sexta-feira, 24 de outubro de 2014

HRBA avança no tratamento oncológico e ganha destaque em Congresso Internacional



A equipe de oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas, de Santarém (PA), esteve no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 11 de outubro, participando do VIII Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. O evento, realizado pela Sociedade Franco Brasileira de Oncologia (SFBO), reuniu nomes importantes da oncologia nacional e internacional e serviu para uma prévia do I Congresso de Oncologia no Oeste do Pará, que será realizado de 26 a 29 de novembro, em Santarém, sob a coordenação do Serviço de Oncologia do HRBA e Diretoria de Ensino e Pesquisa.

Durante o Congresso Franco Brasileiro, o HRBA esteve presente com cinco projetos aprovados, duas publicações e uma apresentação oral.  “A Diretoria de Ensino e Pesquisa tem um número de solicitação semanal muito grande pra os trabalhos em oncologia, por isso nós fizemos uma seleção destes trabalhos. Existem trabalhos que foram apresentados e defendidos como mestrado, como é o exemplo do trabalho da Drª Lívia que foi defendido e que foi realizado todo aqui dentro do hospital. Eu acho que isso é o fruto de um trabalho de base, que foi a estruturação médica, administrativa e financeira, um trabalho de seis anos que hoje culminou na possibilidade de ter uma estatística boa para publicar e publicar de maneira adequada”, declarou o coordenador do serviço de Oncologia do HRBA, Drº Marcos Fraga Fortes.

Entre os trabalhos apresentados no VIII Congresso Franco Brasileiro estão: *Análise do perfil Epidemiológico de Pacientes Oncológicos Submetidos à Quimioterapia em um Centro de Referência no Interior da Amazônia que tem como autores os médicos Kalysta de Oliveira Resende Borges, Soares, A.C, Trindade, L, Rodrigues, GC da S, Sampaio, J.C. O, Silva, W. M, Pereira, A.L.daS, Marcos Fraga Fortes, Plama, F. A, Santos, A.B; *Qualidade de Vida em Pacientes Submetidos à Quimioterapia Antineoplásica no Baixo Amazonas, médicos Kalysta de Oliveira Resende Borges, Trindade, L, Ana Claudia Soares, Rodrigues, G. C. da S, Sampaio, J.C.O, Silva, W.M, Pereira, A.L. da S, Palma, F.A, Santos, A.B; * Plasmocitoma Esternal Exofitico r Melanoma Metacrônicos: relato de Caso na Amazônia Brasileira dos médicos Kalysta de Oliveira Resende Borges, Marcos Fraga Fortes, Priscila de La-Rocque Soares Corrêa, Daniel Lacerda e Carlos Augusto Hummes.

Publicação: *Carcinoma Espinocelular de Pele Invasivo sobre Cicatriz de Queimadura de Terceiro Grau (3º): relato de caso dos médicos Kalysta de Oliveira Resende Borges, Marcos Fraga Fortes, Claudio Costa Cardoso, Priscila de La-Rocque Soares Corrêa, Daniel Lacerda da Costa, Paula Elóa Carneiro Barr, Suelem Vanessa Amorim Imberloni, Valéria da Silva Campos; *Nódulos Tireoideanos: revisão de Literatura dos médicos Kalysta de Oliveira Resende Borges, Marcos Fraga Fortes, Camila Lobo Ferreira, Rafael Rocha Novaes, Priscila de La-Rocque Soares Corrêa, Daniel Lacerda.

Em novembro, a oncologia do HRBA comemora seis anos de implantação, ao longo destes anos milhares de pessoas passaram por algum tipo de atendimento, seja as consultas de rastreamento, ações sociais ou tratamento por meio de cirurgia, quimioterapia, radioterapia com a equipe médica especializada. Em 2013 o HRBA registrou 12.424 consultas oncológicas, 805 cirúrgicas oncológicas, 4.797 sessões de radioterapia, 24.039 sessões de quimioterapia e 198 sessões de braquiterapia totalizando 42.308 atendimentos somente em 2013. Faltando três meses para concluir 2014 o número de atendimentos graças às campanhas de prevenção e sensibilização saltou para 47.805 atendimentos divididos em 16.565 consultas oncológicas, 720 cirurgias oncológicas, 26.075 sessões de radioterapia e 4.248 sessões de quimioterapia além das 197 sessões de baquiterapia realizados em Santarém.

Hoje, o HRBA é referência no atendimento oncológico e pacientes antes referenciados para outros centros agora podem fazer seu tratamento e acompanhamento mais perto das suas famílias. “Quando nós chegamos aqui e falávamos sobre oncologia não existia nenhum processo estabelecido para o acompanhamento e tratamento dos pacientes com câncer e nem diagnóstico, então estes pacientes ou não eram vistos ou não tinham acesso ao tratamento, antes estes pacientes começaram a ser referenciados, diagnósticos começaram a ser fechados e a nossa incidência e prevalência de câncer aumentou por conta do diagnostico preciso e isso nos levou a um crescimento exponencial, como resultado nós tivemos que investir em evolução e tecnologia e hoje a oncologia é dividida entre os três pilares, cirurgia, quimioterapia e, ou radioterapia”, enfatizou o coordenador.

Com avanço na chegada da oncologia o HRBA também se orgulha de possuir de toda uma estrutura física e humana com profissionais capacitados e qualificados. No tratamento quimioterápico o coordenador falou com orgulho das técnicas utilizadas. “Nós utilizamos de uma  terapia de primeira linha, estamos inclusive fazendo tratamento de altíssimo custo, como é o uso de interferon monoclonais e conseguimos pelo nosso sistema de gestão ter acesso a tratamentos que não são comuns ao SUS então, o hospital evoluiu bastante e hoje consegue fazer o uso de tecnologia de ponta, também otimizamos o nosso horário de funcionamento, aumentamos a nossa carga de funcionamento para poder diminuir a possibilidade de espera para o tratamento porque respeitamos a lei dos 60 dias”, finalizou após citar que hoje o HRBA não possui demanda reprimida para o tratamento do câncer.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

HRBA debate o Controle de Infecção e Biossegurança Hospitalar durante o XI Workshop

Na manhã da segunda-feira, 20, aconteceu a abertura do XI Workshop do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado do Pará e Pró-Saúde.
O evento, que este ano debate o Controle das Infecções e a Biossegurança Hospitalar, contou com a participação de profissionais da saúde e acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina, fisioterapia, psicologia, farmácia, radioterapia, além das residências médica e multiprofissional.  O workshop tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde, bem como capacitar acadêmicos sobre os avanços no que diz respeito ao Controle de Infecção e Biossegurança Hospitalar - Desafios para Profissionais e Estudantes nos Serviços de Saúde, tema proposto para este ano.

De acordo com a médica infectologista do HRBA, Drª Mariana Quiroga, no Brasil e no mundo a infecção hospitalar é considerado como um problema de saúde pública, tendo um percentual de 4 a 15% de letalidade, que pode ser combatido a partir de praticas simples de prevenção. “Tudo o que a gente vai apresentar são normas bem documentadas tanto pela organização mundial da saúde quanto pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitaria) e isso significa você trabalhar a saúde em qualquer que seja sua especialidade, desde a pessoa que faz a higiene e limpeza até o médico, todo mundo tem que seguir no seu ambiente de trabalho as orientações básicas de higienização das mãos com as técnicas apropriadas como a medida mais segura e eficaz de prevenção” informou a especialista.

A programação prosseguiu até terça-feira (21), com palestras sobre Epidemiologia das Infecções Respiratórias Agudas (IRAS), com a Drª Graça Guerreiro – DCIH/Sespa; Prevenção de IRAS relacionadas à dispositivos - cateter venoso central (CVC), com o Dr Lourival Mazola, médico infectologista (Belém-Pará); Medidas de Prevenção de Infecção do Sitio Cirúrgico, Dr Lourival Mazola; Microbiologia Aplicada as Bactérias MDR, com Drª Keila Pereira – medica Microbiologista da Global/HRBA; Segregação de Resíduos Sólidos e a Práticas da Sustentabilidade, Vital Ribeiro – Coordenador do projeto da Rede Hospitais Verdes e Saudáveis; Detecção de Risco e Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho, Prof. Elzo Everton- Enfermeiro do Trabalho; Prevenção de Acidentes com Pérfurocortantes: Manuseio e Risco, com Drª Marília Godinho – Médica do Trabalho do HRBA.

O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, explicou que um dos trabalhos desenvolvidos pelo Hospital Regional, que neste ano recebeu o título de Hospital de Ensino e Pesquisa, é a capacitação profissional para as equipes de saúde e acadêmicos.  “Nosso hospital, além de dar assistência em média e alta complexidade, ele também tem a obrigação em dar treinamentos de saúde para profissionais e acadêmicos da saúde. As infecções na maioria das vezes são transmitidas pelas mãos de pessoa para pessoa, e por isso nós estamos investindo muito na formação para que além de elas terem as condições de trabalho adequada elas possam estar desenvolvendo este hábito no dia a dia, evitando que as pessoas adquiram outras doenças além daquelas que já estão em tratamento”, explicou.







quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pró-Saúde: HRBA comemora Semana da Criança com programação interativa e diversificada

Desde a última sexta-feira, 10, as crianças internadas na Clínica Pediátrica e em tratamento no setor de Quimioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado do Pará e Pró-Saúde, participaram de várias programações alusivas a Semana da Criança, comemorado no dia 12 de outubro. O objetivo da programação foi despertar o lúdico nas crianças fazendo com que a data, passada dentro do hospital, ganhasse um ar de alegria, diversão e amor. A programação faz parte da missão do HRBA que tem comprometimento com a humanização, tornando o ambiente hospitalar o mais aprazível possível, retirando o ar de sofrimento e recuperando a esperança.

A abertura da programação ficou com os acadêmicos dos cursos de Engenharia, Educação Física e Direito do Ceuls/Ulbra que realizaram uma tarde de muito entretenimento com brincadeiras lúdicas e ações de interação com os pacientes com a denominada “Liga da Justiça”. No domingo, 12, a programação ficou por conta do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) que ofereceu um café da manhã especial para as crianças internadas, além do sorteio de brindes. Na segunda-feira, 13 de outubro, a coordenação das Unidades de Internação do HRBA, em parceria com a Terapia Ocupacional, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Recursos Humanos, Diretoria de Ensino e Pesquisa, realizaram o Dia Cultural da Criança. Na quinta e sexta-feira a programação continuou com contação de história, distribuição de brinquedos além de outras atividades lúdicas para as crianças em tratamento oncológico radioterápico e quimioterápico.

De acordo com a professora do Ceuls Ulbra, Misa Arruda, os acadêmicos apresentam projetos com propostas sociais e motivacionais para serem trabalhadas junto à sociedade, e entre as propostas esteve a “Liga da Justiça” com a “Super Fórmula”, contação de histórias e sorteio de brinquedos educativos. “O projeto é uma ação interdisciplinar e temos alunos de diversos cursos e semestres que trabalham junto a comunidade, e nós aproveitamos o imaginário infantil para trabalhar com a força dos super heróis na recuperação das crianças, isto é uma experiência nova para os acadêmicos e uma motivação para eles”, enfatizou a professora.

No domingo, 12 de outubro, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) serviu um café comemorativo à data para as crianças internadas na Clínica Pediátrica do HRBA. A programação iniciou às 7h30 no espaço de recreação da unidade e envolveu aproximadamente 20 crianças, todos pacientes em tratamento. “Nós realizamos um cardápio diferenciado com bolo integral de chocolate, flân de baunilha, achocolatado, pão de queijo, que são algumas das guloseimas permitidas na dieta deles e também preferidas e buscamos criar um ambiente bem familiar, afinal estar no hospital não é algo agradável, mas com a humanização do ambiente com certeza fica melhor”, declarou a coordenadora do SND Dênia Pimenta, que também informou que os acompanhantes participaram de toda a programação que também teve entrega de brindes.

Segundo a coordenadora das Unidades de Internação do HRBA, enfermeira Vanja Kzan Colares Neves, trabalhar a cultura junto aos pacientes faz parte do trabalho de humanização que só foi possível graças a participação de todos os envolvidos. “Nossa proposta era fazer um evento para não deixar a data passar em branco e ai foram surgindo ideias, parceiros e a gente conseguiu realizar um grande evento. O Instituto CR trouxe as crianças para uma apresentação musical com xilofones, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizou uma bela apresentação de dança e não faltou a distribuição de brinquedos, lanches e até uma exposição de telas pintadas pelos pacientes da pediatria do HRBA e a tarde tivemos um cinepipoca no Espaço de Brincar”, informou Vanja.

A enfermeira oncológica, Carla Tenório, explicou que a ação para as crianças em tratamento quimioterápico foi realizada com o apoio dos próprios pacientes da oncologia. “Nós atendemos aqui 25 crianças, são 15 meninos e 10 meninas, e conseguimos fazer uma programação bem legal com a ajuda do SESC que fez toda animação contando histórias para as crianças e nós conseguimos reunir eles aqui por conta da consulta com a pediatra e varias pessoas se propuseram a participar e realizar a ação”.

O diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância do tratamento oncológico pediátrico em Santarém e da satisfação dos colaboradores em desenvolver atividades com as crianças internadas no HRBA. “Essa é a Semana da Criança e o aspecto da assistência é fundamental principalmente quando se fala de atendimento oncológico infantil, que quando a criança tem uma interação boa com a equipe ela tem um resultado sempre melhor e por outro lado nós podemos comemorar é que agora as nossas crianças que antes iam para Belém ou Manaus podem realizar seus tratamentos aqui e as que estavam fora retornaram para cá e isso nos dá muita alegria”, finalizou.