sábado, 30 de junho de 2012

Hospital Regional de Santarém foi destaque na Formatura da Primeira Turma de Medicina do Oeste do Pará


Na noite da última quinta-feira, 28, Santarém viveu um momento histórico para a saúde da região. A Universidade do Estado do Pará formou a primeira turma de Medicina do Oeste do Estado. O curso foi implantado em 2006, e a cada seis meses serão efetivados na residência médica através da parceria entre a UEPA e o Hospital Regional de Santarém, referência em alta e média complexidade.
A solenidade histórica foi presidida pelo Governador do Pará e patrono do campus da Uepa em Santarém, Simão Jatene, e pela reitora Dra. Marília Xavier. Fazendo parte das autoridades à mesa estavam presentes, o santareno e Vice-governador, Helenilson Pontes, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, os Deputados Estaduais, Alexandre Von e Nélio Aguiar, médicos e professores do curso de medicina. O governador Simão Jatene, principal incentivador do projeto do curso de medicina em Santarém, proposto ainda durante o seu primeiro mandato, foi também o representante dos primeiros médicos formados no interior do Estado, em uma cerimônia solene.
Gisele recebendo diploma das mãos do Governador
Nesta primeira turma, 16 acadêmicos concluíram o curso e escreveram seu nome na universidade e história de Santarém. É o caso da santarena, Gisele Lobato, que realizou seu sonho de ser médica e de poder permanecer na sua terra natal. “Hoje temos tudo que precisamos na nossa cidade, uma excelente universidade, um grande hospital escola, que é o Hospital Regional para nossas aulas práticas e agora residência após o curso, e nossos professores médicos que são fantásticos”, destaca Gisele.
Dr. Fábio Tossi e Dr. Alberto Tolentino
Para o professor e urologista do HRBA, Dr. Alberto Tolentino, o Hospital Regional é essencial para a formação de novos médicos. “Temos um grande déficit no número de médicos em toda nossa região. A UEPA, com o curso de medicina e o Hospital Regional, como hospital escola e formador de novos especialistas com a residência médica, são fundamentais para o desenvolvimento da Saúde Pública no Oeste do Estado”, afirma Tolentino.
Marília Xavier - Reitora da UEPA
O curso de Medicina da UEPA em Santarém, além de preparar o graduando em todas as etapas da formação, oferece também a residência médica, que permite a aplicação do conhecimento obtido ao longo da vida acadêmica na rotina diária de um hospital. Em Santarém, a primeira turma teve a oportunidade de viver o dia a dia dos profissionais de saúde pública durante a residência no Hospital Regional, que recebe não só a demanda local como também dos demais municípios do Baixo Amazonas. “A carência de profissionais da saúde no interior é mais evidente. A UEPA conseguiu colocar em prática este projeto de formação e residência na área de Medicina, interiorizando o conhecimento nesta região, onde depois eles poderão atuar”, ressalta a reitora da UEPA Marília Xavier.
Governador Simão Jatene entregando diploma
O desenvolvimento embasado pelo conhecimento acadêmico foi a proposta do Governo do Estado há seis anos. O governador Simão Jatene considera que o desafio de levar um curso de Medicina para o interior do estado foi superado. “As pessoas que acreditaram e se esforçaram para fazer parte desta realidade hoje compõem o primeiro grupo de médicos formados em Santarém. O resultado só foi possível porque é em Santarém que está o hospital de média e alta complexidade. Com a excelente estrutura do Hospital Regional de Santarém, os profissionais saem daqui para realizarem atendimentos em outros municípios, por exemplo, em Breves, na Ilha do Marajó. Agora, independente de seus locais de origem, quem vier formará aqui e aqui ficará”, destacou o Governador.
O governador Simão Jatene também anunciou que a partir do segundo semestre a UTI do Hospital Regional de Santarém passará por reformas, ampliando o atendimento de medicina intensiva para a população do Baixo Amazonas. Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, o compromisso assumido entre o Governo do Estado, SESPA e Pró-Saúde para melhorar a saúde pública na região vem se transformando em ações concretas com grandes avanços. “ Estamos vivendo um momento histórico para a saúde de nossa região. O Hospital Regional está em franca ascensão e ampliação dos seus serviços de alta complexidade. Aliado a isso, ele cumpre a sua missão de ser um hospital formador de profissionais para atuarem nos municípios do Oeste do Pará. Um dos maiores desafios que temos é a interiorização médica. Formamos médicos aqui e oferecer a residência médica é uma importante estratégia para fixarmos e disponibilizarmos esses profissionais para as cidades mais distantes. Fico muito feliz por podermos participar e contribuir com esse processo, já que o HRBA exerce papel fundamental para a viabilização desse importante projeto para nossa população”, conclui Hebert.

Texto: Assessoria de Comunicação HRBA com informações de Agência Pará
Fotos: MaGma Comunicação e Agência Pará




quinta-feira, 28 de junho de 2012

Comunicado à População


Comunicado à População

            O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna vêm a público comunicar à população que em decorrência das sucessivas oscilações e desabastecimentos de energia elétrica ocorridos na última terça-feira, 26, a realização dos exames de Ressonância Magnética e Mamografia estão suspensos temporariamente devidos aos danos causados após a instabilidade elétrica. Estão presentes no hospital dois engenheiros da empresa Siemens, fabricante e responsável pela manutenção dos equipamentos, para avaliar os danos causados. Até o momento não temos previsão de conserto desses equipamentos, que nos próximos dias estarão indisponíveis para atendimento à população.
Relatamos ainda que os atendimentos ambulatoriais e serviços de exames também foram prejudicados devidos sobrecarga de oscilações de energia no sistema operacional que registra os atendimentos, acarretando atendimento deficitário e demorado.
Informamos que a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica, Centrais Elétricas do Pará – CELPA foi notificada sobre tais ocorrências e providências têm sido solicitadas para a solução definitiva do problema.
O Hospital Regional avisa que tão logo tiver uma previsão de retorno do funcionamento dos equipamentos de Ressonância Magnética e Mamógrafo estará dando ampla divulgação das datas.

            Santarém, 28 de junho de 2012.



Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará
Pró-Saúde

Hospital Regional de Santarém recebe Certificação “Selo Verde”


Na última semana, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, recebeu em Belém, do Instituto MAIS a Certificação “Selo Verde” para hospitais pró-sustentáveis. Estiveram representando o HRBA, a Enfermeira Sheila Oliveira, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a Diretora de Enfermagem, Daniella Mengon Mota.
O evento foi alusivo ao Dia Mundial de Controle de Infecção Hospitalar, comemorado no dia 15 de maio, e teve como tema “Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico: A Segurança do Paciente em suas Mãos”. Foi realizado pela Divisão de Controle de Infecção Hospitalar da SESPA, representado pela Dra. Graça Guerreiro, onde estiveram presentes representantes de todos os Hospitais Públicos e Privados do Estado do Pará.
A Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniella Mengon Mota, apresentou os projetos de sustentabilidade em implantação e execução  no Hospital Regional de Santarém, elaborados pela Equipe de Enfermagem e que vem obtendo bom resultados. Dentre todos os projetos foram destacados: Reciclagem do Óleo de Cozinha, Reaproveitamento de “Garrafas Pet”, Energia Consciente, Substituição de Copos Descartáveis por Copos Personalizados, Reaproveitamento da Água da Osmose Reversa da Hemodiálise na CME e o Projeto Hospital Livre de Mercúrio.
Na oportunidade foram sorteados entre os participantes do evento, brindes produzidos com embalagens recicladas da Central de Material e Esterilização, Canecas Personalizadas, Bloco de Notas com Papel Reciclado, Camisas, Canetas, Folders e o Jornal da Enfermagem do HRBA “Enfermagem em Foco”.
A Diretora de Enfermagem ficou feliz com a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos pela Enfermagem do HRBA, “É muito bom saber que estamos atendendo ao paciente através de inovações tecnológicas, com práticas de esterilização seguras, e ao mesmo tempo contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Agradeço a oportunidade de compartilhar nossas experiências de sucesso!”
Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, o Selo Verde vem comprovar o compromisso que o HRBA tem com a segurança e qualidade de vida, não só dos seus pacientes, usuários e colaboradores, mas, de toda a comunidade. “Estou orgulhoso de nossa equipe. Temos conseguido excelentes resultados no HRBA e esse evento foi a oportunidade de apresentar às entidades e profissionais da saúde do Pará os trabalhos que temos desenvolvido. Nosso principal objetivo é fazer com que os conceitos de sustentabilidade sejam absorvidos internamente pelos nossos profissionais e que eles sejam agentes transformadores, levando esses conceitos para suas famílias, bairros e sociedade em geral. Acreditamos que dessa forma teremos profissionais de saúde melhores e mais que isso, teremos cidadãos melhores e comprometidos com a qualidade de vida de nossas futuras gerações ”, conclui Hebert.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Assembleia Legislativa concede Título de Cidadão do Pará ao Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém


         A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou na noite desta terça-feira (26), a entrega de outorgas de títulos honoríficos de Cidadão do Pará e de Honra ao Mérito. A sessão solene aconteceu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia com a presença de todos os Deputados Estaduais ao comando do Deputado Estadual Manoel Pioneiro, Presidente da Alepa.
Dep. Alexandre Von - Sec. Especial Sidney Rosa  e Hebert Moreschi
O Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, Hebert Moreschi, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado com o título de Cidadão do Pará. Essa honraria foi proposta pelo Deputado Estadual Alexandre Von e aprovada pelo plenário da ALEPA. A entrega é um reconhecimento pelo seu trabalho à frente da administração do Hospital Regional.
Dep. Nélio Aguiar e Hebert Moreschi
Hebert é natural de Nova Venécia, Espírito Santo, tem 37 anos e experiência de 16 anos na Gestão de Serviços de Saúde, inclusive com atuação no exterior. A Pró-Saúde administra o HRBA há 4 anos e Hebert assumiu a Direção Geral há 2,5 anos. Por seus relevantes serviços prestados à Comunidade Santarena, Hebert já havia recebido o Título de Cidadão de Santarém em 2010.
Dir. Operacional Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa e outros diretores Pró-Saúde
Para o Deputado Alexandre Von, Hebert Moreschi, é merecedor do título por ter mostrado o seu compromisso com a saúde pública de qualidade e excelência. “Inegavelmente, desde que Hebert assumiu a Gestão do HRBA o hospital melhorou consideravelmente, e isso tem reconhecimento público com os títulos e certificados que o hospital alcançou nos últimos anos”, afirma Alexandre Von.
O Deputado ainda enfatizou o tempo em que Hebert trabalhou no Hospital de Porto Trombetas e que muito contribuiu com o desenvolvimento da saúde na região. “A partir de agora, como Cidadão do Pará, a responsabilidade do Hebert é ainda maior em dar continuidade e de ampliar mais ainda sua dedicação em prol de uma saúde pública de qualidade e de referência”, diz Alexandre.
Dep. José Megale (centro) e Hebert Moreschi
Para o Hebert Moreschi a homenagem é mais um reconhecimento que a Pró-Saúde e o Hospital Regional ganham por prestar um atendimento humanizado e de referência em alta e média complexidade para a Região Oeste do Pará. “Os desafios que temos na gestão da saúde são tão grandes quanto o tamanho da nossa região. A Pró-Saúde assumiu a administração do HRBA em 2008 e desde então vem conquistando enormes avanços para a nossa população. A parceria e os investimentos do Governo do Estado, principalmente em 2011, fizeram com que o Hospital quadruplicasse o volume de atendimentos, implantasse mais serviços de Alta Complexidade, obtivesse o título de Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Implantasse a Residência Médica e tivesse diversos reconhecimentos nacionais, destacando-se principalmente a Acreditação. Para 2012, temos muitos projetos para ampliar ainda mais a capacidade e resolutividade do HRBA. Agradeço à Assembleia Legislativa, ao Deputado Alexandre Von e à População do Oeste do Pará por esse reconhecimento. Ele mostra que apesar dos desafios serem muitos, estamos no caminho certo!”, conclui Hebert.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Transplantes: Visita técnica deixa Hospital Regional de Santarém próximo da Habilitação para realizar primeiro transplante renal da Região Oeste do Pará


Após receber a visita dos representantes da Central de Transplantes do Pará e da Coordenação da Equipe Hepato de Transplantes Renais do Brasil, no último dia 21 de junho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, ficou mais perto da habilitação para realizar transplantes renais em Santarém. O feito inédito está previsto para o segundo semestre deste ano.
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi e o Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings , receberam o Dr. André Luis Rodrigues, Coordenador da Central de Transplantes do Pará e o Dr. Tércio Gensine, Coordenador da Equipe Hepato, para levantamento da documentação necessária para a habilitação do HRBA junto a Central Nacional de Transplantes.
Na oportunidade, uma reunião com toda equipe do Hospital Regional, que estará envolvida nos futuros transplantes, foi realizada com presença do Dr. Emanuel Espósito, Coordenador do Centro de Terapia Renal Substitutiva do HRBA, Dra. Terezinha Leão, Coordenadora da Agência Transfusional do HRBA, Dr. Marcos Fortes Coordenador Serviço de Oncologia do HRBA, Dr. Antônio Carlos, Coordenador da UTI Adulto, Dr. Evandro Azevedo, Cirurgião Torácico e Dra. Ivaneida Pantoja, Nefrologista, além de enfermeiros, técnicos e outros componentes da equipe multidisciplinar.
Após a reunião, a equipe foi visitar as instalações do Centro Cirúrgico, Agência Transfusional, UTI(s) e Hemodiálise e verificaram todas as condições técnicas para realização dos transplantes.
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a visita representa um grande passo para continuidade no processo de habilitação do Hospital Regional como um centro de transplantes renais. “O Hospital Regional de Santarém caminha a passos largos para a ampliação dos seus serviços de alta complexidade. A implantação dos transplantes, começando pelos renais, significa para os nossos pacientes que dependem da hemodiálise a possibilidade de uma melhor qualidade de vida. Além disso, a interiorização da alta complexidade traz saúde de qualidade e resolutiva para a nossa região, que antes eram concentradas apenas em grandes centros. Dessa forma, o HRBA coloca Santarém como uma referência nacional em Saúde”, conclui Hebert.