quarta-feira, 1 de julho de 2015

Diretor Geral do HRBA recebe Moção de Aplausos pela obtenção do Certificado ONA III



A Moção de Aplausos nº 161/2015 ao diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hebert Moreschi, foi aprovada na Sessão Ordinária do dia 23 de junho, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Santarém. O autor da moção é o presidente do legislativo santareno, Reginaldo Campos (PSB).
Como justificativa, o vereador explica que o HRBA “recebeu no dia 11 de março uma das maiores e mais conceituadas certificações de qualidade de serviços de saúde do Brasil – o certificado ONA III – Acreditado Com Excelência, a classificação máxima concedida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, uma instituição civil independente que congrega várias instituições de pesquisa e auditoria de serviços de saúde, que segue protocolos internacionais do setor de auditoria e certificação médico-hospitalar”.
Reginaldo Campos ainda afirma que o Hospital Regional “é referência em oncologia, neurocirurgia, traumatologia, cirurgia de alta complexidade, hemodiálise, dentre outras, cobrindo uma região de 20 municípios com população de mais de um milhão de habitantes”.



terça-feira, 30 de junho de 2015

Hospital Regional de Santarém implanta quarto turno de hemodiálise



  
            O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) começou os atendimentos em junho do quarto turno do setor de hemodiálise. A implantação do novo turno, que ocorre nos horários de 22h às 2h, foi aprovada pelas secretarias municipal e estadual de saúde, atendendo a uma grande demanda de pacientes em tratamento no Hospital Municipal de Santarém que possui apenas 10 máquinas de hemodiálise.
No HRBA os atendimentos são disponibilizados em 30 máquinas, sendo 27 em funcionamento e outras três como reservas. Atualmente são realizadas 1.925 sessões. Com o início do 4º turno, as sessões passarão para 2.250, tornando-se um dos maiores serviços do Estado do Pará. No total o HRBA atenderá 167 pacientes.
Com a implantação do quarto turno, o Hospital Regional do Baixo Amazonas passa a atender ambulatorialmente mais 25 pacientes que estavam internados no Hospital Municipal de Santarém, liberando os leitos para que o HMS possa receber pacientes de outras especialidades.
Para atender a todas as regulamentações legais, o HRBA está adquirindo três novas máquinas de hemodiálise de reserva técnica. Número suficiente para atender ao aumento da demanda local. 






Hospital Regional de Santarém leva ações para comunidade quilombola



 


A caravana da saúde do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará foi até a comunidade de Tiningú, no planalto santareno, para levar diversas ações de saúde, beleza e entretenimento. Composta por médicos oncologistas, médicos residentes, acadêmicos de medicina, nutricionista, enfermeiros, técnicos e apoio administrativo a comitiva multiprofissional do HRBA, juntamente com a equipe da empresa Agiliza Marketing, responsável pelas ações de beleza, realizaram mais de 200 atendimentos aos moradores da comunidade de Tiningú e mais 17 comunidades do entorno.
Tiningú é a comunidade única que possui um posto de saúde com médico em atendimento diário, tornando-se referência para as demais localidades vizinhas. Com as ações do HRBA, neste dia, os moradores puderam usufruir de 120 consultas médicas, 70 atendimentos de beleza e 30 atendimentos de nutrição.
Para o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, esse tipo de ação humanizada aproxima o profissional de saúde da realidade em que vive a maioria dos usuários mais carentes da região. “Sabemos que as distâncias do estado do Pará são imensas, por isso muitos usuários tem dificuldades em usufruir dos serviços que o Hospital Regional oferece gratuitamente. As ações nas comunidades visam, primeiramente, levar orientações preventivas de doenças como o câncer de mama, diabetes e outras, diagnosticar possíveis casos de câncer e demais patologias, agilizar exames e consultas. Além de proporcionar momentos de melhoria da auto-estima com ações de beleza que evolvem cortes de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure, e ainda brincadeiras lúdicas educativas com as crianças da comunidade e seus pais”, concluiu Hebert.
Para a coordenação da caravana o resultado da vi
sita em Tiningú foi surpreendente, pois tudo foi muito bem preparado pela equipe dos agentes comunitários de saúde e pela própria comunidade. Uma nova ação está sendo elaborada para o segundo semestre deste ano para atender outra comunidade.