sábado, 2 de março de 2013

Hospital Regional de Santarém inaugura Serviço de Braquiterapia




Na da tarde desta quinta-feira, 28, o Governador em exercício do Estado do Pará, Helenilson Pontes, e o Prefeito de Santarém, Alexandre Von, inauguraram o Serviço de Braquiterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, administrado pela Pró-Saúde. Estiveram presentes no evento os Deputados Estaduais Nélio Aguiar e Júnior Ferrari, a Diretora da 9ª Regional da SESPA, Dra. Eliane Miranda, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Valdenira Cunha, o Diretor Operacional da Pró-Saúde, Flaviano Ventorim, o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, equipe médica, enfermeiros, técnicos e demais profissionais, além de membros do Conselho de Administração do Hospital Regional.
O Serviço de Braquiterapia faz parte do Complexo Oncológico do Hospital Regional e tem dentre os seus objetivos tratar o câncer do colo de útero e da próstata. Hoje 30% dos pacientes oncológicos atendidos no HRBA tratam o câncer de colo do útero. O serviço foi ativado na primeira semana de fevereiro e já vem atendendo os pacientes que antes só poderiam contar com esse procedimento em Belém. Poderão ser atendidos até 08 pacientes por dia, totalizando 160 sessões em média por mês.
Diversos pacientes já estão realizando o seu tratamento no Serviço de Braquiterapia do HRBA, dentre elas a Sra. Raimunda Rodrigues Santos, 54 anos. Ela descobriu que tem a doença há dois anos. “Estou em fase de tratamento há algum tempo e agora com essa novidade da Braquiterapia aqui no HRBA tenho mais uma esperança de me curar”, revelou a dona de casa. Durante a inauguração, o Governador em exercício, Helenilson Pontes, conversou com diversos pacientes que relataram a satisfação de poder contar com o Serviço em Santarém sem a necessidade de  sair para outros centros e longe de suas casas, família e amigos.
Alguns pacientes que aguardavam na Sala de Espera Serviço de Braquiterapia demonstraram muita alegria e também falaram ao Governador em exercício que estavam buscando atendimento em outros Estados. Mas, que aguardavam em uma lista de espera sem previsão de início de tratamento. Agora, estão retornando para sua terra natal e podendo realizar o tratamento de forma imediata.
O Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, afirma que este serviço é de suma importância para a nossa região, uma vez que o tratamento era ofertado apenas na capital do Estado. “ Hoje é um dia muito importante para a Saúde de nossa região e de todo o Estado do Pará. O HRBA complementa o seu Complexo Oncológico com a inauguração do Serviço de Braquiterapia. Além de atender aos pacientes do nossa região, já estamos recebendo pacientes de outras regiões do Pará e outros Estados do País. A descentralização dos Serviços de Alta Complexidade é uma estratégia do Governo do Estado do Pará que visa levar uma assistência à saúde de qualidade mais próxima das pessoas, sem a necessidade de deslocamento para outros centros. Hoje o HRBA coloca Santarém como uma referência em Saúde no Pará e em toda Região Norte do País, e quem ganha com isso é a nossa população”, conclui Hebert.





terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Hospital Regional de Santarém realiza Integração Acadêmica com Entidades de Ensino Superior




No dia 14 de fevereiro teve início a primeira integração acadêmica para estágio supervisionado de enfermagem entre Entidades de Ensino Superior de Santarém e o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde. A primeira instituição a receber o ciclo de palestras foi a FIT- Faculdades Integradas do Tapajós. A Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniela Mengon, fez a abertura do evento destacando a importância do estágio supervisionado, pois o profissional de enfermagem é fundamental para que os pacientes recebam uma assistência segura e de qualidade. “Acredito que é neste período que o acadêmico tem a oportunidade de estar vivenciando e colocando em prática o que aprendeu na faculdade. É o momento ideal para se perguntar e aprender com os mais profissionais mais experientes”, disse Daniela.

O evento ainda contou com a palestra da Enfermeira Manuela Cunha que abordou a importância do prontuário do paciente e como o enfermeiro deve  proceder no registro e manuseio desse documento. O ciclo de palestras foi finalizado pela Pedagoga de Ensino e Pesquisa do HRBA, Celiane Garcia, que expôs aos acadêmicos sobre o funcionamento do estágio, normas, condutas, cadastros e horários.

No dia 19, a segunda Entidade a receber os palestrantes do Hospital Regional foi o Instituto Esperança de Ensino Superior de Santarém – IESPES. A Diretora dos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e  Tratamento – SADT(s), Tatiane Santos, destacou em sua palestra de abertura do evento, a importância da parceria feita entre as Instituições de Ensino e o Hospital Regional, uma vez que o HRBA está buscando alcançar o título de Hospital Ensino. Outro aspecto abordado pela Diretora foi quanto a implantação da Residência Multiprofissional que o Hospital Regional está ofertando aos profissionais da região, em parceria com a UEPA – Universidade Estadual do Pará, e importância dos estagiários no Hospital Regional. “O estágio supervisionado é uma importante ferramenta para o aluno e a instituição, afinal os dois ganham em aprendizado e experiência”, concluiu Tatiane.
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a integração com todas as instituições de ensino é fundamental para o desenvolvimento da saúde na Região Oeste do Pará. "Atualmente, uma das grandes dificuldades que temos em nossa região é a ausência de profissionais em algumas áreas da saúde, principalmente a medicina. O HRBA tem uma estrutura física e técnica excelente, que oferece todas as condições necessárias para uma formação de qualidade. Vale destacar que somos um Hospital Acreditado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, e isso é um aspecto importantíssimo, pois os profissionais formados pelo HRBA, além de obterem o conhecimento técnico, também vivenciam toda a rotina hospitalar voltada para a assistência segura, baseada nas melhores práticas existentes, e podem levar isso para outros hospitais, atuando como disseminadores desse conhecimento”, conclui Hebert.