sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pró-Saúde ganha Prêmio Top Hospitalar 2010 como melhor entidade de Consultoria em Saúde do Brasil



 No Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, aconteceu o Top Hospitalar 2010 - principal Prêmio para a comunidade de saúde do País. Momento em que a IT Mídia, organizadora do evento, sinaliza para uma evolução dos estudos que realiza no setor.  O foco de análise da 13º edição do Top foram os fornecedores de produtos e serviços para clientes hospitalares.
A primeira etapa de avaliação das empresas competidoras foi feita pelos próprios hospitais, por meio de seus profissionais de compras e do principal executivo da instituição. Dessa forma, o universo de empresas avaliadas foi dividido em 10 grandes grupos, que se subdividem em 24 categorias de avaliação. Na segunda fase, os assinantes das revistas Fornecedores Hospitalares, Saúde Business e leitores do portal Saúde Business Web puderam votar, uma única vez, pelo sistema de pesquisa online com identificação de usuário e senha. Dessa forma, chegou-se aos nomes dos vencedores.
A Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, venceu como a melhor entidade na categoria Consultoria. A Pró-Saúde é uma Organização Social, sem fins lucrativos, que possui vasta experiência em Consultoria Hospitalar nos estados de Alagoas, Maranhão e Bahia, e Administração Hospitalar, atuando principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Espírito Santo, Goiás e Paraná.
Paulo Roberto Mergulhão
Presidente da Pró-Saúde
Para o presidente da Pró-Saúde, Paulo Roberto Mergulhão, a premiação representa mais um significativo reconhecimento da atuação desenvolvida pela Pró-Saúde, em mais de 40 anos, em prol da filantropia, da Saúde e da melhoria da Gestão Hospitalar no Brasil.
“Nosso muito obrigado a todos os colaboradores pelo esforço, dedicação e capacidade que demonstram diariamente aos parceiros, fornecedores e a todos aqueles que confiam no trabalho da Pró-Saúde, sempre pautado pela busca do bem-estar dos que mais necessitam de ajuda”, destacou o Presidente.


História da Pró-Saúde no Pará

A Pró-Saúde chegou ao Estado do Pará em junho de 1997 convidada pela Mineração Rio do Norte (MRN) para administrar o Hospital de Porto Trombetas. Em seguida, a Pró-Saúde estendeu sua atuação através da parceria com a Companhia Vale para administrar dois hospitais da empresa nas cidades de Parauapebas (julho/1997) e Canaã dos Carajás (maio/2006).
Na área pública foi vencedora de um processo licitatório na Gestão do Governador Simão Jatene, em 2006, e assumiu a administração do Hospital Regional do Sudeste do Pará – HRSP, na cidade de Marabá. No ano seguinte, 2007, passou a administrar o Hospital Regional da Transamazônica – HRT, em Altamira, e por último, no ano de 2008, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – HRBA, em Santarém.
No HRBA a evolução dos atendimentos realizados a População do Oeste do Pará é bastante significativa, veja os números:
Evolução dos Atendimentos no HRBA com a gestão Pró-Saúde
  
Atendimento especial no Dia das Crianças

Em todas as unidades de saúde que a Pró-Saúde dirige ou presta consultoria, o comprometimento com a assistência de segurança e qualidade são fatores essenciais. A Pró-Saúde tem como principal característica o trabalho de humanização, desenvolvendo diversas atividades com o objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais receptivo e humano, o que influencia diretamente na relação entre o profissional de saúde e o paciente, bem como no resultado do tratamento proposto.
Grupo de Humanização realizando
                    atendimento diferenciado
A Pró-Saúde também atua com Responsabilidade Social, valorizando o ser humano e o meio-ambiente em todas as atividades e decisões. Prioriza a ética com transparência e respeito em todas as relações, e sigilo profissional. Possui Política Ambiental própria, que visa o compromisso em preservar a vida com dignidade sem discriminação de qualquer espécie, de acordo com os princípios de capacitar nossos colaboradores para desenvolver ações economicamente viáveis, socialmente justas e sustentáveis para a preservação do meio-ambiente. Promove o comprometimento da melhoria contínua dos processos e serviços com ações de qualidade e visão em sustentabilidade. Possibilita que todas as dependências possam dialogar com as partes interessadas, sempre observando a legislação sócio-ambiental. E por fim, propicia que os objetivos e metas ambientais da entidade sejam divulgados pelos meios de comunicação.

Lista completa dos vencedores:

SERVIÇOS FINANCEIROS - Itaú
CONSULTORIA - Pró-Saúde
INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS
Análise Laboratorial – Roche
Cirurgia – Drager
Cuidados ao paciente – Drager
Diagnóstico por imagem – Siemens
Maternidade – Fanem
Suporte e manutenção à vida – Philips
INDÚSTRIA DE SERVIÇOS
Alimentação – Sodexo
Facilities – Brasanitas
Resíduos – Ecourbis
INDÚSTRIAS DE MATERIAIS
Gasoterapia - White Martins
Materiais de consumo - Johnson & Johnson
OPME - Johnson & Johnson
INDÚSTRIA DE TI
Hardware - Dell
Software - MV Sistemas
Serviços - Lexmark
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Medicamentos - Eurofarma
Não-medicamentos - B.Braun
INFRAESTRUTURA
Arquitetura, Engenharia e Construção - Bross Arquitetura
Mobiliária - Mercedes Imec
Indústria de ativos eletrônicos - Suzuki
DISTRIBUIDORES - Cirúrgica Fernandes
CATEGORIAS ESPECIAIS
Executivo de Vendas - Marcos Corona, diretor nacional de vendas da GE Healthcare
Executivo de Marketing - Reynaldo Goto, gerente de marketing estratégico da Siemens
Principal Executivo - Maurizio Billi, CEO da Eurofarma

Fonte: Assessoria de Comunicação do HRBA com informações de Saúde Business Web.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ministério da Saúde habilita Hospital Regional do Baixo Amazonas como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia



Em setembro de 2010, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Pena, administrado pela Pró-Saúde, recebeu a Visita Técnica do Ministério da Saúde e do INCA – Instituto Nacional de Câncer (entidade de referência nacional e internacional em ações de combate ao câncer) para avaliação do seu Serviço de Oncologia. A finalidade da visita era verificar se o HRBA possuía condições técnicas para ser habilitado junto ao Ministério da Saúde.

No dia 18 de fevereiro deste ano foi Publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 67, através da Secretaria de Atenção à Saúde (Ministério da Saúde), a habilitação do Serviço de Oncologia com Radioterapia do HRBA. A publicação oficializa o HRBA como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), sendo a segunda do Estado e a primeira do interior do Pará.

Com a habilitação do seu Serviço de Oncologia, o Hospital Regional do Baixo Amazonas coloca Santarém em destaque no cenário nacional da saúde. Conforme informações do Ministério da Saúde, em toda a Região Norte tínhamos apenas 06 Centros ou Unidades de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia. A partir de agora, Santarém contará com a 7ª. Unidade.

O Serviço de Oncologia do HRBA teve seu início em 2008 e hoje conta com os seguintes serviços: Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Onco-hematologia, Ginecologia Oncológica, Mastologia, Quimioterapia, Radioterapia e Unidade de Internação Oncológica com 21 leitos.  Durante esse período já foram realizados os seguintes atendimentos:


“A habilitação do Serviço de Oncologia do HRBA é uma grande conquista para o Oeste do Pará. É fruto de muito trabalho e comprometimento de toda nossa equipe. Representa a realização de um sonho antigo, além do reconhecimento da qualidade e segurança da assistência prestada pelo nosso Hospital. No futuro, permitirá a ampliação da participação do Governo Federal no financiamento desse Serviço. Também poderemos receber pacientes referenciados de outros Estados com recursos financiados por eles. O HRBA coloca Santarém e o Oeste do Pará em uma importante posição na saúde de toda a Região Norte do Brasil. Parabenizo a nossa equipe pelo trabalho sério e de qualidade iniciado em 2008, que evolui e se consolida a cada dia. Com certeza, a maior beneficiada é toda a População do Baixo Amazonas”, afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.