quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Pacientes do HRBA comemoram Dia das Crianças no cinema




O Dia das Crianças de 2015 ficará marcado na memória de 24 crianças que estão em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Elas comemoraram a data especial na terça-feira (13), indo ao cinema, localizado no Rio Tapajós Shopping, para assistir ao ‘Hotel Transilvânia 2’.
A liberação temporária dos pacientes foi autorizada por uma equipe médica, após avaliação de cada um. A equipe do HRBA, composta por 20 profissionais, incluindo três médicos, acompanhou as crianças durante toda a programação. Ao lado da sala de cinema, foi montada uma estrutura de apoio, com maca, balão de oxigênio, monitor cardíaco e demais equipamentos. Uma ambulância ficou de sobreaviso no shopping.
De acordo com a gerente das unidades de internação, e responsável pelo evento, Vanja Kzan, o objetivo foi de comemorar o Dia das Crianças de uma forma diferente. “As crianças foram ao cinema e não o cinema até elas. Eventos como esse deixam as crianças felizes e mais abertas ao tratamento. Isso chama-se humanização”. O momento foi emocionante, com diversos depoimentos das crianças, acompanhantes e colaboradores atestando a felicidade. “Isto é muito gratificante para nós”, disse Vanja. Ao final da programação, foram distribuídos presentes para as crianças.
O Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, ressalta que o HRBA preocupa-se em perceber os pacientes em todos os seus aspectos. “Temos uma excelente estrutura e profissionais altamente qualificados. Mas o fator humano é fundamental. Não podemos nos esquecer que temos pessoas cuidando de pessoas. Por isso, precisamos sempre buscar novas formas de tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor".
Jociane Ferreira, mãe de Fernanda, de nove anos, disse que se sentiu muito feliz com a iniciativa do hospital. “Há seis anos eu acompanho a Fernanda em tratamento e nunca tinha participado de uma iniciativa igual a esta; as crianças saindo do hospital para ir ao cinema”. O pai de Gabriela, Nilton Guimarães, também comemorou a ação. “Para ela, foi muito bom, se divertiu bastante”.
PARCEIROS
A ação só foi possível graças a algumas parcerias. Além de ceder a sala de cinema, o Rio Tapajós Shopping ofereceu pipoca, suco e refrigerante. O Barrudada Tropical Hotel e o Grupo CR concederam os ônibus para a condução das crianças, acompanhantes e equipe do hospital. A vereadora Marcela Tolentino e o buffet Coma Bem deram os presentes para as crianças. E o hospital João XXIII disponibilizou uma ambulância.


















terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dia das Crianças é festejado no HRBA




Em função do Dia das Crianças, comemorado nesta segunda-feira (12), o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou algumas atividades com os pacientes infantis. Na quinta-feira (8), no setor de Oncologia Infantil, as crianças se divertiram com a presença de palhaços. O grupo de pagode Oitava Cor também se apresentou, levando muita música e alegria para os pequenos e os pais.
O evento foi realizado com a intenção de proporcionar momentos de alegria e descontração para as crianças que estão em tratamento oncológico. Segundo a coordenadora de enfermagem da Oncologia, Janete Aguiar, apesar de o tratamento exigir muitos cuidados, isso não significa que a infância tenha que ser deixada de lado. “Essas crianças têm muitas limitações. Algumas passam a maior parte do tempo em tratamento, em casa ou no hospital. Como o dia a dia é totalmente diferente, é importante trazer um pouco de normalidade às suas vidas. É bom poder arrancar sorrisos e levar alegria, amor e carinho, mostrando o quanto elas são importantes para nós”, ressalta Janete.
Maria Clara está em tratamento há dois anos no HRBA. O pai da menina, Raimundo Alves, aprova iniciativas como essa. “É um momento em que nossos filhos se sentem acolhidos por toda a equipe médica do hospital, pois eles não têm a mesma liberdade para recreações como as outras crianças. Vamos sempre fazer tudo o que pudermos para trazer felicidades para eles. Ver o sorriso no rosto dessas crianças é muito importante, é muito maravilhoso para todos”, diz Alves.
As atividades continuaram na manhã de sexta-feira (9). Doze acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) visitaram o setor de pediatria do HRBA e conversaram com as crianças e apresentaram teatro de fantoche, músicas, danças e distribuíram presentes.
A visita fez parte do projeto ‘Toda Criança Deve Ser Feliz’, desenvolvido pelos próprios alunos. O objetivo é levar alegria às crianças que estão em tratamento e que, por isso, não vão poder aproveitar a data em casa.








segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Referência no tratamento do câncer, HRBA inicia campanha Outubro Rosa




     A campanha Outubro Rosa do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) teve abertura oficial nesta quinta-feira (8), e contou com a presença da banda Maestro Wilson Fonseca, profissionais de saúde e pacientes em tratamento, além de parceiros. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que atinge principalmente as mulheres. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) diagnosticou, entre 2013 e 2014, 81 novos casos da doença. Atualmente, 107 pacientes estão em tratamento no hospital, sendo 105 mulheres e dois homens. Em 2014, 67 passaram por procedimentos cirúrgicos e, até setembro deste ano, mais 38 cirurgias foram realizadas.
    Bernadete Freire diagnosticou o câncer aos 53 anos de idade, mas não buscou atendimento médico imediato, por acreditar que a doença não estava em estágio avançado. “Quando eu fiz o meu exame, deixei guardado porque achava que era categoria simples. Só após a avaliação médica, descobri que o nível da doença estava em estágio avançado”. Agora, consciente da importância de se ter o diagnóstico precoce, ela faz um alerta às mulheres. “Façam o exame de mamografia. Se você sentir algo no seio, procure ajuda médica. Não espere a doença avançar para buscar atendimento”. Bernadete completou um ano desde que foi submetida à cirurgia no HRBA.
“O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência no tratamento oncológico no Pará e na região norte do país, porém nós percebemos o quanto são importantes as campanhas de conscientização para divulgar informações de uma vida mais saudável e, consequentemente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando em 90% o potencial de cura”, fala o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.
     A falta de informação ainda é um dos maiores problemas enfrentados pela população santarena, principalmente nas regiões ribeirinhas. “Temos muito trabalho a ser feito, pois temos muitas comunidades com mulheres acima de 60 anos que nunca realizaram o exame de mamografia”, destaca o coordenador do setor de Oncologia do HRBA, médico Marcos Fortes. Segundo ele, o preconceito também é uma barreira a ser vencida. “As mulheres precisam vencer o medo e o receio do exame, por vergonha, elas deixam de ser diagnosticadas e o Outubro Rosa serve para que a difusão de informações mude esse comportamento”.
    O exame anual de mamografia é um direito assegurado por lei às mulheres acima de 40 anos, sendo ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Santarém tem aproximadamente 38 mil mulheres incluídas nessa faixa etária, mas, mesmo assim, a cota de 250 exames por mês, ofertada pelo HRBA, não é preenchida. “Somente o exame de mamografia é capaz de detectar as microcalcificações, estruturas minúsculas vistas somente no exame. Quando o câncer de mama é diagnosticado nesse estágio, as chances de cura aumentam”, explica a coordenadora do Outubro Rosa em Santarém, Nádia Moreira Alves.
    A programação do HRBA - hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) - segue até o final do mês.  No dia 1º, a iluminação da fachada foi alterada para a cor rosa. A equipe de enfermagem da Oncologia realizará palestras do 'Conhecimento Rosa' nas recepções dos setores: ambulatório, coleta, hemodiálise, imagem e oncologia. No dia 24 (sábado), às 19h, será realizada uma caminhada na Orla da cidade. E, no dia 30 (sexta-feira), a campanha será encerrada com a realização de ação social voltada para a comunidade. Serão realizadas consultas com mastologistas, ginecologistas e oncologistas. Também serão garantidas a realização do exame de mamografia e avaliação médica e, caso diagnosticado o câncer, será dado o encaminhamento para iniciar o tratamento. As mulheres ainda vão receber cuidados com a beleza e terão sessões de massagem.