sexta-feira, 19 de março de 2010

Conselho Regional de Medicina empossa Comissão de Ética Médica do Hospital Regional


Na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, o Conselho Regional de Medicina do Pará, através de sua presidente, Dra. Maria de Fátima Guimarães Couceiro, homologou a eleição dos membros efetivos e suplentes da Comissão de Ética Médica do Hospital Regional. A eleição foi realizada no dia 05 de novembro de 2009 e aceita em reunião plenária do Corpo de Conselheiros do CRM – PA no dia 01 de fevereiro de 2010, em Belém. Na posse da Comissão estiveram presentes, o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, Diretor Clínico, Dr. Édson Ferreira Filho, Diretora de Enfermagem, Daniela Mota, Diretor de Apoio, Sr. Remídio Vizzotto, além de vários médicos que compõem o Corpo Clínico do Hospital.
A Comissão de Ética Médica do HRBA é composta pelos membros efetivos, Dra. Mariana Quiroga, Dra. Iara Dantes Alves Ferreira, Dr. Gilvandro Valente, e pelo suplentes, Dra. Kalysta Borges, Dra. Rosângela de Paiva Lima e Dra. Karine de Oliveira Resende. A principal atribuição da Comissão de Ética Médica e zelar para que as condutas médicas estejam de acordo com as melhores práticas e dentro dos preceitos do Código de Ética Médica, garantindo que os pacientes sejam assistidos de forma segura, responsável e com qualidade.
Dra. Fátima Couceiro entregou para a representante da Comissão de Ética Médica do HRBA, Dra. Iara Dantas, o novo Manual de Orientações às Comissões de Ética e o documento de homologação da posse. Para a presidente do CRM-PA a Comissão de Ética Médica do HRBA trará uma aproximação dos médicos que aqui desenvolvem suas atividades com os Conselheiros em Belém. “A importância da Comissão é servir como um braço do CRM dentro do Hospital, verificando e acompanhando com atenção o cumprimento da ética médica”, afirma Dra. Fátima.
Para a médica que representou a Comissão, os membros vão regular e controlar a boa conduta do profissional médico. “Nós que estamos assumindo a Comissão vamos servir de exemplo e zelaremos pela boa conduta de todos os profissionais”, enfatiza Dra. Iara Dantas. Na próxima semana a Comissão irá reunir-se para definir o cronograma de atividades, regimento interno e eleger a Presidência e o Secretariado.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional a eleição da Comissão de Ética Médica do HRBA é de grande relevância: “Nosso compromisso é levar ao nosso usuário uma assistência de qualidade, com segurança, humanizada e dentro dos princípios éticos da medicina. Para que isso seja uma realidade em nosso dia-a-dia, o Conselho Regional de Medicina e a Comissão de Ética Médica são nossos grandes parceiros e contarão com todo nosso apoio”, afirma Hebert.
 
 
 

Hospital Regional: Parcerias com Igrejas e Lideranças Religiosas fortalecem a Humanização



O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, através Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) vem constantemente realizando atividades para melhoria do atendimento aos usuários e qualidade de trabalho dos colaboradores. Desde a criação do GTH em 15 de janeiro de 2009 uma parceria foi firmada com as Igrejas representadas em Santarém e vem apresentando excelentes resultados. Em fevereiro deste ano, no auditório do HRBA, foi ministrado um treinamento para quase 40 pessoas do grupo de religiosos que realizam visitas aos pacientes no Hospital.
O treinamento foi composto de palestras sobre Humanização do Atendimento, Infecção Hospitalar, Segurança no Trabalho e a uma apresentação geral do funcionamento do Hospital. Os temas são minuciosamente escolhidos para que a atuação do voluntário seja realizada de forma consciente e responsável, preservando a integridade do paciente visitado e do próprio voluntário. Todos os participantes receberam certificados de que estão capacitados para circularem nas dependências do Hospital e desenvolverem suas atividades com segurança. Após o treinamento também dado início às celebrações religiosas na capela do hospital.
Para a Coordenadora do GTH do HRBA, Gabriela Fortes, o trabalho desenvolvido influencia de forma positiva no tratamento dos pacientes. “O acolhimento religioso pode proporcionar uma diminuição da ansiedade, normalmente presente na situação de internação, o que ajuda a manter uma estabilidade de humor facilitando as intervenções clínicas necessárias”, destaca a psicóloga hospitalar.
Na última quarta-feira (17) o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, realizou uma reunião com as lideranças religiosas das Igrejas de Santarém. No encontro as lideranças religiosas deram as boas vindas a Hebert e manifestaram a satisfação pela forma com a qual a nova direção tem recebido e apoiado a atuação das igrejas dentro do HRBA. Para o Diretor Geral, a atuação dos voluntários é muito importante: “Todo e qualquer paciente internado passa por um momento complexo, de tensão, ansiedade, muitas vezes de medo e longe de seus familiares. A visita religiosa ameniza esses sentimentos, trazendo conforto e colaborando de forma significativa no processo de tratamento e recuperação. Esse será um aspecto fundamental do nosso Programa de Humanização da Assistência”, afirma Hebert.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Hospital Regional recebe visita da Ex-Secretária de Saúde do Pará

O Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, Hebert Moreschi, recebeu na última quinta-feira (11), a visita da Ex-Secretária de Saúde do Estado do Pará, Dra. Laura Rosseti. Hebert juntamente com o Diretor Administrativo Financeiro do HRBA, José Vanderlei Clain Ibing, e o Diretor Técnico, Dr. João Batista, recepcionaram Dra. Laura que veio acompanhada de familiares.
Dra. Laura e seus familiares visitaram as dependências do Hospital Regional e conheceram o funcionamento de diversos serviços, como por exemplo, a Hemodiálise, Oncologia, Radiologia, Ambulatório, Centro Cirúrgico e UTI(s). Os visitantes manifestaram a felicidade em ver a estrutura e o atendimento que o HRBA oferece aos seus usuários.
Para o Diretor Geral, a visita da Ex-Secretária de Saúde e seus familiares foi motivo de muita satisfação: “Nós sabemos que o Hospital Regional do Baixo Amazonas é fruto do empenho e trabalho de muitos profissionais. Mas, Dra. Laura teve uma atuação fundamental para que o HRBA se tornasse uma realidade e hoje contribua significativamente para a melhoria da qualidade de vida de toda a População do Oeste do Pará. Recebê-la é motivo de honra e alegria”, afirma Hebert.