municípios da Região. “Esse ano tem sido de muito crescimento para o Hospital Regional de Santarém. Obtivemos o Certificado de Hospital Acreditado, realizamos nossa primeira captação de órgãos e agora iniciamos o nosso Programa de Residência Médica. O HRBA foi construído e inaugurado pelo Governo do Estado com duas missões importantíssimas que é de levar assistência de média e alta complexidade à População do Oeste do Pará e ser um centro formador de profissionais em Saúde. Hoje contamos com mais de 100 estagiários complementando seu aprendizado em nossas dependências, inclusive alunos de medicina. A implantação da Residência Médica é um marco histórico para nossa região, pois um dos principais problemas que temos é a falta de profissionais médicos especialistas e a dificuldade de trazer esses profissionais de outros centros do país. Muitos municípios vizinhos à Santarém não contam com profissionais médicos especialistas, o que acaba sobrecarregando os serviços de saúde daqui. Os profissionais especialistas formados no HRBA poderão atuar nesses municípios, o que representará um enorme avanço na resolutividade dos Serviços de Saúde e a melhoria da qualidade de vida da nossa População. Estamos muito felizes com essa grande conquista”, afirma Hebert.