segunda-feira, 9 de maio de 2016

Mães em tratamento no Hospital Regional de Santarém são homenageadas


As mães que estão em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foram surpreendidas na manhã desta sexta-feira, 06/05, pelos colaboradores da unidade. Alguns setores realizaram homenagens a essas mulheres, em função do Dia das Mães, que foi comemorado no último domingo, 08/05.

A equipe da lavanderia entregou um kit especial de rouparia a cada uma das mães internadas, com um cartão trazendo a mensagemMãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação e força. Feliz Dia das Mães! “Todos os dias nós distribuímos um kit, em cada leito. E hoje é muito especial, principalmente por fazer referência ao Dia Das Mães. Nós ficamos muito honrados em servi-las, porque esse é um trabalho muito bonito. Vidas, nós sabemos, são preciosas”, diz a encarregada da lavanderia, Juci Araújo.

Quem recebeu a homenagem, gostou da lembrança. “Eu quero agradecer a essas mulheres trabalhadoras que todos os dias estão aqui cuidando da gente. Sentimos esse carinho, esse amor que elas oferecem e recebem, também, em troca. É muito bom. Até o sorriso delas nos passa alegria, apesar de estarmos aqui”, agradece Aurenice da Silva, que vai passar por uma cirurgia, na unidade. “Para mim foi muito gratificante, porque estar em um hospital, em tratamento, não é fácil. E é legal essa homenagem, porque nós temos esse contato diário com essas pessoas, trazendo as roupas, dando um bom dia que, para nós, significa muito. Gostei muito por ser lembrada nesta data especial”, conta Hildete Vieira, que está em tratamento há dois meses no hospital.

A ideia foi de mostrar para as mães que elas não estavam desamparadas durante essa data tão importante. “Nosso pensamento é de, com um simples cartãozinho, mostrar que elas estão sendo acolhidas por mães, também, como nós. Pensamos em uma forma, mesmo que simples, de prestar uma homenagem e mostrar que nós não esquecemos dessa data”, conta Sílvia Maria, que também participou da ação.

Para marcar a data, o setor de hemodiálise distribui chocolates nesta sexta e sábado para as mães que realizam sessões na unidade.

Mães colaboradoras
As mães que trabalham no Hospital Regional de Santarém contaram com um dia cheio de programações. Ao longo desta sexta, várias homenagens foram feitas por meio da Rádio HRBA. Prêmios foram sorteados para quem participasse, ao vivo, da programação e deixasse uma mensagem às mães.

A pedagoga Socorro Bentes palestrou sobre Filhos bem educados. O tema serviu para mostrar às mães a importância de uma educação correta e participativa para o desenvolvimento dos filhos. As colaboradoras ainda puderam desfrutar de sessões de massagem relaxante, limpeza de pele e dinâmicas em grupo.

Hospital

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA foi o primeiro hospital público da região Norte do país a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. No interior do Pará, é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade.



HRBA encerra campanha de prevenção ao câncer com ação em bairro de Santarém


Ao longo do mês de abril, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou a campanha de prevenção ao câncer denominadaInspire-se na vida, previna-se! A abertura aconteceu durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado dia 08/04, e teve encerramento com atendimentos de saúde voltados para os moradores da grande área do Maicá, no dia 29/04.

Dinaína Sousa, de 40 anos, convive com a realidade do câncer na família e, por isso, sabe bem da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “Na minha família, eu tenho quatro irmãs com câncer de mama. É muito triste ter a doença, então é importante a gente se prevenir”, conta. Ela aproveitou o atendimento oferecido pelo HRBA na escola Haroldo Veloso para se consultar com especialista. Agora, será encaminhada para realizar os exames necessários para detectar sinais da doença.

Enquanto aguardavam os atendimentos, as pessoas puderam participar de palestra sobre como evitar o câncer. “Eu pude aprender muitas coisas. Sobre o câncer de mama, por exemplo, eu imaginava que a doença estava começando quando surgisse a dor, mas, na verdade, não começa com dor. Foi muito proveitoso”, diz Maria Elenice, de 43 anos.

A ação também contou com sessões de massagem. Julita de Abreu, 56 anos, saiu aliviada. Ela procurou atendimento porque sente muitas dores na coluna, em decorrência de uma queda. “Achei muito bom poder ter esse atendimento. Eu estava ruim, sentindo dor no meu pescoço e na minha coluna, então aproveitei para fazer uma massagem, que aliviou bastante”.

As ações extramuros, que acontecem todos os anos, fazem parte da cultura de facilitação do acesso à saúde praticada pelo HRBA. “Não basta apenas falarmos, se não fizermos atividades para aumentar a prevenção de câncer e o atendimento populacional das pessoas que têm mais dificuldade de acesso da rede pública ou particular de saúde. Mantermos atividades extramuros significa fomentarmos a prevenção”, explica o coordenador do serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes. O médico também fala sobre a importância de prestar um serviço resolutivo. “Quando realizamos atendimentos fora do hospital, sempre tomamos o cuidado de absorver todas as demandas que foram geradas. Não adianta fazer uma ação e não oferecer resolução”.

No total, 65 consultas médicas e 18 sessões de massagens foram realizadas. Em parceria com o posto de saúde do bairro, testes de glicemia e aferição de pressão também foram feitos. Toda demanda será encaminha ou para retorno médico, ou para realização de exames.

Programação
A equipe da Oncologia do HRBA realizou ciclos de palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer em vários setores do hospital, ao longo do mês. No dia 28/04, foi feita uma panfletagem em frente à unidade, na Avenida Sérgio Henn, para orientar condutores, ciclistas e pedestres sobre os cuidados com a doença. O encerramento aconteceu no dia 29/04, com a ação no bairro do Maicá.

Dados
Os tipos de câncer mais comuns entre mulheres em tratamento no HRBA são: colo de útero (35%), mama (26%) e pele (14%). Em homens, os mais comuns são: próstata (28%), pele (25%) e estômago (15%). O serviço de quimioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas realizou, em 2009, 2.730 sessões. Em 2015, o total de sessões foi de quase 7.900 (volume 188,6% maior). Em 2011, um ano após a inauguração do setor de Radioterapia, quase 12 mil sessões de radioterapia foram realizadas. Em quatro anos, esse número aumentou em mais de 15 mil, o que representa um crescimento de 127%. Em 2015, 27.125 sessões foram realizadas. No ano passado foram realizadas mais de 12.400 consultas oncológicas.

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado.

O HRBA é o primeiro hospital público da região Norte do país a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.






Oncologista do HRBA palestra sobre “revolução fantástica” no tratamento de câncer


Mais de 596 mil novos casos de câncer vão ser diagnosticados no Brasil, em 2016, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é uma das que mais matam em todo o mundo, com cerca de oito milhões de mortes por ano. Mas nos últimos anos, o tratamento de câncer tem evoluído e proporcionado uma nova realidade para as pessoas que enfrentam a doença. E foi sobre esse assunto que o oncologista do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Carlos Hummes, palestrou durante o último dia do Congresso Médico Amazônico, realizado em Belém.

Para o médico, o tratamento de câncer será completamente diferente daqui a 20 anos. E uma das explicações consiste nos avanços sobre imuno-oncologia, um subgrupo de pesquisa que, agora, está dando os frutos que foram plantados há mais de 40 anos. “Sempre se teve a ideia de que tratávamos o câncer ao utilizarmos substâncias tóxicas para matar as células do câncer e, muitas vezes, matávamos as células de defesa”.

O problema é que o sistema imunológico não tem capacidade de reconhecer a célula cancerígena como se fosse um agente invasor - como acontece com bactérias e vírus, por exemplo. E, por isso, não acontece a reação que seria esperada contra algum organismo que potencialmente pode prejudicar ou levar o organismo à morte. “E não acontece porque a célula cancerígena é muito esperta. Ela sabe driblar nosso sistema imunológico. Então, através da ligação de algumas proteínas chamadas PD1 (programmed death, ou morte programada, em português) ela inibe o reconhecimento do nosso sistema imunológico. É como se usasse um disfarce”, explica o médico do HRBA.

O pesquisador norteamericano James Allisson tem sido o responsável por abrir os caminhos para os avanços na imunoterapia. Ele é ganhador do prêmio Louisa Gross Horwitz e está cotado para receber o Prêmio Nobel de Medicina, por conta de sua pesquisa sobre o assunto. Para o oncologista Carlos Hummes, a imuno-oncologia será o futuro do tratamento de câncer. “O advento dessas drogas virou a oncologia de ponta cabeça. O nosso tratamento mudou radicalmente. E eu acredito que, em breve, talvez nos próximos 10 a 20 anos, a gente vai ouvir muito menos de quimioterapia no câncer e ouvir só basicamente de tratamentos imunológicos e tratamentos com drogas que alvejam especificamente um objetivo molecular no câncer. É uma revolução fantástica”, finaliza.

Congresso
A estudante Luciana Oliveira, que cursa o 7º semestre de Medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA), acompanhou a palestra e elogiou o tema escolhido. “Foi uma palestra muito boa, principalmente, para entender como funciona o tratamento de câncer. Além dele, falar de medicamentos, como atuam e quais são as novidades, ele falou sobre como nosso organismo responde frente a uma agressão como o câncer”. Outra acadêmica de Medicina que assistiu à explicação foi Ana Paula Araújo, que cursa o 3º semestre na Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). “É muito interessante como ele trouxe a visão atual do tratamento. Por mais que a gente tenha um tratamento em que acredite que seja bom, ele ainda é muito agressivo, e as novas pesquisas vêm criando melhorias que não se imaginava”, conta.

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar foi uma das apoiadoras do 18º Congresso Médico Amazônico, que aconteceu até o dia 27/04 no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).

Hospital
O HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRBA foi o primeiro hospital público da região Norte do país a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.