quarta-feira, 19 de agosto de 2015

HRBA realiza atendimentos e ações de prevenção do câncer em Mojuí dos Campos

120 atendimentos médicos foram realizados

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou ação social em Mojuí dos Campos, distante 37 quilômetros de Santarém, na sexta-feira (14). Foram realizados 122 atendimentos médicos, 27 nutricionais, 20 fisioterapêuticos e 20 terapêuticos ocupacionais. Além das consultas, foram realizadas duas palestras, sessões de massoterapia, maquiagem, manicure e corte de cabelo.
Tatiana Martins
As ações sociais realizadas pelo Hospital Regional acontecem desde 2009. Equipes multiprofissionais levam diversos tipos de atendimentos a várias comunidades da região. “A ação social tem como fundamento disseminar, às pessoas mais carentes, a importância de se ter um diagnóstico precoce, a importância de se prevenir”, explica a Supervisora de Atendimento do HRBA, Deusy Mendes.
Tatiana Martins, de 30 anos, levou seu filho para se consultar. Ele aguardava o retorno médico desde janeiro deste ano. “Só consegui levar meu filho ao médico agora. Por isso, para mim, essa ação é muito boa, é uma esperança de ter o problema solucionado”. Outra moradora de Mojuí dos Campos, Jocicleide Teixeira, de 36 anos, também buscou atendimento na ação do HRBA. “Eu tive uma infecção fortíssima. Fiquei em coma e passei um mês internada. Agora eu vim trazer os exames que foram solicitados, de endoscopia e colonoscopia”. Jocicleide recebeu a prescrição dos medicamentos e ficou com o retorno agendado.

Jocicleide Teixeira vai dar continuidade ao tratamento
O prefeito de Mojuí dos Campos, Jaílson Alves, enaltece a parceria realizada com o Hospital Regional do Baixo Amazonas. “O povo de Mojuí está muito satisfeito com essa parceria. O evento acontece agora, mas há 15 dias a equipe do Hospital Regional trabalha com marcação de consultas e exames, que deu para destravar um pouco o que estava acumulado aqui na área urbana.”

Prefeito elogia trabalho da equipe do HRBA
Francisco Aguiar Portela, de 50 anos, já saiu com o encaminhamento para realizar sua cirurgia no HRBA e dar fim às dores que sente. “Sinto muita dor, tomo remédio, mas não melhora”.

Francisco já saiu com a cirurgia encaminhada
As consultas fisioterapêuticas também preencheram as carências das pessoas, como Auricélio Mourão, de 34 anos, que sofre com as dores causadas pela escoliose (desvio na coluna). “Tem consulta que é muito cara e aqui a gente consegue se consultar de graça. É importante demais, porque a gente vive num lugar em que a maioria da população é carente.”
Auricléio sofre com escoliose
Duas palestras foram ministradas. Uma abordou os ‘Mitos e Verdades Sobre Doação de Órgãos’ e outra, direcionada aos agentes de saúde, tratou sobre a ‘Prevenção do Câncer de Pulmão’. A intenção é que essas informações sejam replicadas para a população por meio dos profissionais de saúde do município.
O HRBA - administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) - tem um centro de tratamento oncológico que é referência no estado. “Prevenir é a solução. Em vários casos, quando o caso de câncer é detectado, já está muito avançado, porque existe, ainda, certa resistência em se cuidar, além da dificuldade do acesso ao sistema de saúde”, diz a Supervisora de Atendimento no HRBA, Deusy Mendes.

Deusy Mendes ressalta ações sociais realizadas pelo HRBA

O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, afirma que é importante o hospital, mesmo voltado para a assistência de alta e média complexidade, estar próximo às comunidades, principalmente as mais distantes. “Desta forma, os nossos serviços especializados ficam mais próximos da população. Esse tipo de ação, que nós já realizamos há alguns anos, possibilita às pessoas, que tenham dificuldades de acesso a esses serviços, serem atendidas”.
Atualmente, 867 pacientes estão em tratamento de quimioterapia e 53 de radioterapia no HRBA. Internados na clínica oncológica, estão 17 adultos e sete crianças. Ano passado, foram feitas 15.187 consultas ambulatoriais e realizadas 867 cirurgias. As sessões de quimioterapia somaram 7.432 e as de radioterapia 23.339. Os números deste ano também são expressivos: 7.558 consultas; 589 cirurgias e 3.801 sessões de quimioterapia e 13.417 de radioterapia.





Atendimento em nutrição
Atendimento em fisioterapia